
Quinta-feira, 11/04/2013
Encontro Internacional de Educação 2012 - 2013
Depois de passar por países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México, o Encontro Internacional de Educação 2012 - 2013 desembarcou no Rio de Janeiro nos dias 2 e 3 de abril, dando sequência à discussão sobre a educação no século XXI.
A Fundação Telefônica abre um espaço de diálogo que pretende dar resposta a esta pergunta: Como deve ser a educação do século XXI? Para isso, encontros presenciais e on-line estão acontecendo desde abril de 2012, iniciado com o tema Relação entre educação, sociedade e trabalho, primeiro dos nove propostos pela Fundação, que aconteceu em Buenos Aires.
A presidente da Fundação Telefônica, Françoise Trapenard, fez a abertura do Congresso Internacional. Ela introduziu o evento falando um pouco sobre o posicionamento da Fundação, o que já foi discutido em outros países pelo #EIEBRASIL e sobre o tema 2012 - 2013: a educação do século XXI.
"Há 10 anos, conseguíamos reunir um número muito pequeno de pessoas para discutir sobre educação. Hoje, é uma grande satisfação constatar que temos cerca de mil pessoas aqui no Vivo Rio", festejou Gabriella Bighetti da Fundação Telefônica Vivo, abrindo oficialmente o segundo dia do #EIEBRASIL.
David Albury (Coordenador de Projetos e Desenvolvimento do Programa Global de Líderes da Educação e ex-conselheiro em Estratégia do Primeiro-Ministro da Inglaterra e Diretor do Global Education Leaders Programme).
Martina Roth (Mestre em Pedagogia e Doutora em Filosofia, Diretora de Estratégia, Pesquisa e Política de Educação Global da Intel).
Ferran Ruiz (Presidente do Conselho Escolar da Cataluña, órgão consultivo do Departamento de Ensino que reúne diferentes setores do mundo educacional catalão).
Também estiveram presentes:
Rafael Parente (Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) e Cláudia Costin (Secretária Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro).
Fernando Almeida (Filósofo e Pedagogo, Mestre e Doutor em Filosofia da Educação, Pós-Doutor em Informática e Educação) e Braz Rodrigues (Professor e Diretor da EMEF Campos Salles em Heliópolis, SP).
Mônica Gardelli (Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais do Ministério da Educação e Cultura) e Mila Gonçalves (Gerente de Educação e Aprendizagem Fundação Telefônica).
Palestras Encontro Internacional de Educação 2012 - 2013
Debatedores: David Albury e Eduardo Chaves
Debatedores: Fernando Almeida com mediação de Mila Gonçalves.
Palestras no 2º dia
Debatedores: Martina Roth, Braz Rodrigues e Rafael Parente com mediação de Mila Gonçalves.
Exemplos de sucesso no Encontro:
Fernando Ruiz, presidente do Conselho Escolar da Cataluña, falou sobre visão, aprendizagem e compromisso: chaves para liderar a mudança na educação. Para ele, é essencial que o líder tenha visão do futuro desejado e aposte na aprendizagem permanente.
Em seguida, Martina Roth falou sobre a economia da aprendizagem baseada em três verbos: colaborar, comunicar e criar. Para ela, o currículo escolar deve ser flexível. A escola deve ser conduzida como uma empresa. Alunos e professores podem interferir a qualquer momento. É a criação que faz as coisas acontecerem.
No segundo dia do #EIEBRASIL, os participantes puderam conferir a técnica de facilitação gráfica (Visual Thinking) que ilustra as principais conclusões do primeiro dia de encontro.
Secretária Municipal de Educação, Cláudia Costin
Cláudia Costin, Secretária Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, afirmou que não adianta apenas existir um laboratório de informática nas escolas: é preciso fazer bom uso da tecnologia. Em sua discussão, ela apontou como exemplos a Educopédia, uma plataforma on-line colaborativa de aulas digitais, entre outros projetos.
Mônica Franco, do MEC, trouxe a visão do Ministério da Educação sobre o tema e seu principal desafio: modernizar a prática do professor diante da tecnologia.
Algumas falas aconteceram on-line, via Twitter e outras pessoalmente no dia dos dois encontros.
Achamos interessante, mediante centenas de registros e falas, que algumas sejam compartilhadas com os leitores do Portal Rioeduca:
“O desafio da Educação Municipal do Século XXI é aliar a tradição como inovação”;
“O aluno não é só mais coadjuvante, ele deve ser o ator e ajudar o professor no processo de educar”;
“O aluno já é globalizado, mas o que eu posso fazer para atingir mais o aluno para seu pleno aprendizado?”;
“É a inteligência coletiva da educação no Brasil!”.
Momentos da Secretaria Municipal de Educação
Professores da rede municipal de ensino apresentaram experiências bem-sucedidas quanto ao uso das novas tecnologias na educação no primeiro dia do Congresso da Fundação Telefônica. São eles: Márcia Cristina Neves, Márcia Roberto, Raphaella Marques, Mara Malheiros, Ângela Mangarás, Lindomar, Mila Gonçalves e Rafael Parente
Na foto, da esquerda para direita: Francisco Velasques, Márcia Roberto, Adriana (Articuladora da Educopédia), Érika (Articuladora da Educopédia), Raphaella Marques, Gisele Cordeiro, Tânia Almeida e Alexandre (Articulador da Educopédia). As professoras Gisele Cordeiro e Tânia Almeida apresentaram experiências bem-sucedidas quanto ao uso das novas tecnologias no segundo dia do congresso da Fundação Telefônica.
Foram dois dias de muito aprendizado, em que debates constantes à procura de uma educação de qualidade foi o tema principal, direcionados às lideranças escolares.
Márcia Alves, Patrícia Fernandes, Ana Accioly e Regina Bizarro fazem parte da equipe do Portal Rioeduca e participaram do Encontro Internacional da Fundação Telefônica no Rio.
Conheçam mais sobre o evento acessando a Fundação Telefônica Vivo.
Criação do texto Prof.ª Regina Bizarro e edição de imagens Prof.ª Patrícia Fernandes
|


Postado por Ana Accioly em 11/04/2013 09:03
Postado por Helena(by troia) em 11/04/2013 22:46
Postado por lilia langhi em 11/04/2013 23:18
Postado por Márcia Cristina Alves em 13/04/2013 10:36