A A A C
email

Segunda-feira, 16/09/2013

Dia Mundial da Internet Segura 2013

Tags: 6ªcre, núcleodearte.

O aluno João Paulo Santiago ganhou o prêmio do concurso de vídeo do Dia Mundial da Internet Segura na categoria adolescente. O aluno produziu o vídeo na Oficina de Animação Experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo.

 

Na internet dá para fazer muitas coisas boas e divertidas. Mas existe um outro lado ruim e  perigoso, especialmente para as crianças e os adolescentes. Quanto mais informados eles estiverem, mais fácil irão se proteger e aproveitar o que há de bom.

 

Pensando nesta questão, a Safer Net Brasil lançou no início do ano o concurso do Dia Mundial da Internet Segura 2013. Ele teve como propósito incentivar a participação de adolescentes e jovens nas campanhas de promoção do uso responsável e seguro da internet, debatendo a questão da cidadania na web brasileira, para que possamos, todos juntos, aumentar ainda mais as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias de comunicação e informação.

 

Para concorrer ao prêmio em uma das categorias, adolescente (13 a 17 anos) ou jovem (18 a 21 anos), o candidato deveria criar um vídeo, de até dois minutos, que ilustrasse o tema Direitos e Deveres Online: Conecte-se com Respeito.

 

Diversas técnicas como animação, efeitos de texto, desenhos, stop motion poderiam ser utilizadas. Os vídeos enviados foram avaliados segundo os seguintes critérios: objetividade, replicabilidade, qualidade na abordagem do tema, originalidade, efeito multiplicador e interatividade.

 

O vídeo da campanha brasileira para o Dia Mundial da Internet Segura foi coordenado no Brasil pela Safernet, Ministério Público Federal e Comitê Gestor da Internet do Brasil.

 

Navegar na internet é uma experiência única e maravilhosa, mas cuidado com os excessos. Visitar lugares novos, dar um abraço e se exercitar ao ar livre, por exemplo, são tão importantes quanto descobrir o mundo virtual. Tem hora certa para tudo!

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o concurso Dia Mundial da Internet Segura 2013 para se preparar para o próximo ano? Então clique AQUI!

 

Aluno da 6ª CRE é premiado no concurso do Dia Mundial da Internet Segura

 

Na primeira semana de julho, o Núcleo de Arte Grande Otelo recebeu uma ótima notícia. O aluno João Paulo Santiago havia sido selecionado como finalista do Concurso de Vídeo do dia Mundial da Internet Segura na categoria adolescente.

 

O vídeo produzido por João Paulo foi construído na Oficina de Animação Experimental do Núcleo de Arte Grande Otelo, que é oferecida aos alunos da rede pública municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro.

 

O objetivo dessa oficina é trabalhar a linguagem da animação, oportunizando a vivência de experiências no campo desta arte. Apresentar, conhecer e experimentar alguns conceitos e técnicas elementares de animação, dentro da estética poética trash, que possibilita mais liberdade de criação e uma preocupação menor com relação à escassez de recursos e/ou de tempo.

 

Uma das técnicas usadas na oficina de animação é a live action, a arte de registrar imagens em movimento. Para realizar essas animações, é necessário ter disciplina, concentração, persistência, criatividade e espírito de colaboração.

 

Na avaliação geral do trabalho, a professora Imaculada Conceição viu como é importante levar em consideração a capacidade poética dos alunos em trabalhar com o improviso, com o inusitado e com o acaso. Assim, eles podem mostrar a capacidade de criar e recriar realidades estáticas a partir  do que se apresenta como material e ideias propostas.

 

A criatividade é o que impulsiona ideias criativas.

 

A oficina de animação  é uma das formas de desenvolvimento da curiosidade, da motivação e do impulso exploratório das crianças.

 

Experiências interessantes ajudam a ativar energicamente o “sistema de busca” que dá base à capacidade criativa. Essas habilidades ajudam a criança a se relacionar bem, a conhecer lugares, se aventurar sem inseguranças e a superar obstáculos com determinação.

 

João Paulo demonstra ser um ótimo aluno, é aplicado, possui uma família o apoiando e torcendo para seu sucesso e, acima de tudo, respeita os demais e sabe aproveitar as chances que tem para construir novos conhecimentos. Ele usou de toda a sua criatividade na produção dos vídeos na oficina de animação.

 

Diante de tudo isso, João Paulo tem um caminho de muito sucesso a trilhar. Ele já tem muitas vitórias e uma delas foi no concurso Dia da Internet Segura 2013, na categoria adolescente, com o vídeo "Respeito na Web: Conecte-se com Respeito". Ele foi o ganhador do segundo lugar e recebeu como prêmio uma máquina fotográfica e um kit da SaferNet Brasil.

 

Vídeo produzido pelo aluno João Paulo na oficina de animação do Núcleo de Arte Grande Otelo que o levou a conquistar o segundo lugar no concurso Dia da Internet Segura 2013.

 

O semestre foi chegando ao fim e nada da premiação ser entregue. No dia 12 de julho, para alegria de todos, uma encomenda chegou até a escola para o aluno.  O turno de trabalho já havia terminado e os colegas do João já tinham ido embora, com exceção de seu amigo Rubilemes que presenciou a emoção de todos.

 

Esse prêmio traduz toda a competência do aluno João Paulo ao tratar de um tema de grande relevância no nosso século para as crianças e jovens. Ele mostrou, acima de tudo, que a internet não é uma terra sem lei. Se você tem direitos e deveres em casa, na escola e em outros lugares, você também tem direitos e deveres na web. Pense nisso!

 

Parabéns pela conquista, João Paulo! Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Sua caminhada está só começando, mas você já é um vencedor! É um orgulho tê-lo no Portal Rioeduca!

 

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo.

 

Pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

 

Você quer ver o seu aluno no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante do Rioeduca da sua CRE e divulgue os alunos que são destaque na sua escola! Será um prazer tê-lo no Portal Rioeduca! Este espaço é meu, é seu é nosso! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª Cre

Twitter: @Paty_PP

Facebook: patricia_pff@yahoo.com.br

E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto. Que os trabalhos desenvovidos pelo Núcleo de Artes frutifiquem cada vez mais...

Postado por Christiane Penha em 16/09/2013 13:27

Parabéns para a escola pelo trabalho desenvolvido.

Postado por Selma de F. G. Gusmao em 07/10/2013 14:15