A A A C
email

Sexta-feira, 08/03/2013

Professora Iracema, Exemplo de Mulher e Educadora

Tags: 1ªcre.

 

 

No mês em que o mundo inteiro comemora o Dia Internacional da Mulher, o Rioeduca homenageia as professoras da nossa rede. São as que, munidas de talento e força, lutam todos os dias pela justiça, democracia e cidadania.

 

“A professora abriu e ampliou as faculdades com que Deus havia me dotado: de amar, de raciocinar, de agir, de falar, isto é, todos os meios de comunicação com o próximo” (Testemunho de Helen Keller sobre a Professora Anne Sullivan)

 

Não poderíamos citar o nome de todas as professoras, assim, contaremos aqui um pouco da história de Professora Iracema, representando o trabalho de todas nós.



A História

“Tudo que te dou,  passou pelo meu coração”
(Maria Montessori)

 

Iracema de Jesus Matias Pinto é professora desde 1966. Entrou para a rede em 1975 e lecionou por três anos na Escola Municipal André Vidal de Medeiros em Santa Cruz. Depois, começou sua jornada na Escola Municipal Mem de Sá no Bairro do Rio Comprido. No ano de 1982, foi trabalhar na secretaria da unidade e, em 1988, se tornou diretora adjunta. Após 25 anos de trabalho, tornou-se diretora da Escola Municipal Mem de Sá. Hoje, a escola tem 742 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano.

 

Iracema é esposa de Antonio, mãe de Teresa Cristina, carinhosa avó do jovem Heitor, e também professora. No entanto, o destaque desta linda história se deve a uma soma de virtudes que fez com que Iracema transformasse a E.M. Mem de Sá em um espaço de inspiração, amor e afeto.

 

 

Professora Iracema com alunos e professores em evento na escola.

 

O compromisso dessa gestora foi além de ensinar crianças ou de administrar uma instituição educacional. Ela possibilitou a seus funcionários: criar asas, alçar voos e multiplicar as ações que ensinou através de atitudes sensatas, de ações equilibradas e de uma gestão baseada no amor.

 


“Ela é a Tia Iracema”

(Ana Paula - Diretora Adjunta da Escola Mem de Sá)

 

Ana Paula, atual diretora adjunta da escola, relata que conheceu Iracema em setembro de 2001, em uma Colônia de Férias, e pouco depois começou a trabalhar com ela. “Escolhi dar aulas na Mem de Sá e então conferi no dia a dia aquilo que já havia percebido e me agradado antes... Iracema agrega a equipe de trabalho de tal forma que nos tornamos uma família... A Família Mem de Sá! ”

 

 

           Ana Paula, diretora adjunta, ao lado esquerdo da Professora Iracema

 

Ana relata que a história da escola se confunde com a história de vida da própria gestora, e conclui que “diretora”  tornou-se um título para toda a comunidade, ela é a TIA IRACEMA. Tanto as crianças, como os adultos e até mesmo os mais velhos sempre se reportam a ela assim, com o merecido reconhecimento de quem guerreou pelo bem de cada criança.

 

As Fortes Chuvas

 

Em abril de 2010, fortes chuvas caíram sobre a cidade do Rio de Janeiro e desabrigaram dezenas de famílias da comunidade atendida pela escola. Tia Iracema não pensou duas vezes e abriu os portões da unidade às vítimas da tragédia. Ela “brigou” por eles, e com apoio da Secretaria de Educação, garantiu a retomada da dignidade dessas famílias através do recolhimento de donativos e do suporte em parceria com as secretarias de saúde e assistência social.

 

 

“100% Coração - Nos incentivou a Voar”

(Paula Cancela - Gestora do EDI Heloisa Marinho)

 


Paula Cancela foi professora da E.M Mem de Sá por 10 anos, e não esconde o orgulho por ter convivido com Iracema. “Ela é uma pessoa 100% coração! Sempre prioriza a gestão humana procurando atender as necessidades de cada colega de trabalho! Não tem vaidades, sabe empoderar sua equipe!”

 

Paula Cancela, atual diretora do EDI Heloísa Marinho (blusa verde), ao lado da Professora Iracema.

 

Segundo a professora, hoje gestora do Espaço de Educação Infantil Heloísa Marinho, o amor é a melhor palavra para traduzir o trabalho de Iracema. Paula conta que ao assumir o EDI, foram os braços de Iracema que a receberam quando precisava de acolhimento emocional e orientação para continuar a caminhada. Paula sabe que executa um trabalho de qualidade, pois foi inspirada por uma grande mestra.

