A A A C
email

Terça-feira, 23/04/2013

O Mundo Está Aqui!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

Nesse ano, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Ruth Cardoso, localizado no Recreio dos Bandeirantes, está desenvolvendo o projeto O Mundo está aqui... tecendo valores para uma sociedade melhor.


O EDI Ruth Cardoso foi uma das escolas contempladas com o Prêmio Qualidade na Educação 2012 com o projeto O Mundo está aqui... contando e encantando. Este tema foi escolhido para favorecer o contato com a literatura junto às famílias que são atendidas, valorizando e proporcionando um ambiente letrado em casa. A escola também recebeu o prêmio em 2011.


Em 2013, no projeto O Mundo está aqui... tecendo valores para uma sociedade melhor" será trabalhado o resgaste das virtudes com a intenção de promover a cultura da paz, levando a construção da cidadania e autonomia através de atitudes éticas. Neste período inicial do ano, o tema desenvolvido é Compartilhando sonhos... transformando vidas.


Em março, a escola realizou a Escola de Pais com muitos momentos significativos aproximando família e escola. Um dos objetivos do encontro foi fazer uma reflexão e compartilhar experiências a partir do vídeo "O que é Bullying?". Também foi tema o Projeto Pedagógico do EDI.

 

Responsáveis atentos durante Escola de Pais.


Em abril, os alunos da escola puderam assistir ao espetáculo musical Salada de Fábulas no Teatro Ariano Suassuna. Foi uma experiência enriquecedora, especialmente para a formação das crianças, pois possibilitou alimentar o imaginário infantil, responder perguntas, encontrar e criar novas ideias, estimular o intelecto, descobrir o mundo, sentir emoções, pensar, questionar, duvidar etc.

 

Alunos do EDI Ruth Cardoso assistindo à peça Salada de Fábulas.

 

Conheça, também, um pouco mais do projeto O mundo está aqui, iniciado em 2012
 

Trabalhar com livros vai muito além da escolha de um exemplar para ler. A literatura assume um papel de suma importância no mundo da Educação Infantil.

 

Através da literatura as crianças podem: entender, ressignificar e redimensionar a realidade, estimular o exercício mental e a criatividade, ampliar a visão de mundo em vários níveis, despertar o prazer pelo mundo letrado... Enfim, ampliar o leque de possibilidades de crescimento, contribuindo na formação do pequeno leitor e na formação de crianças mais participativas, questionadoras, coautoras de suas próprias aprendizagens, preparando-as para o exercício pleno de sua cidadania.

 

Alunos da turma EI-32 desenvolvendo atividade artística a partir da fábula A Festa no Ceu.

 

 

Confecção de dobraduras relacionadas ao livro Assembleia de Ratos na turma EI 12.

 

Dentro da literatura, o trabalho será com diferentes gêneros literários que foram estruturados da seguinte maneira: em fevereiro, março e abril, trabalhamos Fábulas; em maio, junho e julho, Contos de Fadas; em agosto, setembro e outubro, Tirinhas e Quadrinhos; novembro e dezembro, Poesia. 

 

Alunos da turma EI 11 na aula de Educação Fisíca realizando a atividade: Fugas das princesas e corrida dos príncipes, do Projeto Contos de Fadas. No detalhe: aluna da turma EI32 em atividade de dramatização.
 

 

Foi desenvolvido também o projeto Biblioteca Volante: cada turma montou uma caixa com dez títulos da Sala de Leitura. A cada semana era feita a troca das caixas entre as turmas. Estabelecido o contato de todas as turmas com todos os livros, estes eram substituídos por novos. Cabe ressaltar que foi desenvolvido esse projeto em virtude de não contarmos com o profissional responsável pela dinamização da Sala de Leitura.


Os principais objetivos desse projeto pedagógico: 


• Despertar o prazer em saborear uma história, ampliando as possibilidades de interação com o mundo literário;


• Mostrar que a literatura pode assumir o papel de mediadora afetiva e de aprendizagem;


• Fomentar as diversas possibilidades de visão de mundo contribuindo para a formação do leitor plural;


• Atender as crianças, promovendo um ambiente acolhedor e letrado e o reconhecimento da função social da linguagem escrita e a dos números e sua importância.


As experiências propostas ao longo dos quatro projetos foram: contação das histórias, reconto das histórias, construção do texto coletivo, exploração das características dos personagens, desenho coletivo, desenho com elemento disparador. Atividades envolvendo os nomes das personagens e dos alunos. Trabalho com sequência lógica, números, cores, orientações espacial, quantidade, tamanho, capacidade, tempo, produções sobre a temática do meio ambiente, dramatização das histórias, mímicas, danças, pintura, modelagem, confecção de brinquedos, máscaras, dobraduras, recorte e colagem.

 

  Participação na Mostra de Dança. Título: Fadas e Gnomos. Turma EI 10.

 

Durante o ano letivo de 2013, a escola estará desenvolvendo mais atividades significativas relacionadas ao projeto visando a construção de uma sociedade cada vez melhor, considerando os  valores tão necessários para a boa convivência de todos e, assim também, favorecendo a aprendizagem global das crianças.  

 

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Parabéns EDI Ruth Cardoso pelo Prêmio Qualidade na Educação 2012 com o projeto O Mundo está aqui... Parabéns toda equipe pela ação realizada.

Postado por Helena(by troia) em 23/04/2013 20:05