A A A C
email

Terça-feira, 30/07/2013

Participação Especial na História do Rioeduca

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O portal Rioeduca está completando três anos de publicações agora em agosto. Uma das escolas que se destacou nas primeiras publicações da 7ª CRE foi a Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches.

 


A Escola Municipal Helena Lopes, localizada em Jacarepaguá, atende diariamente cerca de 1.100 crianças da Educação Infantil ao 5º ano, além de turmas de projetos especiais. A unidade escolar aparece em quatro publicações de 2010, no início do portal Rioeduca, quando as publicações começaram, aos poucos, e foram aumentando gradativamente. Além disso, é a primeira escola da 7ª CRE, que aparece com tag.

 

A Escola Professora Helena Lopes Abranches presente nas primeiras publicações do portal Rioeduca. 

 

Para se ter uma ideia, em 2010, o portal Rioeduca contou com 46 publicações nos seis primeiros meses de existência. Hoje em dia, o portal conta com mais de cinquenta publicações por mês, já tendo inclusive 135 publicações em um único mês (outubro/12 e julho/2011).

 


Confira agora abaixo, um pouco do trabalho realizado pela escola em 2013

 

Com o projeto “Construindo uma escola de paz e sucesso”, a Escola Municipal Helena Lopes Abranches busca melhorar a convivência no ambiente escolar, desenvolver experiências de atenção, cuidado, escuta, troca, respeito, valorização e oportunidade.

 

Alfabeto criado com valores para a boa convivência na escola e fora dela.
 

 

Para isso, a equipe organizou o projeto de leitura “Ler: presentear palavras e emoções” que tem a proposta de encontros para leitura. Buscou-se aproveitar o conteúdo de diversos livros para desencadear atividades que pretendem incentivar a leitura na família e na escola, desenvolver a sensibilidade e a autoestima, estimular o diálogo e ativar a criatividade e o pensamento, os laços afetivos, promover valores, atitudes e comportamentos de uma cultura de paz.

 

Homenagem às mães. O encontro iniciou-se com uma reflexão sobre a importância da família na vida da criança: proteção, atenção, cuidado e amor e a influência do adulto na formação dessa criança que reproduz o que aprende no convívio com o outro. 
 

 

As poesias de Vinicius de Moraes também foram utilizadas como ferramenta para o processo de Alfabetização e Letramento, além de brincar com as palavras, declamar poesias, vivenciar emoções, exercitar a fantasia e a imaginação. Essas poesias podem ser cantadas, o que torna o projeto mais encantador, pois leva alegria à sala de aula.

 

Alunos cantando e dramatizando a música "O pato", de Vinicius de Moraes, na aula de música com a professora Isaura.
 

 

Esse projeto propõe atividades nas diferentes áreas, envolvendo todos os professores da turma, ressaltando as artes visuais, o movimento, as artes plásticas, a música, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro.

 

Vivemos num contexto de crescente degradação dos laços sociais, caracterizado pelo aumento das diferentes formas de violência e de exclusão social, onde as relações humanas tornam-se cada vez mais complexas e conflituosas. São grandes os desafios que nos convidam a encontrar soluções urgentes para a restauração dos laços sociais.

 

Temos uma proposta de cultura pela paz que pressupõe a compreensão da resolução de conflitos através do diálogo, do respeito, da colaboração e da responsabilidade. Para isso, organizamos também o Café Literário com pais e alunos, além de estudos de casos em sala de aula abordando temas variados: amizade, tolerância, paz, gratidão, respeito, justiça, união e honestidade.

 

Proposta da Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches

 

 

Café Literário com os responsáveis da turma 7601, da professora Valéria Dib, com a participação do Bairro Educador.

 

 

Clique na imagem abaixo e confira a primeira publicação com tag da 7ª CRE da Escola Helena Lopes

 

 

A Escola Municipal Helena Lopes Abranches, pertencente à 7ª Coordenadoria Regional de Educação e foi uma das escolas que, logo no início do portal Rioeduca, enviou seus trabalhos para publicações. Gostaríamos de agradecer pela participação especial e tão importante naquele momento e também para a história do nosso portal.

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.