 


Lema da Mem de Sá - Educar e Amar

(Débora Ramos - Diretora do EDI Simone Souza Pimentel)

 

Débora trabalhou 10 anos com Tia Iracema. Sua admiração cresceu ainda mais quando, no último ano, foi diretora adjunta de Iracema. Foi no dia a dia, na forma de conduzir a gestão, que aprendeu o que é realmente solidariedade, compreensão.

 

Débora Ramos (blusa verde) abraçando Ana Paula, atual adjunta da E.M Mem de Sá.

 

Débora, agora gestora do Espaço de Educação Infantil Simone Souza Pimentel, reconhece e agradece a oportunidade de aprender e crescer com uma pessoa tão especial.

 

Professora Iracema - Inspiração, trabalho e garra

 

Tia Iracema com seu grupo de Professores na Escola Mem de Sá.

 

Tia Iracema é na verdade um exemplo para todos nós. Há 35 anos na Educação, sua chama continua acesa. A vontade e a garra de realizar um trabalho de qualidade não diminuiu com o passar dos dias. Sua comunidade a ama, não só por ser gentil e acolher a todos, mas por acreditar no ser humano, por ter fé que a educação transforma o mundo.

 

Parabéns à Tia Iracema e a todas as professoras que, como ela, são visionárias e multiplicam o conhecimento, o afeto e o amor. Mulheres que não temem ousar e que apostam nos seus sonhos e nos sonhos dos que as cercam.

 

 

 

“A Educação é fator importante para termos uma sociedade mais fraterna, atingindo a todos sem diferenças sociais. Por isso, o lema da E.M. Mem de Sá é EDUCAR É AMAR!!!!”

(Professora Iracema Pinto)

 



Professores que contribuíram para esta publicação:


Professora Sônia Cristina (Gerência de Infraestrutura - 1ª CRE)

Professora Célia Bessa (Professora Articuladora)

Professor Jorge Luiz (Diretor adjunto da E.M Celestino da Silva e ex-professor da E.M. Mem de Sá)

Professora Ana Paula (E.M. Mem de Sá)

Professora Paula Cancela (Gestora do EDI Heloisa Marinho)

Professora Débora Ramos (Gestora do EDI Simone Souza Pimentel)

Professora Vânia Enes

 

Blogs das Unidades Escolares Citadas:


Escola Muncipal André Vidal Negreiros (10ª CRE)

Escola Municipal Mem de Sá

 

EDI Heloisa Marinho
 

EDI Simone Sousa Pimentel

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita

 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (383)

Comentários
Linda a matéria! PARABÉNS A PROFESSORA IRACEMA E A TODAS AS MULHERES POR ESSA DATA ESPECIAL!

Postado por Vania em 08/03/2013 09:49

Belíssima história de uma profissional que dedica a vida para garantir uma Educação de Qualidade para nossas crianças!

Postado por Alexandre Roque em 08/03/2013 10:05

Professora e amiga Iracema, só posso falar uma coisa: VOCÊ É 10! Parabéns pela sua dedicação e carinho com todos! Parabéns pelo dia Internacional das Mulheres... Parabéns à Rute pela matéria...

Postado por José Luiz em 08/03/2013 10:45

Parabéns pela linda matéria da Diretora Iracema,exemplo de profissional comprometida com a educação.

Postado por Rose da costa em 08/03/2013 16:02

Parabéns à prof. Iracema, conheci a Tia Iracema a 11 anos atrás e agradeço tudo o que aprendi através de suas palavras e dedicação à E.M. Mém de Sá, parabéns, você merece.

Postado por Valdinea Ramos - E.M. do Catumbi em 08/03/2013 19:28

Otima matéria!!!!Homenagem merecida!!!

Postado por Debora Ramos em 08/03/2013 20:10

Muito emocionante!! Lindo!

Postado por Neilda em 09/03/2013 01:19

Parabéns a Escola Municipal Mem de Sá por ter tido uma professora deste nível em sua escola. Parabéns a E.M. Mem de Sá por ter esta professora de valor!

Postado por Helena(by troia) em 09/03/2013 12:03

Lindo relato sobre mulheres fortes!! Parabéns

Postado por Jorge Claudio em 14/03/2013 23:46