A A A C
email

Quinta-feira, 30/05/2013

A E. M. Eneyda Rabello de Andrade em Prosa e Verso

Tags: 4ªcre, projetos.

Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "poetinha", apelido atribuído por Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Esse é Vinicius de Moraes, imortalizado pela peça de teatro "Orfeu da Conceição", com uma obra vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Um importante legado  para a cultura brasileira.

 

A infância é uma gaveta fechada, numa antiga cômoda de velhas magias A regra pode-se enunciar assim: espera-se que a avó entre para descansar, depois vai-se pé ante pé ver se o avô está mesmo (...)

Vinícius de Moraes

 

A Importância dos mais Variados Tipos Textuais no Estudo da Língua Portuguesa
 

O uso dos gêneros textuais em aulas de língua portuguesa trazem bons resultados. Na prática todos os falantes de uma língua aprendem, juntamente com a aquisição de regras gramaticais dessa língua, a se expressarem por meio de diferentes gêneros textuais, antes mesmo de aprendê-los na escola.Cabe à escola aproveitar esse conhecimento intuitivo, sistematizá-lo e tornar consciente o uso de diferentes gêneros textuais com os quais convivemos nos diversos níveis das nossas práticas sociais.

 

Culminância do Projeto "Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes"

 

É incontestável a contribuição de Vinicius de Moraes para a cena cultural brasileira do século XX. Assim, torna-se vasto e interdisciplinar as possibilidades de trabalhar com os seus textos em sala de aula. É o que nos conta Elisandra Lopes a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade sobre o trabalho desenvolvido junto aos seus alunos.

 

Culminância do Projeto "Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes"

 

A Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade promoveu uma Ode a Vinícius de Moraes

 

"Realizamos o projetinho Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes, que movimentou a nossa escola e culminou com as turmas apresentando uma obra de Vinícius. O trabalho visou a ampliação do conhecimento de diferentes textos entre os alunos inclusive a poesia, o conhecimento e a valorização da vida e obra desse poeta que este ano comemora seu centenário. Essa foi a nossa homenagem a esse poeta que está inserido na cultura de nosso país através de sua contribuição na literatura, música, cinema e teatro." Texto enviado pela Professora Elisandra Lopes - Coordenadora Pedagógica

 

Culminância do Projeto "Eneyda em poesia com Vinícius de Moraes"

 

As atividades de linguagem funcionam como um apoio para que o indivíduo compreenda como ocorre a construção interna dos conhecimentos, isto é, o que é de fato  necessário para o indivíduo produzir e compreender a linguagem. Dessa forma, a inserção dos gêneros no processo de ensino-aprendizagem faz-se necessária, para o desenvolvimento da linguagem, promove a cultura brasileira e funciona como objeto  de trabalho para professores. 

 

Equipe da Escola Municipal Eneyda Rabello de Andrade

 

Parabéns a toda equipe da Eneyda por promover o desenvolvimento das capacidades necessárias para aprender e fazer uso com maior mestria dos mais variados  gêneros textuais.

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal

e Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly

 

 

 

                              

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
4ªcre (292)

Comentários
Parabéns a toda equipe da E. M. Eneyda Rabello de Andrade pelo projeto desenvolvido e pela bela Culminância!

Postado por Helena(by troia) em 30/05/2013 14:30

Fico feliz por ver que estão conseguindo por em pratica os projetos e sonhos;mudando assim a realidade de nossos alunos da rede. Parabéns meninas!!!

Postado por Valéria Firmino em 28/06/2013 10:30