A A A C
email

Sexta-feira, 19/04/2013

Escola de Pais, Para quê?

Tags: 5ªcre, escoladepais.

A Creche Municipal Estrelinha Dourada teve sua primeira reunião da Escola de Pais em 2013, abordando assuntos que, nem sempre, são fáceis de resolver.

 

O programa Primeira Infância Completa (PIC), da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Defesa Civil e Assistência Social, tem como objetivo atender aos sábados crianças (de seis meses até três anos e onze meses) que ainda não estão matriculadas na rede municipal, por estarem na lista de espera por uma vaga nas creches. Por este motivo, os pais ficam com o dia livre e quando vão buscar as crianças recebem, durante uma hora, orientações sobre saúde e educação.

Referência Portal da Prefeitura/SME .

 

Escola de Pais na Creche Municipal Estrelinha Dourada

 

Para tratar dos interesses da família de uma forma mais ativa e abrangente, a Escola de Pais promove uma vez ao mês, nas escolas da rede municipal, círculos de debates para discutir com os pais suas necessidades, suas dificuldades e propor alternativas de solução com relação aos filhos.


Na primeira reunião da Escola de Pais da Creche Municipal Estrelinha Dourada deste ano, dois assuntos de extrema importância foram abordados: "O que é a Escola de Pais?" e "Conflitos Infantis".


Para que os temas fossem mais bem absorvidos e prazerosos, a equipe da Creche iniciou a reunião com uma dinâmica. “Pedimos que os responsáveis presentes escrevessem suas dúvidas e constatações, diante da seguinte pergunta: o que você gostaria de ter ficado sabendo antes do seu filho nascer, mas que nunca ninguém lhe contou?", relata a diretora da Creche, professora Elizabeth Apolinario.


E continua a professora Elizabeth: “Em seguida assistimos ao vídeo Escola de Mães”.
 

 

Vídeo compartilhado do Youtube.

 

A partir desta dinâmica, segundo a profesora Elizabeth, foi explicado que a Escola de Pais trata-se de um encontro mensal para compartilhar experiências e saberes entre os responsáveis e os funcionários da instituição e esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento das crianças e sobre questões cotidianas. A Escola de Pais é um momento ideal para estreitar os laços entre as famílias e a creche.


“Aproveitaremos as respostas dos responsáveis como indicativos de temas para os próximos encontros e, em seguida, conversamos sobre conflitos entre crianças: o que acontece, por que acontece e o que fazer para ajudá-las?”.


Dando continuidade, a direção da Creche Estrelinha Dourada emitiu alguns avisos e lembretes sobre a rotina da creche e as professoras das turmas explicaram um pouco sobre o trabalho que está sendo desenvolvido, além de fazerem uma avaliação das turmas sobre o período de acolhimento e a evolução até o momento.


 

 Escola de Pais na C. M. Estrelinha Dourada.

 

“Foi um encontro muito construtivo, proveitoso e alegre”, finaliza a diretora, professora Elizabeth Apolinario.

 

Conheça um dos tantos projetos interessantes desenvolvidos pela equipe da C. M. Estrelinha Dourada, aqui.

 


Visitem o blog da Creche que é recheado de novidades.

http://cmestrelinhadourada.blogspot.com.br/

 

 

 Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. A lista dos blogs da 5ª CRE vocês encontram aqui.

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net  

 

                                


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
escoladepais (5)

Comentários
"Abraçar" a família, é uma das prioridades do nosso trabalho. Quando envolvemos os pais nos questionamentos, projetos e atividades realizados na creche, obtemos grandes sucessos. Todos, professores, auxiliares, funcionários e pais devem ter consciência do seu papel como protagonistas das histórias de desenvolvimento de cada um de nossos "pequenos", e atuar sempre em parceria. Obrigada Regina pelo carinho de sempre!!!

Postado por Fabiana Dias em 19/04/2013 13:59

Ahh! Só para esclarecer: A C.M. 05.14.604 Estrelinha Dourada não atende PIC (Primeira Infância Completa). A Escola de Pais é realizada mensalmente (aos sábados)seguindo o calendário escolar, como em todas os EDIs e Creches Municipais.

Postado por Fabiana Dias em 19/04/2013 14:07

Fabiana, só para esclarecer. O PIC informado na postagem foi um mero esclarecimento, já que estamos falando da Escola de Pais. Com carinho, Regina

Postado por Regina em 19/04/2013 17:50

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Postado por Helena(by troia) em 20/04/2013 08:28