A Creche Municipal Pipa no Céu comemorou o Dia das Mães de uma maneira bem dinâmica e divertida. As mamães passaram a manhã de um sábado participando de várias oficinas.
A Creche Municipal Pipa no Céu convidou as mães no dia 11 de maio para participarem de uma oficina cujo título foi: “Vida, beleza e saúde”.
O evento contou com atividades diversificadas para atender as mães. No primeiro momento, aconteceu um café da manhã solidário com a participação de todos. Após, alongamento para relaxar com a proposta de introduzir os benefícios da atividade física, sob orientação da PEI e também PI de Educação Física, Michelle Gomes. Em seguida, as mães se dirigiram para as salas onde participaram das oficinas.
O objetivo das oficinas foi dar continuidade a um projeto de reciclagem iniciado em 2012, inserindo a sustentabilidade, a qualidade de vida e a alimentação saudável. Esse dia foi composto de diversos momentos com a orientação e a supervisão da Diretora Sandra Pimenta Souza e da Diretora Adjunta Maria Cecília Custóias.
As mães puderam participar de uma oficina oferecida pela equipe Natura, supervisionada por Sônia, proporcionando um momento relaxante e de beleza para as mãos. Uma forma de ensinar a massagear e incrementar a vida profissional das mães que trabalham na área de estética.
Dentre as atividades oferecidas na data, destacamos as oficinas:
Pintura em tecido, oferecida pela Professora PEI Eliane Felix e a Agente Auxiliar de Creche Thais Motta, propiciando a possibilidade de estimular a criatividade através da arte de pintar em tecido.
Produção de pirulitos e bombons de chocolate, oferecida pelas Agentes Auxiliares de Creche Deyze Lucide e Eleni Viana, tendo a participação efetiva da mãe Núbia na preparação e confecção.
Oficina de chocolate, pois, além de propiciar uma degustação, possibilitou às mães visualizarem e participarem da sua execução. Após o término da oficina, as mães foram presenteadas com os chocolates.
A ideia de continuar com um projeto de valorização da sustentabilidade e meio ambiente foi desenvolvida nas oficinas oferecidas às mães. Foram trabalhadas diversas formas de reaproveitamento de alimentos e materiais usados em casa que, outrora, seriam considerados como lixo. Para a continuação do desenvolvimento deste projeto destacamos:
• A oficina de EVA com a construção da galinha porta ovo, oferecida pelas mães Jarlice e Patrícia, com a proposta de incentivar a reciclagem de garrafas pets;
• A oficina de construção de embalagens com sucata, desenvolvida pela Professora PEI Evellyn Melo e a Agente Auxiliar de Creche Patrícia Trindade, com a proposta de reutilizar e economizar;
• A Oficina de receitas utilizando cascas de frutas, legumes e verduras, realizada pela Professora PEI Marise Rosa com o auxílio da lactarista Joana Vieira e da Agente Auxiliar de Creche Josiane Lima. Foi ofertado para as mães o livro de receitas e a execução de bolo de cascas de banana com a experiência de aproveitar todos os alimentos. Depois de pronto, as mães puderam degustar e apreciar o bolo;
• A oficina de horta suspensa de ervas para temperos, oferecida pelos Agentes Auxiliares de Creche Claudia Nel e Fernando Lopes, possibilitou às mães visualizarem e participarem da sua montagem. Após a plantação, as mães levaram para casa a sua própria plantação como lembrança.
Participação das mães no sorteio de brindes no final do evento.
No final do evento, as mães participaram de um sorteio de brindes da Natura e da Creche Municipal Pipa no Céu. Esse momento foi de surpresa, e a alegria estampada no rosto de cada mãe pôde ser percebida, pois a festa foi um grande sucesso. Desta forma, a confraternização foi gratificante para todos.
Algumas mães que participaram do evento deixaram seus depoimentos sobre as atividades deste dia. Vejamos:
"Parabéns pela confraternização do dia das mães. Foram ótimas as oficinas, mas o melhor de tudo foi reunir o ambiente escola e família em um dia tão agradável". Luana.
"As oficinas foram um sucesso e esperamos que eventos como esse se repitam. Foi muito bom ver e saber que o 'lixo' pode ser transformado em arte através da criatividade". Ana Beatriz.
16 de maio - Dia do Gari
Com o evento realizado pela Creche Pipa no Céu, observamos a importância de aprender sobre o reaproveitamento de materiais que poderiam ser descartados como lixo.
Queremos também, nesta publicação, lembrar do Dia do Gari, que é comemorado em 16 de maio.
Deixamos nossa homenagem a estes profissionais que cuidam de nossas ruas e também de nossas escolas varrendo, limpando e recolhendo o lixo, para que possamos viver e trabalhar em um ambiente limpo.
Uma curiosidade que vale a pena saber! De acordo com o portal Smart Kids, a profissão de Gari surgiu no Rio de Janeiro. Tudo aconteceu quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.
Além do que aprendemos com o projeto da Creche Pipa no Céu, podemos cultivar outras atitudes em nosso dia a dia, que podem colaborar com o trabalho destes profissionais como: jogar sempre o lixo na lixeira e fazer a coleta seletiva.
Senhor Carlos, gari da E.M. Guararapes Cândido, em seu horário de trabalho.
Augusto Rafael e Maria Cristina são os garis do GEC Epitácio Pessoa.
Fica aqui a nossa homenagem aos profissionais da limpeza. Obrigada por cuidarem de nossas ruas e escolas!
Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj
Parabéns a 2ª CRE por todas as Oficinas realizadas em comemoração ao dia das mães. Os Garis também tiveram seu dia comemorado de um jeito pra lá de especial! Parabéns!