
Quarta-feira, 24/07/2013
Cantinho Vivo na Sala de Aula
Cultivar plantas dentro de sala de Aula com os alunos é uma maneira interessante e divertida de estudar Ciências!
Elaborar um projeto de construção do “Cantinho Vivo” juntamente com a equipe pedagógica da escola pode render bons frutos.
De maneira descontraída, porém sempre planejada, construir com os alunos canteiros e vasinhos dentro de sala de aula proporcionará muito além dos conteúdos preestabelecidos de Ciências Naturais, aproximando-os da Natureza e mobilizando-os em relação à Preservação Ambiental.
Cuidado e respeito à Natureza precisam ser cultivados desde criança.
A abordagem e o que se pretende explorar com a criação do Cantinho Vivo vai depender do ano de escolaridade, da sondagem sobre as condições externas e ambientais, assim como da listagem e da captação dos recursos necessários para a execução.
São várias as propostas que podem ser desenvolvidas quando não se dispõe de um espaço com solo como num jardim por exemplo, como a organização de jardineiras e vasos utilizando o plantio através de mudas ou sementes, hortas ou jardins suspensos, jardim sensorial, terrários, entre outros. Veja mais em: Por que é importante plantar?
Terrário e vasinhos suspensos feitos a partir de garrafas pet. (Fonte das imagens: www.rioeduca.net; www.revistaescola.com.br;www.institutorecicle.org).
Através da organização do projeto Cantinho Vivo, integrando-o às demais disciplinas como Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática e Artes, o desenvolvimento desse será muito mais rico.
Podem ser trabalhados:
Alunos devidamente organizados para preparação de uma receita.
Topiaria feita a partir de sementes, pedrinhas e lascas de galhos.
Além de proporcionar aos alunos um pouco do contato com a Natureza, que muitas vezes acaba não sendo possível nas áreas urbanas, o cuidado e a preservação das plantas, enquanto ser vivo indispensável para a manutenção de vida do planeta, são noções indispensáveis.
Registrar as ações através de fotos durante o desenvolvimento das tarefas propostas e propor uma exposição aberta à visitação expondo o trabalho valoriza a todos os envolvidos e certamente renderá bons frutos.
Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
|


professor (110)
meio ambiente (15)