A A A C
email

Quarta-feira, 17/07/2013

O Prazer de Ler Literatura

Tags: professor.

Na era da internet, em que o virtual ganha cada vez mais espaço, o professor precisa ser um “encantador de livros”. É necessário transpor barreiras oferecendo suportes variados, vinculando a aprendizagem à utilização dos livros.
 

 

"Ler é estar dentro de si e desafiar o espaço descolado e ainda tão próximo", Tasca (2007).

 

De maneira geral, a prática da leitura na escola está diretamente ligada às questões didáticas com objetivos imediatos como ortografia, vocabulário, interpretação e a própria leitura em si.

 

“É também necessário buscar essas e outras razões para trabalhar com literatura, que dizem respeito ao prazer que a literatura pode nos dar e a nossa condição não só de professores, mas de leitores.” (BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a formação de leitores em literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009).

 

 

 

 

A leitura de literatura para os alunos não precisa ser necessariamente fácil. É claro que o conhecimento prévio do que será oferecido (lido) procurando objetivar as necessidades de determinada faixa etária é importante, mas isso não significa restringir opções.

 

As diversas tipologias textuais presentes no dia a dia, auxiliares no processo de letramento de leitura e escrita, não fornecem necessariamente o prazer pela leitura de literatura. O papel da escola, ou melhor, do professor, no sentido de introduzir e ampliar a leitura de literatura para com seus alunos, é o preenchimento dessa lacuna existente.

 

 

Professora Simone da E.M. Leonardo da Vinci (8ª CRE) num momento de rotina de leitura com a sua turma de terceiro ano.

 

 

Além dos espaços da Sala de Leitura ou biblioteca, o professor pode criar um ambiente em Sala de Aula com um acervo de títulos variados para que atendam a todos os gostos, renovando com novas obras sempre que possível. Pode propor, inclusive, que sejam utilizados outros espaços da Unidade Escolar para deleite da leitura. Saiba mais em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/biblioteca-como-organizar-espaco-leitura-581620.shtml

 

 

Utilização do pátio na E.M. Zacarias de Góis (8ªCRE):  mais uma proposta de ambiente diversificado.

 

 

Ler para os alunos, contar histórias, envolvê-los sutil e gradativamente no fantástico mundo da literatura, pode se transformar numa tarefa encantadora e desafiadora.

 

Além de ouvir histórias todos os dias, os alunos precisam sentir. Oferecer-lhes livros, deixar que escolham, que toquem e troquem, que cuidem e mergulhem fundo em cada leitura contribuirá imensamente para a sua formação.

 

Então! Proporcione essa viagem aos seus alunos!

 


 Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor (110)

Comentários
Concordo. O professor deve proporcionar aos alunos o prazer de ler, para que ele associe a leitura a algo agradável. PARABÉNS pela reportagem! Sou da 5ª CRE.

Postado por Ana Márcia da Silva Vieira em 17/07/2013 07:56

Tais, a escola realmente tem que ocupar esse espaço de possibilidades de oferecimentos e contatos com a literatura, com o ler... Do encontro entre leitor, autor, o que se lê, e o que se passa na cabeça de ambos, vai muito além do aprisionamento didático, escolarizado! É um espaço sagrado , onde mentes, seres mais libertos, criativos, são gerados.Muito bom, parabéns pela sensibilidade no tratar, no foco,da quetão de ler também por fruição!!( 7ª CRE )

Postado por Leniita em 20/07/2013 21:37

Muito bom ver as imagens das escolas da 8ª CRE vinculadas à esta matéria!! Então, vamos lá, vamos aos livros, sempre!

Postado por Neilda em 22/07/2013 08:24

Com a leitura aprendemos muito. Viajamos, criamos cenários,personagens... Assim nossa mente está sempre em atividade. Ler é td de bom! Parabéns prima, amei!

Postado por Denise em 23/07/2013 13:49