A A A C
email

Terça-feira, 30/07/2013

Rio, de Braços Abertos

Tags: 2ªcre.

 

Em comemoração aos três anos do portal Rioeduca, essa publicação faz referência à Classe Hospitalar Jesus, que foi uma das primeiras matérias publicadas pela 2ª CRE nesse portal no ano de 2010.

 

 

A professora Renata Carvalho, representante do portal Rioeduca na 2ª CRE, entrou em contato com a professora Elizabeth Leitão Ramos Luiz, regente da Classe Hospitalar Jesus, que concedeu uma entrevista contando a história das Classes Hospitalares e também sobre o trabalho realizado em sua unidade.


Atualmente, a Classe Hospitalar Jesus é regida pelas professoras  Elizabeth Leitão Ramos Luiz e Priscila Vieira Corantini. Elisabeth é professora da rede municipal de ensino desde 1976, ingressando na Educação Especial como professora da Classe Hospitalar Jesus em 1985. Priscila é professora da rede municipal de ensino com admissão em 1995, ingressando na Educação Especial em 1999, nos segmentos da itinerância, classe especial e, há 8 anos, na Classe Hospitalar.
 

 

 

Da esquerda para a direita: Professoras Priscila e Elizabeth.

 

 

Rioeduca: Professora Elizabeth, conte-nos um pouco sobre a história das Classes Hospitalares e também sobre a Classe Hospitalar Jesus.


Professora Elizabeth: Pensar em Classe Hospitalar, historicamente, nos leva à Paris, onde o trabalho se consolidou para alcançar o universo de crianças afetadas por doenças, mais precisamente tuberculose. Impedidas de participar de atividades escolares, principalmente durante a 2ª Guerra Mundial, a Classe Hospitalar permitiu às crianças e adolescentes mutilados o acesso à educação.


O atendimento a crianças e adolescentes internados no então Hospital Geral Jesus iniciou-se em 14 de agosto de 1950 com a designação da professora de ensino primário da rede pública Lecy Rittmeyer atendendo a reiterados pedidos do diretor do hospital, na época, David Pillar. Cabe ressaltar que, atualmente, o eixo de sustentação desse trabalho é o diálogo entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação no sentido de melhor atender aos cidadãos em seus direitos básicos à educação e à saúde. Hoje, a Classe Hospitalar Jesus é referência nacional nessa modalidade de atendimento pedagógico, funcionando ininterruptamente há 62 anos. Tem acompanhamento pedagógico da Educação Especial do Rio de Janeiro/ Instituto Helena Antipoff.

 

 

Atividade usando massinha com alunos da Educação Infantil.

 

Rioeduca: Como funciona o atendimento na Classe Hospitalar Jesus?


Professora Elizabeth: O atendimento educacional das crianças e adolescentes da rede de ensino em ambiente de tratamento de saúde, hospitalizadas, é realizado por professores da rede municipal de ensino do Município do Rio de Janeiro, requisitadas pela Educação Especial e lotadas na Escola Municipal 02.09.014 General do Exército Humberto de Souza Mello /2ª CRE.


A Classe funciona de segunda à sexta-feira em dois turnos, executando atividades letivas em sala de aula e nos leitos do hospital sob orientação da equipe de saúde com relação à atenção e à condição clínica dos pequenos pacientes. O objetivo é promover uma articulação entre os currículos concebidos e vividos através de uma organização pedagógica como planejamento, capacitação, planos de estudos, entre outras. Possui a intenção de facilitar a reinserção do aluno hospitalizado à sua escola de origem, escola onde a criança tem a sua matrícula escolar.

 

Mural do projeto "Planeta Vivo".

 

Rioeduca: Qual o projeto pedagógico planejado para o ano de 2013?

 

Professora Elizabeth: Existe uma dinâmica peculiar no processo pedagógico no que diz respeito ao Projeto Pedagógico instituído pela Classe Hospitalar Jesus anualmente. Em 2013, considerando o momento do Rio de Janeiro, como anfitrião de eventos de visibilidade mundial, elegemos o Projeto “Rio, de Braços Abertos”, com a finalidade de promover uma prática pedagógica contemporânea e significativa para a sociedade, com uma visão inclusiva.

 

Atividade no leito.

 

Rioeduca: Sabemos que a Classe Hospitalar Jesus possui um blog. Como surgiu a ideia de criar esse ambiente virtual?

 

Professora Elizabeth: Em 2010, surgiu a ideia de criar uma estratégia para divulgar o trabalho e suas potencialidades e a professora Karla Bastos, por dominar a ferramenta, inaugurou o blog.


O conteúdo do espaço virtual é atualizado periodicamente com o objetivo de manter os visitantes, alunos e pesquisadores informados sobre a dinâmica e gestão do trabalho no ambiente da Classe Hospitalar Jesus.

 

Aluno de Educação Infantil aprendendo sobre o corpo humano.

 

Conheça as matérias sobre a Classe Hospitalar Jesus publicadas no Rioeduca em 2010 e 2011.

 

Classe Hospitalar Jesus Recebe Medalha Pedro Ernesto.

 

Classe Hospitalar Jesus.
 

 

Conheça mais sobre o trabalho da Classe Hospitalar Jesus visitando seu blog:

http://classehospitalarjesus.blogspot.com.br/

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj




 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.