Falar Árabe agora não soa tão estranho para alunos da rede municipal da Ilha do Governador, zona norte do Rio. Isso porque o Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira criou, no primeiro bimestre deste ano, o projeto Poliglotas – que além da língua semítica, ministra inglês e espanhol.
A iniciativa teve início com a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Qatar, que fomenta o desenvolvimento da pesquisa científica, esportiva e educacional em diversos países.
Representantes da própria fundação procuraram a SME com o objetivo de realizar uma parceria de ensino do Árabe, língua oficial do país localizado no noroeste da Península Arábica.
De acordo com a diretora da unidade pertencente à 11ª CRE, Celi Conceição, o projeto é pioneiro na metodologia dos GECs. “Inicialmente, 11 Ginásios foram escolhidos para desenvolver a mesma programação.
Ao iniciar o trabalho cada um tomou uma identidade própria e assim surgiram os GEC´s temáticos: Novas Tecnologias (GENTE), Artes, Olímpico e o Poliglota”, afirmou.
Alunos do programa Poliglotas: Da esquerda para a direita: Laura, Yuri e Palloma.
Ainda de acordo com Celi, as aulas são ministradas após o horário de funcionamento normal da escola. O curso de Árabe é realizado diariamente; já os idiomas de Inglês e Espanhol, duas vezes por semana.
“A aceitação do Árabe foi ótima. Por isso expandimos para os funcionários e professores da escola, que já estão cursando”, disse Celi.
O grande interesse foi tanto uma surpresa para a direção, como para a Fundação Qatar, conforme analisou a professora Marcela Cordeiro, que também é educadora global da instituição.
“O Árabe não pertence ao tronco linguístico das línguas latinas. O alfabeto é diferente, escrito da direita para esquerda, e não faz parte do dia a dia dos alunos. Mas vejo como algo desafiante e desenvolvo a habilidade dos alunos usando métodos interativos”.
Novas Tecnologias
Os cursos de Inglês e Espanhol também contam com o uso das novas tecnologias. Os materiais são confeccionados exclusivamente pelos próprios professores do programa Poliglota, com uso de vídeos, músicas - seguindo uma metodologia baseada na abordagem comunicativa.
Esse método permite que o aluno se comunique na língua estrangeira, mesmo com possíveis erros.
“O professor utiliza técnicas variadas e corrige em momentos específicos, sem interromper o aluno, para não inibir sua produção oral”, explicou Tatiana de Almeida, professora de inglês.
A professora de espanhol Roseana Guimarães, que foi interprete da Colômbia no Panamericano de 2007, também acredita na força das Novas Tecnologias na educação.
“É muito importante durante o processo de aprendizagem criar um ambiente com intercâmbio entre os alunos e pessoas nativas de outros países, através de palestras em sala de aula, com o uso de programas como o Skype e as redes sociais”.
Além da metodologia baseada na plataforma tecnológica, a direção acredita que o interesse aumentou devido à proximidade dos eventos esportivos de 2014 e 2016. “O ganho cultural é evidente. Soma-se a isso a localização do aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim na Ilha do Governador, o que facilita a troca cultural e possibilidades de emprego”.
O projeto promete reforçar o sentido do seu próprio nome: no futuro há possibilidade de serem integrados os idiomas Francês e Mandarim.
Da esquerda para direita: Coordenadora Angela Calmon, Professoras Roseana Guimarães, Marcela Cordeiro e Tatiana Almeida, e diretora Celi Conceição.
Parabéns à equipe do GEC Poliglota! Pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos, propiciando convivência e estreitamento entre culturas, através da interatividade, do fomento à expressão pessoal e intercomunicação com o uso da tecnologia!
Laura Fantti Davilla, lotada no CIEP Dr. João Ramos de Souza, é candidata à representante Rioeduca da 11ª CRE.
Como sempre o GEC Anísio Teixeira inova e apresenta mais um trabalho de excelência! Parabéns à toda equipe e aos alunos!
Postado por Maria de Lourdes Ferreira em 16/04/2013 11:04
Parabéns! O CIEP João mangabeira está na torcida!
Postado por Pablo Eduardo em 16/04/2013 15:52
As novas tecnologias vieram para facilitar e ajudar o trabalho do professor e tornar as aulas mais atrativas, já que lida com a modernidade que desperta e muito o interesse dos alunos.
Postado por Rosane Regina em 16/04/2013 15:52
MUITO BOM!!!!EXCELENTE!!!!!!!!!TORÇO POR VOCÊ!!!!!!!!!!!
Postado por MARIA DE FÁTIMA em 16/04/2013 18:48
Parabéns ao GEC Anísio Teixeira pelo belo trabalho realizado. Cada vez melhor, melhor e melhor...
Postado por Terezinha Gentil em 16/04/2013 19:15
Muito bom o artigo! Ótimo o trabalho do GEC: Parabéns! O CIEP Dr. João Ramos de Souza está torcendo por você como representante Rioeduca da 11ª CRE!
Postado por Prof. Michel Serpa em 16/04/2013 19:30
Olá sou professor da rede estadual, lotado em Belford Roxo. EU adorirai um programa poligrota em minha escola, mas que estudar líguas ele fomenta a curiosidade pelo saber.
Postado por Bruno de A. Gambert em 16/04/2013 19:55
Me surpreendi com a novidade. Mas como os Ginásios Experimentais estão de fato inovando em alguns campos, espero que tenham mais notícias sobre esta atividade na escola, seu andamento. A colocação da professora Marcela, na reportagem, é uma ótima síntese do projeto, sobretudo quando aliadas às novas tecnologias e seu bom uso.
Boa sorte e parabéns!
Postado por Pillar Paladini em 16/04/2013 22:32
Fico muito feliz com a divulgação do trabalho em equipe. O GECAT Poliglota está ai, PARABÉNS!!!
Os alunos devem aproveitar a oportunidade, conquistar seu espaço,pois o mundo espera por eles. Que venham descobrir a importância de está conectado com o mundo.
Postado por Roseana (Professora de Espanhol do GECAT Poliglota) em 16/04/2013 23:49
Sou p2 da escola municipal Bartolomeu Campos de Queiroz e estou torcendo para a professora Laura. Competência e dinamismo fazem parte de sua vida profissional.
Postado por Wallace berto em 17/04/2013 21:15
Laura, obrigada por captar com sensibilidade o trabalho desenvolvido no Gec Anísio Teixeira. Cada profissional foi retratado com fidelidade, cada fala é uma parte do todo que representa a família Anísio, cujo slogan continua sendo "Compromisso com a Educação".
Postado por Celi Conceição em 18/04/2013 12:05
Parabéns a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Qatar que promovem este tipo de intercâmbio cultural.