A A A C
email

Segunda-feira, 27/01/2014

Escola de Pais, Filhos de Sucesso!

Tags: 6ªcre, escoladepais, educaçãoinfantil.

A Escola de Pais destina-se a todos os responsáveis da pré-escola, em todas as unidades escolares que atendem turmas de Educação Infantil. Este encontro ocorre mensalmente e tem o objetivo principal de diminuir os ruídos que ocasionalmente ocorrem entre os responsáveis e a instituição escolar. Afinal, conhecer e confiar são os primeiros passos para uma relação harmônica.

 

A família e a escola se complementam. É na família que aprendemos os primeiros passos. E é na escola que aprendemos as primeiras letras. Uma boa educação em casa, baseada no respeito e no amor, facilita a vida do estudante e a sua convivência com os colegas de turma, professores e diretores.

 

A família e a escola formam a base de qualquer pessoa. Uma não vive sem a outra. Uma vive de mãos dadas com a outra. Família e escola servem de espelho para o crescimento saudável do cidadão. Em casa, ele tem o exemplo dos pais e, na escola, dos professores.

 

Família e escola: visão do futuro, amor, cuidado e preparação para toda a vida. Uma boa família e uma boa escola: garantia de seres humanos cada vez mais preocupados com o próximo, com o futuro e o bem-estar da humanidade.

 

 

O vídeo "MEC. União da Família e Escola. Filme Mãe" demonstra a importância da participação da família na escola para alavancar o sucesso dos alunos.  É muito emocionante!

 

 

Clique aqui e aprecie os momentos de integração família-escola realizados por um EDI da 7ª CRE.

 

 

Escola de Pais: um lugar melhor para nossas crianças

 

A Secretaria Municipal de Educação, reconhecendo a importância dessa integração família – escola como um dos pilares do trabalho da Educação Infantil, estipulou ações específicas voltadas para a garantia dessa união. Uma dessas ações são os encontros Escola de Pais, que acontecem aos sábados.

 

A Escola de Pais é um precioso momento para ampliar a relação das famílias com a instituição, para compartilhar experiências e saberes entre os responsáveis, e, acima de tudo, fortalecer a relação entre pais, mães, responsáveis e crianças. É também uma excelente estratégia para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento das crianças, maternidade e paternidade responsável.

 

A Escola de Pais está pautada na relação de diálogo entre todos os envolvidos e parte do princípio de que todos possuem saberes, assim como todos possuem dúvidas.

 

 

 

A meta da Escola de Pais é agregar todos os responsáveis da Educação Infantil em torno de uma Unidade Escolar, gerando vínculos e ações colaborativas.

 

Clique aqui e conheça  as atividades da Escola de Pais realizadas pela 2ª CRE!

 

 

É Hora da Escola de Pais na Creche Municipal Zilka Salaberry

 

A Creche Municipal Zilka Salaberry aproveitou o espaço da primeira Escola de Pais, realizada no dia 23 de março de 2013, para incentivar os responsáveis a compartilharem suas impressões para que juntos pudessem cuidar de seus filhos com mais consciência e segurança, possibilitando-lhes uma infância segura, tranquila, harmônica, afetuosa e memorável; uma vez que esse deve ser o maior desejo de quem se propõe a criar um filho.

 

A equipe da creche realizou o acolhimento dos responsáveis falando sobre o objetivo e a importância do encontro. Em seguida, assistiram a um vídeo que tratava do valor que existia no ato de família e escola caminharem juntas. Algumas reflexões foram feitas a partir deste vídeo, tais como: expectativa dos pais em relação aos filhos e vice-versa; a relação de pais e filhos; a relação família e escola; a importância da frequência dos alunos.

 

 Hoje, mais do que nunca, a Escola precisa do apoio da Família e a Família precisa que a instituição Escolar seja competente na formação acadêmica de seus filhos para que o vazio que se estabeleceu nos lares familiares (pela falta de muitos pais no crescimento educacional dos filhos, em virtude de mudanças na sociedade moderna) fique menos arranhado do que está.

