A A A C
email

Quinta-feira, 13/06/2013

Grêmio do CIEP Juscelino Kubitschek

Tags: 4ªcre, projetos, eventos.

 

O grêmio estudantil é a entidade que representa o estudante e contribui na formação de sua cidadania. Além disso, é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos.

 

O Grêmio Escolar deve ampliar a interação dos estudantes com as equipes gestoras e com a comunidade  escolar. As iniciativas do grupo devem promover o fortalecimento das parcerias, visando o sucesso técnico-pedagógico na resolução de problemas, além do incentivo e apoio às atividades de protagonismo juvenil.

 

O Grêmio Escolar deve propiciar aos alunos ricas e proveitosas experiências que muito contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e para sua formação. Tem em vista o exercício crítico, consciente, responsável, de ações nos diferentes campos - cultural, político e social - indispensáveis às sociedades pluralistas e democráticas. 

 

Reflexão e Diálogo na Formação do Grêmio Escolar

 

"No dia 13 de maio, cerca de 40 estudantes se reuniram para refletir sobre as funções do grêmio no CIEP Juscelino Kubitschek, Escola do Amanhã, integrante do Bairro Educador Manguinhos.
 

 

Alunos do CIEP Juscelino Kubitschek.

 

A equipe do Bairro Educador e os integrantes da última gestão do Grêmio Estudantil do CIEP JK visitaram todas as salas de aula convidando os estudantes interessados em participar da reunião. Em seguida, todos foram encaminhados para a sala de informática, onde foram recebidos por alguns professores e representantes do Conselho Escola Comunidade (CEC) e  pelo representante da Coordenadoria de Cooperação Social – FIOCRUZ, Jorge Luis Silva.

 

 

Alunos do CIEP Juscelino Kubitschek.

 

Os professores falaram sobre o calendário para a eleição do grêmio e o representante do CEC falou sobre as responsabilidades que os integrantes do Grêmio Estudantil devem ter. Jorge Luis Silva foi convidado pelo Bairro Educador para falar sobre o mesmo assunto a partir de suas experiências de integrante de Grêmio Estudantil."

Texto disponível no Bairro Educador

 

A Escola deve reconhecer que o grêmio escolar é a instância colegiada e deliberativa, a partir da qual os estudantes se organizam de modo mais sistemático, considerando os fundamentos históricos e políticos da constituição, do movimento estudantil e da sua participação no processo de redemocratização da nossa Cidade, Estado e País.

 

Parabéns ao Bairro Educador, ao CIEP Juscelino Kubitschek e à FIOCRUZ por incentivarem a formação do Grêmio Escolar, visto que esse é um veículo de formação para a cidadania e espaço de desenvolvimento social para toda a comunidade escolar.

  

 

 

Ana Accioly é Professora da Rede Municipal e

Representante Rioeduca da 4ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Accioly


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
eventos (322)
4ªcre (292)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.