A A A C
email

Terça-feira, 23/07/2013

Navegando com Vinicius de Moraes em um Mar de Sensibilidade

Tags: 2ªcre, meioambiente, artesvisuais.

No ano do centenário de Vinicius de Moraes, a Escola Municipal Almirante Barroso está desenvolvendo um projeto que valoriza a música e a literatura presentes na obra desse grande poeta.

 

 

A Escola Municipal Almirante Barros possui cerca de 470 educandos. Nestes estão incluídos alunos da Educação Infantil ao 6º Ano Experimental, duas turmas de crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento e três alunos incluídos.


O Projeto Político Pedagógico da unidade escolar tem como objetivo "Educar para convivência pacífica, harmônica, feliz. Educar para o respeito, para a troca de experiências, para o exemplo no trato com o outro e consigo mesmo. Educar para que todas as vicissitudes sejam enfrentadas com galhardia" (Gabriel Chalita).


Com a chegada dos professores de Artes Visuais e Música na escola, e contando também com a colaboração de voluntários com formação em Artes, a equipe docente, na elaboração do plano anual, elegeu como forma de integrar cultura e conhecimento o tema "Centenário de Vinicius de Moraes".

 

 

Trabalho desenvolvido com a turma do 1º Ano com participação do aluno incluído Yago, do 5º ano, que auxiliou na confecção dos animais da Arca de Noé.

 

 

O projeto “Navegando com Vinicius de Moraes num Mar de Sensibilidade" está sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2013 e tem com objetivos enfatizar o trato romântico, a espiritualidade, a liberdade e as sutilezas, com os quais o "poetinha" se destacou na literatura e na música. Com isso, busca-se investir na formação de seres humanos solidários, abertos ao diálogo para solucionar conflitos e contribuir para as transformações que a sociedade atual impõe.

 

As turmas começaram o projeto ouvindo e conhecendo um pouco do trabalho do poeta. Os alunos da Educação Infantil e do 1º ano estiveram imersos no universo da Arca de Noé e seus personagens. 


As turmas 1.501 e 1.503 estão trabalhando a sensibilidade de criação desenvolvendo o tema “Da janela, Vinicius vê o Corcovado... e nós vemos..." 

 

 

Mural sobre o tema sensibilidade, trabalhado com os alunos do 5º ano.

 

 

Reconstrução do canteiro da calçada da escola, trabalhando a responsabilidade do indivíduo com o meio ambiente e com o meio em que vive. 

 

Os alunos da turma 1.502 estão utilizando o viés da contribuição para o meio ambiente, dando um novo aspecto à calçada da escola. Nessa atividade de reconstrução do canteiro da calçada da escola, está sendo trabalhada a responsabilidade do individuo com o meio ambiente e com o meio em que vive, buscando a ideia de preservar para ter e usufruir. Já as turmas do 3º e 4º anos iniciaram a descoberta da poesia com Vinicius. E os alunos das classes de Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) estão interagindo nas atividades propostas das diversas turmas.

 

 

Mural com as atividades da turma de alunos com Transtorno Global de Desenvolvimento.

 

 

Trabalho de Artes com a turma TGD sobre cores e texturas, inserindo os alunos nas linguagens artísticas e no conhecimento de mundo.

 

Agradecimentos à professora Márcia Nunes, Coordenadora Pedagógica da unidade escolar, por enviar o material para publicação. E parabéns a todos os profissionais da escola por desenvolverem atividades que envolvem o conhecimento da literatura, música e a integração entre os alunos.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj



 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
meioambiente (113)
artesvisuais (69)

Comentários
Parabéns!!! lindo trabalho.

Postado por elizete em 23/07/2013 10:46