 

Envolver os familiares nas atividades escolares pode ser a meta da escola que pretende ter um equilíbrio no que diz respeito à disciplina de seus educandos. A sociedade moderna vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma constatação que norteia os arredores dos setores educacionais, pois é na escola que essa crise pode aflorar mais, ficando em maior evidência. 

 

 

A partir destas ponderações, alguns questionamentos ficaram sem resposta: “Quem são nossas crianças?”, “São todas iguais?”, “Em quais crianças estamos pensando?”. Para ajudar os responsáveis a encontrarem as possíveis respostas, a equipe da Creche propôs uma atividade de reflexão sobre a identidade de cada criança.


Para isso, foram entregues duas folhas de papel ofício, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola e papel colorido. Foi solicitado que os responsáveis escrevessem em uma das folhas o nome da criança e na outra folha o motivo da escolha do nome. Alguns responsáveis leram o nome do seu filho e o porquê da escolha. No final, os trabalhos foram colados em folhas de papel pardo, montando um blocão.


Foram momentos de muita emoção, alegria e esperança. Os responsáveis sentiram-se acolhidos, pois os laços de pertencimento e colaboração foram estimulados. Ao retornarem para suas casas, o sentimento era de esperança. Esperança de fazer desta Escola de Pais, um lugar melhor para seus filhos.

 

Quanto maior o envolvimento dos pais, melhor o desempenho do aluno. Dividindo responsabilidades; somando esforços; multiplicando resultados e diminuindo a evasão escolar certamente será possível manter a qualidade do ensino e ampliar o desempenho escolar e pessoal dos alunos.

 

"Sempre que possível, a escola deve ser uma referência para as famílias, ajudando-as a compreender melhor os filhos e a realidade. Ela pode levantar o debate sobre as questões sociais e culturais mais presentes no cotidiano da comunidade", acredita Maria do Carmo Brant, do Cenpec.

Encontros com especialistas em saúde, nutrição, aprendizagem, higiene e debates sobre violência e psicologia infantil são assuntos que interessam a todos. Além disso, é uma forma de, por meio da informação e da análise, favorecer a transformação do entorno.

 

 

Clique aqui  e conheça o projeto Luz, Câmera, Ação! da Creche Municipal Zilka Salaberry

 


Parabéns a toda equipe da Creche Municipal Zilka Salaberry por construir de forma tão positiva a parceria entre a escola e a família. Sendo grandes e fieis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano, vocês estão ajudando a formar adultos de sucesso.

 

 

Gostou do trabalho realizado pela Creche Municipal Zila Salaberry? Visite o blog da creche para conhecer as outras atividades realizadas pela equipe da creche. Não esqueça de deixar um comentário no Portal Rioeduca!

 

 

 


Professora Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Twitter: @PatriciaGed
Facebook: Patrícia Fernandes
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
escoladepais (5)

Comentários
As fotos estão lindas. Dá pra visualizar como está a pleno vapor as atividades que a creche realiza. Parabéns a todos os envolvidos!!!

Postado por Christiane Penha em 15/04/2013 15:53

O trabalho que a Equipe Zilka realiza é, simplesmente, maravilhoso. Parabéns e obrigada por se dedicarem tanto aos nossos miudinhos e suas famílias!

Postado por KATIA BARBOZA em 15/04/2013 20:47

A escola de pais é de muita importância na educação. A participação da família na escola reforça o aprendizado do aluno através do interesse dos pais que se mostra através da integração direta.

Postado por Helena(by troia) em 22/04/2013 21:56

A integração famíliaXescola traz incontestáveis benefícios na dinâmica da escola e a C. M. Zilka Salaberry tem essa ação como pilar do trabalho pedagógico. Parabéns Cátia e equipe.

Postado por Flávia Sardinha em 24/04/2013 13:23

Parabéns à creche pelo belo trabalho desenvolvido. Como disse Ayrton Senna, "se quisermos mudar o mundo, temos que começar pelas cranças". Este é o caminho. Selma

Postado por Selma Gusmao em 15/05/2013 13:55