A A A C
email

Segunda-feira, 01/07/2013

Aqui se Cresce Brincando!

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil.

 

O brincar é uma atividade lúdica que tem valor educacional. A sua utilização no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem. Confirmando isso, trazemos uma experiência realizada pelo EDI - Espaço de Desenvolvimento Infantil - Deputado Pedro Fernandes no Dia Internacional do Brincar.

 

Que criança não gosta de brincar? É difícil conhecer alguma que não faça estripulias! Muitas vezes, o que é chamado de bagunça por nós, adultos, representa para as crianças um momento lúdico de formação cognitiva e não cognitiva. Em outras palavras, toda criança aprende e cresce a partir de suas brincadeiras!

 

No intuito de fazer com que todos reflitam sobre a importância disso, a equipe do EDI Deputado Pedro Fernandes preparou oficinas de pintura, confecção de brinquedos com material reciclável, pintura no rosto e organizaram brincadeiras em grupo, em que os pais, alunos e professores puderam compartilhar deste momento único de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.

 

As oficinas aconteceram durante a manhã e a tarde do dia 28 de maio de 2013, Dia Internacional do Brincar. Este dia foi uma oportunidade para a comunidade escolar honrar o brincar e a criança que existe dentro de cada um.

 

Através da oficina de brinquedos com sucata, as crianças e seus responsáveis puderam exercitar sua criatividade e desenvolver a interação social em um espaço lúdico e significativo, usando  materiais atraentes e educativos. Ao mesmo tempo em que brincavam, aprendiam a importância da reciclagem para o nosso planeta. Pais e alunos estimularam a imaginação, despertaram sua sensibilidade e, acima de tudo, se divertiram muito.

 

 

A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e de divertir ao mesmo tempo. No entanto, desenvolve no educando habilidades cognitivas, motoras, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir e outros.

 

 

Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um espaço para pensar, em que a criança avança no raciocínio e desenvolve o pensamento.

 

 

A ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança, em que desejos impossíveis podem ser realizados, reduzindo a tensão e, ao mesmo tempo, constituindo uma maneira de acomodação dos conflitos e frustrações da vida real. Vygotsky afirma que, “brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e a buscar alternativas de ação. Enquanto brinca, a criança concentra sua atenção na atividade em si e não em resultados e efeitos”. (1984, p.64)

 

 

No comportamento diário das crianças, o brincar é algo que se destaca como essencial para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Jogos e brincadeiras constam como recursos necessários na construção da identidade, da autonomia infantil e das diferentes linguagens das crianças.

 

A pintura facial foi um momento mágico! Muito mais do que divertir as crianças, ela os levou para um outro mundo. Nele, cada um pode se transformar em herói, heroína, fazer o desenho de seu bichinho favorito e até homenagear seu time do coração. Usando cores vibrantes, os professores atraíram a atenção das crianças e dos adultos também!

 

No turno da tarde, as turmas das professoras Luciana, Susana (EI 23), Conceição e  Jéssica (EI 22) se reuniram para fazer uma brincadeira diferente e animada. Aproveitando que este ano comemoramos o centenário de Vinicius de Moraes, foi exibida, em vídeo, a poesia "O Gato" para os alunos.

 

A obra de Vinicius de Moraes foi de grande importância  para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças, utilizada como intervenção pedagógica, seguida de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados. O professor pôde, através do lúdico, estimular a comunicação oral por meio do poema, habilitando a criança a expressar desejos, necessidades, vontades, atitudes e principalmente sentimentos utilizando-se de gestos (mímicas). 


 

O vídeo Quintal da Cultura  apresenta um maravilhoso espetáculo, baseado no poema de Vinicius de Moraes "O Gato", com a esplendorosa bailarina Doroteia!

 

Depois de ouvirem a música e assistirem ao vídeo, as crianças pintaram máscaras de gato na cor laranja. Todas foram para o pátio externo, onde brincaram de imitar o gato e de várias outras brincadeiras dirigidas, que trabalharam as noções de coordenação motora, lateralidade e equilíbrio. Elas adoraram! Foi uma festa!

 

 

O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador aulas mais dinâmicas e prazerosas.

 

 

A escola, ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um bom conceito de mundo, em que a afetividade é acolhida, a sociabilidade vivenciada, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.

 

O brincar que vimos aqui não significou apenas uma recreação. Caracterizou-se como uma forma de comunicação das crianças consigo mesmas e com o mundo. Através das atividades realizadas no Dia do Brincar, que se estenderam por vários momentos, os alunos do EDI Deputado Pedro Fernandes puderam ter a oportunidade de desenvolver capacidades importantes para o seu desenvolvimento, como atenção, memória, imitação e imaginação. Além disso, propiciou a construção de áreas da personalidade humana: afetividade e sociabilidade.

 

Por isso, o Portal Rioeduca dá os parabéns a toda equipe do EDI Deputado Pedro Fernandes por introduzir a brincadeira no cotidiano escolar. Como vimos, ela exerce grande influência frente aos alunos, pois quando estes estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se  mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.

 

Precisamos de profissionais como VOCÊS, que desenvolvem o indivíduo como um todo. É um prazer divulgar o trabalho de excelência realizado por este espaço de desenvolvimento infantil no Portal Rioeduca.

 

O que vocês acharam do trabalho realizado pelo EDI Deputado Pedro Fernandes? Maravilhoso, não é? Aproveite para deixar a sua opinião!  Só vai levar alguns minutinhos! Até a próxima semana!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª Cre

Twitter: @Paty_PFF

Facebook: Patrícia Fernandes

E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Este dia foi especial. As crianças participaram de várias atividades através de um rodízio.A presença dos familiares foi um momento especial e tornou a atividade lúdica também muito emocionante. Parabéns as professoras que são comprometidas e contribuem muito para uma educação de excelência. Amo vocês.

Postado por JuniaRaquel em 01/07/2013 08:24

Maravilhoso trabalho! Parabéns à direção e equipe. Ilda

Postado por IldaMaria Diogo Pessanha Soares em 01/07/2013 13:12

Amei o trabalho!!!

Postado por Christiane Penha em 01/07/2013 13:17

Parabéns aos profissionais do EDI Deputado Pedro Fernandes pelo lindo trabalho, através de brincadeiras com os alunos, pois estes momentos auxiliam muito no desenvolvimento deles!!

Postado por Alessandra Cardoso em 02/07/2013 10:13

Muito bom o trabalho realizado pela escola. Parabés a toda equipe.

Postado por Selma de F. G. Gusmao em 03/07/2013 09:52

Parabéns à Equipe pelo trabalho.Utilizar o brincar para proporcionar às crianças novas possibilidades de aprendizagem é de suma importância e traz ótimos resultados!

Postado por Priscila Frisone em 05/07/2013 15:07