A A A C
email

Segunda-feira, 20/01/2014

Tangram: Construindo Saberes

Tags: 6ªcre.

A Escola Municipal Guilherme Tell conta com professores altamente qualificados no exercício de suas funções. Dentre eles, destaco a educadora Rozayne que atua em uma turma de 5º ano no período da manhã. Ela procura realizar um trabalho de formação de personalidade, caráter e criatividade através de atividades lúdicas. O Tangram foi escolhido por possuir notáveis possibilidades pedagógicas.

 

O Tangram é um antigo quebra-cabeça muito popular na China com os nomes de quadrado mágico, tabela da sabedoria e tabela da sagacidade. Além de ser um passatempo para crianças e adultos, o Tangram possui notáveis possibilidades pedagógicas, pois estimula o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, da noção de espaço, do raciocínio lógico e da concentração, além de permitir o trabalho cooperativo.

 

A professora Rozayne, da Escola Municipal Guilherme Tell, utilizou o Tangram com seus alunos do 5º ano, o que lhe proporcionou, entre outras coisas, observar as crianças no que se refere ao comportamento e às atitudes. Uma professora experiente como ela, através do Tangram, é capaz de antecipar sentimentos, imaginar dificuldades e supor dúvidas que serão geradas no contexto escolar.

 

O trabalho com o Tangram traz à tona esses aspectos, favorecendo assim a comunicação e a abrangência de várias áreas no âmbito dos conteúdos escolares.

 

 A lenda do tangram foi um trabalho realizado pelas acadêmicas: Cibele Santos, Mª Selma, Rosivan Alvas e Veronica Macedo, na Universidade Federal do Tocantins- UFT em Tocantinópolis, ministrada pela professora Rosimeire Rodrigues.

 

 

Tangram: Construindo Saberes

 

A professora Rozayne atua na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2011. No início, trabalhou em Santa Cruz e depois de um tempo foi encaminhada para a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, mais precisamente para a Escola Municipal Guilherme Tell.

 

Segundo a educadora, trabalhar nesta escola é maravilhoso, pois tanto os pais como os alunos são muito atuantes no processo escolar. Ela ainda diz que, a escola como um todo dá total apoio aos professores para que o trabalho se desenvolva.

 

A professora procura realizar com sua turma um trabalho voltado para a formação de personalidade, caráter e criatividade, através de atividades lúdicas. E o jogo do Tangram foi escolhido por ela  para trabalhar tanto estas atitudes quanto o ensino da geometria presente no Caderno Pedagógico de Matemática.

 

Por ser um assunto de grande importância na escola e, por muitas vezes, ficar em segundo plano, foi dado a este conteúdo um enfoque todo especial. Para isto, utilizou-se o Tangram, que permitiu à professora e aos alunos explorarem diversos conceitos geométricos e desenvolverem habilidades imprescindíveis ao processo de ensino e aprendizagem de diversos outros conteúdos.

 

Este trabalho foi realizado na segunda semana do mês de maio e teve por objetivo principal desenvolver o raciocínio lógico e geométrico. Neste último destaco as habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras.

 

A configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições, tornando-o um criativo material pedagógico. As formas geométricas que compõem o Tangram dão ao professor muitas possibilidades de estudos na área de Matemática.

 

Uma das atividades mais atraentes para as tarefas com o Tangram em aulas de Matemática é a constituição de formas geométricas a partir das peças do quebra-cabeça. Ao final de cada etapa, devemos debater com os alunos as soluções encontradas.

 

O Tangram pratica-se desde há muitos séculos na China. Expandiu-se rapidamente para além do seu país de origem, tornando-se muito popular na Europa e nos Estados Unidos, e tem inspirado a criação de muitos outros jogos com as mesmas peculiaridades.

 

O aluno que utiliza o Tangram tem a chance de perceber formas geométricas, de representá-las, de construí-las, de nomear objetivos e criar formas a partir delas.

 

O Tangram aplicado a distintos aprendizados do ensino serve de auxílio para as disciplinas de Matemática e Educação Artística. Permite praticar a criatividade assessorando na otimização da apreciação de outras disciplinas.

 

Além disso, a professora conseguiu mostrar aos alunos que a Matemática pode ser divertida e, principalmente, pode estimular a participação conjunta para desenvolver a capacidade de ouvir, respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.

 

A professora assumiu o papel de provocadora e estimuladora de novas experiências ao resgatar o que havia sido feito na aula anterior com o Tangram e ao propor a atividade do dia: montar figuras a partir das peças do jogo. Ela permitiu aos alunos buscar soluções não padronizadas através da manipulação livre do objeto de aprendizagem.

