A A A C
email

Terça-feira, 24/09/2013

Projeto Livro no Quiosque

Tags: 2ªcre, edi.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu incentiva a valorização da leitura e investe na formação de leitores na comunidade escolar.

 

O projeto foi inaugurado no mês de maio por iniciativa da equipe do EDI Chácara do Céu em parceria com a comunidade. O objetivo do projeto é levar leitura de graça à comunidade Chácara do Céu. Dessa forma, os moradores podem ter acesso aos livros sem precisar ir até uma biblioteca. Além disso, o projeto colabora com a valorização do espaço público, visto que os livros ficam disponíveis em um quiosque.


No projeto Livro no Quiosque, os exemplares dos livros são colocados à disposição da comunidade numa instalação que foi denominada de quiosque. A partir desse momento, aquela publicação torna-se pública e, portanto, de responsabilidade de todos.

 

Divulgação dos livros disponíveis para a comunidade.


Segundo a diretora Kamilla, não é proibido levar o livro, mas para levar é necessário colocar outro no lugar dele. Qualquer tipo de publicação lembrando que, por ser em área comum e livre, não devem ser expostas publicações com teor sexual ou violento.

 

Moradores observando os exemplares dos livros.

 

O material, em sua maioria, foi doado pelo “Roda Viva”, parceiro que incentiva o projeto. A proposta de incentivar a leitura e formar leitores na comunidade Chácara do Céu tem dado certo.


No dia da inauguração do projeto Livro no Quiosque, houve contação de histórias com a senhora Maria Helena Lopes, auxiliar de biblioteca da Indústria do Conhecimento da FIRJAN.

 

Contação de história feita pela senhora Maria Helena Lopes. 

 

Diretora Kamilla Broedel conversando com a comunidade.

 

A professora Kamilla nos relatou como tem sido o desenvolvimento do projeto desde seu início até hoje:


O projeto iniciado, em maio de 2013, consiste em proporcionar e incentivar a leitura de forma gratuita para os moradores da comunidade da Chácara do Céu. Sendo esse projeto de possível aplicação para diversos locais da cidade.


Com livros doados através da parceria do Centro Cultural Roda viva, diariamente colocamos quatro publicações de gêneros diversos - geralmente um infantil, um livro adulto e duas revistas - no quiosque da comunidade e deixamos lá para que as pessoas que por ali circulam possam usar e levar para casa.


A proposta verdadeira é que as pessoas troquem os livros ali expostos, colocando, quando retiram, outra publicação no local.


Como já havia sido previsto, inicialmente os livros sumiram ou foram rasgados. Era uma grande vitória quando chegávamos à escola e os livros ainda estavam ali.


Com o tempo, tivemos o retorno do projeto ou através de elogios, principalmente das instituições locais, ou com moradores devolvendo livros para a escola, colocando-os dentro da escola para que os mesmos não sumissem durante um final de semana, ou solicitando a outras pessoas da comunidade que não estragassem ou rasgassem o material que ali estava.


O projeto ainda está em andamento e possuímos na escola um controle de entrada e saída. Infelizmente, a maioria dos livros ainda desaparece, mas gostamos de pensar que tal fato deve-se a falta de livros para efetuar a troca, e acreditamos que existe sim algo de positivo na pessoa que leva o livro para casa, independente de a troca ter de fato acontecido.


O projeto busca, além de incentivar a leitura, responsabilizar os cidadãos pelo bem público, pois, a partir do momento que o livro dá entrada no quiosque, ele se torna um bem público e passa a ser dever de todos da comunidade zelar por ele.


Professora Kamilla Broedel, diretora da unidade escolar.

 


Parabéns à equipe do EDI Chácara do Céu por promover ações e incentivar atitudes que desenvolvam o hábito de leitura.
  

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
edi (87)

Comentários
Parabéns ao Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu por ajudar a formar um Rio de Leitores!

Postado por Patrícia Fernandes em 24/09/2013 10:18