A A A C
email

Quinta-feira, 30/05/2013

Os Parceiros da Escola

Tags: família.

Quando valorizam o papel da educação, dedicando tempo e atenção ao tema, os pais cultivam nos filhos a noção de que é possível sonhar e batalhar por um futuro melhor. Ao participarem de projetos que beneficiam a escola, estão apostando numa parceria cujo resultado é uma sólida formação do aluno e do cidadão.

 

Muitos pais estão descobrindo que a participação na vida escolar dos filhos é muito mais do que acompanhar as notas no boletim.

 

A partir das próprias expectativas em relação ao futuro dos filhos, apostando no potencial das instituições de ensino e na disponibilidade de profissionais esclarecidos, eles vêm contribuindo para melhoria da escola. Os professores sentem-se prestigiados, os alunos passam a ter orgulho da escola e toda comunidade sai ganhando.

 

 

Participar depende antes de tudo do interesse e da disposição dos pais. Embora qualquer manifestação possa começar individualmente, é no esforço coletivo que as ações se concretizam. Quando a direção da escola se abre a esse envolvimento, os responsáveis ficam mais à vontade e confiantes para dar sugestões e acabam contribuindo na prática com o que melhor sabem fazer.

 

O processo de participação pode começar pelo Conselho Escola-Comunidade (CEC), responsável pela gestão da instituição do ensino. É formado por pais, alunos, professores e funcionários. Esse é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e permite que os responsáveis elejam, ampla e democraticamente, a diretoria da escola.

 

O envolvimento deles é sempre uma garantia de continuidade das propostas. E para que esta parceria funcione, é indispensável que, além dos pais, a direção da escola esteja disposta a se abrir para comunidade.

 

Juntos, a família e a escola são responsáveis pela formação de uma pessoa com direito a sonhar com trabalho e emprego, mas principalmente com um lugar reconhecido de cidadão.

 

A família, cumprindo o seu papel de formar o caráter e cultivar noções de justiça e valores de respeito ao próximo, contribuirá para que os filhos absorvam o que a escola deve oferecer: as ferramentas para equacionar problemas, fundir e gerar ideias, aplicar conhecimentos. Esse é o ponto de ligação entre escola e pais, cujo resultado é a formação integral do cidadão. Como principais responsáveis pela educação dos filhos, os responsáveis devem ficar atentos e acompanhar a escolarização.

 

 

As reuniões entre pais e mestres servem para que os pais se informem não apenas sobre o aproveitamento dos seus filhos, mas também sobre o que está sendo ensinado e até como participar e ajudar a resolver eventuais dificuldades que o aluno esteja enfrentando.

 

É fundamental que os responsáveis acreditem que vale a pena investir em confiança na escola, pois isso representa a construção do futuro de seus filhos.

 

 

Por conta disso, já existem experiências que estão dando certo, nas escolas municipais, com oficinas de trabalho, grupo de esportes, dança, trabalhos ecológicos, rodas de leitura e ações voltadas à comunidade escolar. Essas iniciativas reúnem o pessoal da escola, alunos e pais dos alunos, e cada qual se dispõe a contribuir.

 

É possível ver que pais ensinam suas habilidades, como horticultura, marcenaria e pintura. E mães que ensinam trabalhos manuais. Juntos, esses pais acabam multiplicando ideias e criando necessidades de forma que outras comunidades também se organizem e invistam nessa produtiva parceria.

 

Veja alguns desses trabalhos :

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3371

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3127

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3328

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3376

 

 

A parceria, enfim amplia o vínculo de todos com a escola, que passa a ser algo do aluno e para o aluno: feito e voltado para ele, para seus pais e para toda a sociedade!

 

Maria Delfina é Professora da Rede Municipal

e responsável pelo Blog Família do Portal Rioeduca.

E-mail: mariadrodrigues@rioeduca.net

Twitter: @mariadelfina11

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

Comentários
É MARAVILHOSO VER O NOSSO TRABALHO PUBLICADO NO PORTAL RIO EDUCA !!!!!

Postado por PATRICIA MARIA FLORIANO em 30/05/2013 15:39

Parceria que sempre deu certo: Família comprometida e escola de qualidade! Parabéns!

Postado por Helena(by troia) em 30/05/2013 21:33

Tudo de bom essa parceria.

Postado por Toninha Borges em 02/06/2013 10:09

Excelente esse trabalho de parceria entre pais e a escola. Tudo fica mais fácil quando todos ajudam. Gostei da matéria!

Postado por Marcio em 05/06/2013 11:18