 

Os alunos iniciaram o processo de confecção das peças do Tangram: pintura e recorte. Em seguida, começaram o processo criativo, tudo acompanhado, de perto, pelos olhos atentos da professora Rozayne. A aula se transformou em um momento de descontração e aprendizagem. Várias figuras foram surgindo e diversos conteúdos foram sendo adquiridos a partir das intervenções da professora.

 

Como vimos, com a utilização de um jogo, nunca se está perdendo tempo. Com eles, os alunos aprendem a aprender, a estudar, a investigar, a tomar decisões e a analisar condições. Não se trata, portanto, de passar algum tempo brincando, mas de  aprender de forma lúdica, o máximo possível!

 

Destacamos também...

 

A professora Rozayne também trabalha com seus alunos a formação da consciência cidadã. A todo o momento dá enfoque a determinadas ações que devem fazer parte do dia a dia de cada um, através de conversas, trabalhos em grupos e apresentações em culminâncias.

 

A partir destas atitudes, a professora deseja ser um fio condutor de transformação, um instrumento de informação, motivação, mobilização, educação e construção de uma sociedade mais crítica e consciente de seus direitos e deveres. Para isso, ela implementa uma ação pedagógica, permanente e sistemática, voltada para o desenvolvimento de hábitos e atitudes  coniventes com o papel que o cidadão deve desempenhar.

 

A pirâmide alimentar foi feita em grupo a partir de uma atividade do Caderno Pedagógico de Matemática. Os alunos trouxeram figuras de alimentos para montar o cartaz. O símbolo do Facebook foi utilizado para representar o que estava certo ou não.

 

O cartaz "Diversidade" representa a responsabilidade que temos com o planeta em que vivemos. Os bonecos - representação de cada aluno - estão abraçando a causa do planeta.

 

A equipe do Portal Rioeduca sente-se orgulhosa em destacar o trabalho da professora Rozayne. Trabalho este que é realizado com  muita dedicação e amor. Parabéns! É um orgulho tê-la como educadora na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro!

 

Aproveite e deixe um recado para a professora destaque de hoje! Sua opinião é muito importante! Não se esqueça de enviar o seu trabalho para ser publicado no Portal Rioeduca. A matéria de semana que vem pode ser a sua! Até a próxima!

 

 

Professora Patrícia Fernandes- Representante do Rioeduca na 6ª Cre

Facebook: Patrícia Fernandes

Twitter: @Paty_PFF

E-mai: patricia_pff@yahoo.com.br

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Parabéns a professora Rozayne pelo trabalho realizado por trabalhar com a formação da consciência cidadã. Certamente você já é esse fio condutor na transformação e busca de aprendizados sinificativos de seus alunos. No link abaixo é um trabalho realizado de SUBTRAÇÃO COM TANGRAM, vale a pena assitir! https://www.youtube.com/watch?v=FN-X_e_gtlg

Postado por Christiane Penha em 03/06/2013 14:37

Parabéns, Rozayne. A educação precisa de professoras como você. Abraços. Nilda

Postado por Nilda em 03/06/2013 19:14

Parabéns à professora por oferecer aos seus alunos, novas oportunidades de aprendizagem e de conhecimento.

Postado por Selma de F. G. Gusmao em 04/06/2013 14:01

nossa q show eu estou aqui no portal rio educada vlw hahahahah vle tia Rozayne

Postado por Samu Batera em 02/07/2013 12:11

Eu agradeço a Patrícia pela oportunidade de corroborar para o crescimento e aprendizado destas crianças. A 6º CRE pela excelente equipe. e o prazer de compartilhar e aprender cada vez mais

Postado por Rozayne em 02/07/2013 14:10

Obrigada professora Rozayne pela aula, foi muito interessante e com isso aprendemos muito beijos Marianny

Postado por Marianny em 02/07/2013 17:35

Lindo parabéns. Saudades. Beijos. Vc é realmente um exemplo de professora.

Postado por Denise em 02/07/2013 22:33

Parabéns, Rozayne. A educação precisa de professoras como você. Abraços. Sabe que sou suspeitar ao falar do seu trabalho ,pois eu tiro o chapeu para você sempre e sucesso na trilha profissional na nossa SME .

Postado por valeria em 03/07/2013 11:36

Nossa que lindo , parabéns professora Rozayne

Postado por Livia em 03/07/2013 15:14

Muito bom, Rozaine! Parabéns pelo seu empenho em dinamizar a aula para despertar o interesse das crianças.FICOU SHOW!!!

Postado por Alice em 03/07/2013 20:57

Nossa Quee Legall Professora Rozayne

Postado por Viitoriia em 04/07/2013 13:27

Parabeeeeeeén professora Rozaine

Postado por Fabrícia em 10/07/2013 13:56