A A A C
email

Segunda-feira, 18/03/2013

Que Divertido É... Aprender Inglês!

Tags: 6ªcre, riocriançaglobal.

 

A professora Thaís Duarte, da Escola Municipal Cláudio Ganns, ensina a língua inglesa para seus alunos de forma lúdica e prazerosa. Iniciou o mês de março trabalhando o alfabeto através da música com as turmas do primeiro ano e, assim, estimulando a função cognitiva, o corpo, a emoção e a audição dos alunos.

 

A língua inglesa está em todo lugar. No nome das lojas e de produtos, nas músicas, nos programas de televisão, nos jogos e, é claro, na internet. Ela assumiu, no mundo globalizado, uma importância enorme. Tronou-se a língua de referência para a comunicação. Este tipo de aprendizagem ajuda a desenvolver a criatividade e o raciocínio, melhora a  concentração e as habilidades de memória.

 

"As crianças nascem prontas para desenvolver muitas habilidades, entre elas, a linguagem", diz Paula Giannini Corrêa de Melo, Coordenadora Pedagógica do Red Balloon. As que começam cedo, portanto, teriam mais facilidade para aprender inglês sem sotaque, dominando a língua com fluência e desenvoltura.

 

 

Uma diversidade de elementos que não pertencem à língua materna se incorpora ao vocabulário dos falantes. Atualmente podemos observar o uso cada vez mais frequente desses estrangeirismos, como fatores decorrentes da globalização e do grande avanço dos recursos tecnológicos.

 

O cotidiano na era da informação apresenta um diversificado panorama de como a tecnologia influenciou a mudança de rotina e a linguagem de pessoas das mais variadas classes sociais.

 

O programa Rio Criança Global - lançado  no segundo semestre de 2010 -  foi pensado com o objetivo de inserir o aluno da rede pública municipal nesse mundo globalizado, introduzindo o ensino de inglês nas escolas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, preparando as crianças para as Olimpíadas de 2016 e para o mercado de trabalho.

 

A abordagem adotada pelo programa leva em conta o fato de que a cognição das crianças, nesta fase do aprendizado, ainda está se desenvolvendo. O material didático enfatiza a natureza lúdica sociointeracionista do aluno, que aprende o idioma brincando, enquanto o docente é o "professor vygotskyano", aquele que funciona intervindo e mediando a relação do aluno com o conhecimento.

 

O programa Rio Criança Global promove total interação entre os docentes e fornece amplo apoio pedagógico através de encontros de capacitação. Nesses encontros são discutidas as diferentes formas de utilização do material didático para motivar as crianças e permitir que a aquisição do idioma se processe de forma eficaz.

 

Ao apresentar a língua inglesa de forma adequada ao desenvolvimento da oralidade, o programa Rio Criança Global contribui ainda mais para a capacitação do futuro adulto, aumentando sua autoestima e suas chances de obter uma melhor colocação no mercado de trabalho, tornando-o um cidadão globalizado.

 

Os vídeos, livros e fantoches – já usados no programa –  são excelentes ferramentas para motivar a criança a interagir, enquanto estuda inglês.

 

Que Divertido é... Aprender Inglês!

 

A docente Thaís Duarte, professora de Inglês da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, faz parte desse programa inovador. Há um ano atua na Escola Municipal Cláudio Ganns com alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental.

 

A harmonia existente entre a professora Thaís e seus alunos promove a aprendizagem da língua inglesa com mais entusiasmo e acaba inspirando-os no seu potencial criativo. Esta relação afetuosa deixa as aulas de inglês mais descontraídas e os alunos mais confortáveis.

 

Antes de entrar na rede municipal, a professora Thaís trabalhou durante quatro anos na rede particular. Hoje, divide uma parte do seu tempo entre o trabalho e  a escrita  de sua monografia, que tem como tema a importância do lúdico na aprendizagem da língua inglesa.

 

No início do mês de março, a professora Thaís iniciou com seus alunos várias atividades para ensinar o alfabeto em inglês. Afinal, aprender a escrever e a falar o alfabeto de qualquer língua é o pontapé inicial para aprendizagens mais complexas.

 

Para que essa aprendizagem se tornasse mais prazerosa, ela realizou sua aula ao ar livre, utilizando o kit multimídia para apresentar aos alunos o alfabeto a partir de uma música. Está comprovado que este é um dos melhores métodos  de aprendizagem. Aprender com música é muito mais afetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, a emoção e a audição.

 

 

Vídeo assistido pelos alunos da turma 1.102. Durante a apresentação, a professora foi realizando as devidas intervenções pedagógicas, como cantar e repetir pedaços  da música com os alunos, chamando a atenção para a pronúncia das letras. 

 

 

Segundo a professora Thaís Duarte, aprender coisas novas em um ambiene de descontração e interação é um incentivo para o desenvolvimento de novas habilidades, pois para a criança é mais fácil e agradável aprender.

 

Com a utilização da música para ensinar o alfabeto, a professora teve como objetivo principal promover a prática do vocabulário ativo, aquele que é adquirido através da fala. Para ajudar seus alunos a construírem as quatro habilidades de uma língua - ouvir, falar, ler e escrever -, ela utilizou brincadeiras e atividades de leitura, escrita e identificação do alfabeto em palavras do cotidiano deles.

 

Faça como a professora Thaís! Transforme sua aula em um momento de aprendizado lúdico, dinâmico, motivador e significativo para seus alunos! Vocês e eles não vão se arrepender! Pode apostar!

 

Parabéns professora Thaís Duarte, por seu compromisso e dedicação! Os alunos só têm a ganhar com a forma competente com que conduz o seu trabalho!

 

 

Quer ver o seu trabalho divulgado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante do Rioeduca da sua CRE e divulgue sua prática pedagógica! Aproveite! Este espaço é meu, é seu, é nosso!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

Facebook: Patrícia Fernandes

Twitter: @PatríciaGed

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Parabéns a Professora Thais pela empolgação, dinamismo e criatividade em suas aulas. É um prazer tê-la em nossa Equipe. Obrigada Patricia Fernandes pela belíssima postagem. Nós somos a 6ªCRE.

Postado por Valdéris Dassi em 18/03/2013 09:02

Parabéns Profª Thaís pela excelência de seu trabalho! Parabéns Equipe Cláudio Ganns por valorizar esta maravilhosa professora!

Postado por KATIA BARBOZA em 18/03/2013 20:24

Parabéns Professora Thais pelo excelente trabalho que realiza! A dedicação sempre presente nas atividades realizadas com nossos alunos nos motivam ainda mais a contribuir, colaborar e dar suporte ao trabalho dos profissionais de nossa escola. Sucesso Sempre!

Postado por Marta em 19/03/2013 00:18

Parabéns a professora Thaís Duarte, da Escola Municipal Cláudio Ganns pela iniciativa do trabalho! Aprender com alegria e vontade são condições que o bom professor oferta aos alunos.

Postado por Helena(by troia) em 01/04/2013 21:58

Muito sucesso para vocês. O trabalho de vocês é lindo!!!

Postado por Christiane Penha em 11/04/2013 19:57

Parabéns por seu trabalho!!!

Postado por Maristela Porto em 03/10/2013 18:20