A A A C
email

Quinta-feira, 28/03/2013

O Encanto Desta Cidade é Meu. Muito Bom!

Tags: 4ªcre, concursos.

 

A cidade do Rio de Janeiro é agraciada por uma formação geográfica, onde terra e mar a fazem detentora de uma combinação visual ímpar. Assim, todo carioca  sente orgulho por ter certeza de viver em um dos lugares mais bonitos do planeta.

 

A proposta da redação para o Concurso “O encanto dessa cidade é meu” foi apresentada a partir da discussão de temas relacionados ao aniversário da cidade.


O trabalho nas turmas de 9º ano suscita uma discussão mais aprofundada, pois os alunos levantam questões positivas sobre a beleza da cidade, sua tradição, seus atributos naturais mas, também, os problemas inerentes a uma grande cidade.


Assim inspirei-me para escrever o texto, pensando nessa perspectiva...  Acredito que esse tipo de concurso promove o gosto pela escrita. E 2013 começou bem, com a produção textual das turmas de 9º ano, que receberam seus textos corrigidos para que pudessem aprimorar a prática textual. Parabéns ao Rioeduca pela iniciativa!

 

Fragmento do Relato enviado pela Professora Lília Paranhos Langhi – Língua Portuguesa – E.M. Odilon de Andrade

 

 

 

Conheçam O Poema “O Rio de Janeiro continua lindo!”, por Lília Paranhos Langhi

 

 

O ENCANTO DESTA CIDADE É MEU

Categoria I Professor

O encanto dessa cidade é meu

Lília F.G.T.Paranhos Langhi

Encantada...essa poderia ser uma palavra que bem substituísse o adjetivo que caracteriza nossa cidade MA-RA-VI-LHO-SA! O Rio de Janeiro tem essa particularidade, a de produzir encantamento, ainda que revele estranhamentos como qualquer outra grande metrópole.

Seus cantos revelam singularidades, entre morros e diferentes tons de verde, entre sons arrebatadores das comunidades, ecoando entre ruelas e grandes avenidas, cantos de força e de fé, de alegria e de celebração. Tão diferentes nos tons e semitons, tão iguais na essência, no jeito carioca de ser! Acolhedora a quem a visita, sedutora para quem procura conhecê-la, aos poucos a cidade encantada descortina sem pudores seus maiores atributos: a calçada sinuosa de Copacabana, a gente bacana que adora dar informações a um desconhecido, o povo trabalhador e feliz que circula pelos trens e BRT´s, cada degrau de fervorosa religiosidade expressa na escadaria da Penha, os foliões que ocupam os espaços urbanos atrás dos blocos ou desfilam seu orgulho sambista pela Avenida, todos parecem colaborar - a sua maneira - para dar vida à paisagem que, por si só, é uma obra-prima.

Feliz cidade essa, encantada, onde a informalidade impera, onde tive a felicidade de nascer. No subúrbio, Zona Oeste ou na Zona Sul, lugar de expressar o amor à vida, de celebrar o novo que agora se materializa entre tapumes e canteiros para se tornar internacional, de grandes eventos, com uma agenda de oportunidades para o carioca exercer seu melhor papel: o de anfitrião! Viva o Rio de Janeiro, a cidade encantada!

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

4ªcre (292)
concursos (22)

Comentários
Parabéns a Professora Lília Paranhos Langhi da E.M. Odilon de Andrade. Parabéns 4ª CRE!

Postado por Helena(by troia) em 28/03/2013 22:49

Obrigada pela publicação , meus alunos gostaram de se ver na foto. O Diego Barbosa foi vencedor na categoria Alunos com necessidades especiais e está feliz por isso!

Postado por Lilia Gutman Paranhos Langhi em 09/04/2013 23:22

Parabéns, Profa. Lilia e aos alunos participantes ! Muito sucesso a todos !! Vamos que vamos !!

Postado por Andre em 28/05/2013 20:11