A A A C
email

Quarta-feira, 06/03/2013

Amamentação, Uma Prova de Amor

Tags: família.



 

O aleitamento materno fornece inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Além de não custar nada, estimula o vínculo afetivo e é fundamental para a saúde dos dois.

 

Leite materno: demonstração de carinho e proteção.

 

O leite materno é comprovadamente o melhor alimento para o bebê até os seis meses de vida. Não necessitando oferecer água, chá, nem suco como outro complemento alimentar (salvo por condições especiais e orientado pelo pediatra).

 

Produzido no organismo durante a gestação, o leite materno que é oferecido ao bebê logo após o parto tem uma aparência amarelada e transparente, é chamado colostro e é importantíssimo que seja oferecido ao bebê, pois o protegerá contra várias doenças. A mulher produzirá o colostro por uns três ou quatro dias aproximadamente.

 

Toda gestante deve fazer o pré-natal. Nele serão realizados acompanhamento clínico da paciente e exames. Nas consultas, o obstetra orientará quanto aos cuidados com o seio,  esclarecerá as dúvidas, inclusive sobre mitos, e ensinará a futura mamãe a realizar alguns exercícios na região da auréola para evitar eventuais rachaduras e facilitar a mamada. Não deixe de perguntar sempre que surgirem dúvidas.
 

 Vídeo: "O que você diria para uma mãe que está amamentando".

 

 

Benefícios do aleitamento materno ao bebê:

 

Inúmeros são os benefícios do aleitamento materno para o bebê. Além de alguns já citados anteriormente, irá protegê-lo de doenças como:

  • infecções pulmonares;
     
  • asma;
     
  • diabete infantil;
     
  • infecções de ouvido;
     
  • eczema;
     
  • infecções gastrintestinais e
     
  • obesidade.

 

 

Tabela nutricional comparativa.

 

 

Benefícios que o aleitamento materno traz à mulher:

  • controla a ansiedade, fortalecendo o vínculo afetivo;
     
  • protege contra a depressão pós parto;
     
  • auxilia o corpo a voltar ao normal mais rapidamente;
     
  • é econômico e prático;
     
  • reduz o risco do câncer de útero, ovários e mama;
     
  • protege contra a osteoporose e
     
  • transmite carinho, amor e proteção.

 


Para as mulheres que trabalham fora, o final do período da licença-maternidade é cercado de ansiedade e angústia. Mas essas podem ser amenizadas mudando a rotina das mamadas antes de voltar a trabalhar.

Estabeleça horários fixos, retire o leite, armazenando-o, e comunique o pediatra sobre o seu retorno ao trabalho, pois nesse período o bebê estará maiorzinho e o médico começará a introduzir novos alimentos à dieta dele. Mas, lembre-se de oferecer o peito até aproximadamente os dois anos de idade.

 

Não esqueça: o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de idade, pois é completo. Não existe leite fraco!

 

E amamentar é uma relação de amor e carinho que só a mulher-mãe pode oferecer!

Ame! Amamente o seu bebê!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca

E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

Comentários
O leite materno é o melhor alimento para os bebes. Além de carboidratos proteínas, o leite materno contém células ativas que criam bactérias e anticorpos que combatem infecções.

Postado por Helena(by troia) em 06/03/2013 01:21

Além dos inúmeros benefícios para a mãe e o bebê como por exemplo para o bebê ser protegido de várias doenças, desenvolver melhor sua coordenação motora e para a mãe o útero voltar mais rápido, não gastar um absurdo com leites artificiais, existe o inexplicável vínculo entre mãe bebê que ao amamentar tem a troca de carinho e olhares!!! amamentar o filho é um gesto de amor e cuidado com o filho.

Postado por Aleitamento Materno em 08/03/2013 23:31

Infelizmente ainda tem mulheres que preferem não amamentar por fazer "mal" à estética da mulher ou por doer, etc. Tenho pena desse tipo de mulher. Mães amamentem seus filhos! Não perca esse milagre que a amamentação proporciona.

Postado por Claudia em 10/03/2013 20:38