A A A C
email

Quinta-feira, 19/09/2013

Anima Escola na 9ª CRE

Tags: 9ªcre, blogdeescola, animaescola.

A E. M. Alba Cañizares do Nascimento, da 9ª CRE, realizou em setembro oficinas do Anima Escola. Um dos objetivos é introduzir nas escolas a linguagem da animação, proporcionando a experiência de produzir filmes animados de forma crítica e criativa.

 

Através do compartilhamento de informações do blog da escola, ficamos conhecendo esta atividade que nos chamou a atenção e que hoje temos o prazer de compartilhar com os nossos leitores. Vamos conhecer um pouco mais deste trabalho que vem sendo realizado nas nossas escolas: o universo da animação no site do Anima Escola e no Blog da E. M. Alba Cañizares do Nascimento.

 

 

Anima Escola - Criado pela equipe do Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, o projeto oferece cursos e oficinas a alunos e professores, para que possam produzir em sala de aula os seus próprios filmes de animação.


De forma lúdica, a metodologia desenvolvida para a produção de filmes animados estimula o desenvolvimento de diversas habilidades e competências fundamentais para o desenvolvimento de crianças e de jovens: criatividade, planejamento, síntese, abstração, concentração e comunicação.


"Nós, do Anima Escola, acreditamos que a linguagem da animação deve estar presente na escola como fonte de conhecimento e não apenas como um recurso didático, possibilitando a professores e alunos novas formas de expressão e conhecimentos que os ajudem a viver na sociedade contemporânea, fortemente marcada pela presença do audiovisual."

 

Equipe do Anima Escola e professoras da E.M Alba Cañizares.

 

Arte e Educação no processo ensino-aprendizagem, encontro selado pela reciprocidade de gentileza e reconhecimento!

 

Professoras da E. M. Alba Cañizares prestigiando o Anima Escola e
apreciando as produções dos alunos.

 

O Anima Escola realiza um trabalho incrível com os alunos! É o lúdico envolvendo os discentes para o mundo mágico da criatividade e da concentração, trazendo vida aos objetos inanimados em um enredo, uma história construída pelas crianças. Vale ressaltar que o trabalho é sempre em equipe e a parceria é fundamental.


O primeiro momento é no auditório, com explanação sobre as técnicas de animação que foram desenvolvidas nas oficinas:

 

PIXILATION

Animação com pessoas que criam com seu próprio corpo poses sucessivas para a câmara, quadro a quadro, como se fossem bonecos animados.


 

ZOOTRÓPIO

Inventado em 1833, esse aparelho encanta, ao realizar a mágica da animação com dezesseis desenhos feitos em sequência.

 


 

MASSINHA

A cada foto, personagens da massa de modelar são transformados ou reposicionados sobre o cenário. Animação feita em grupo.

 


 

Foi uma semana maravilhosa, de 3 a 6 de setembro, repleta de afetividade e de gratidão pela equipe do Anima Escola.


Equipe do Anima Escola, coordenadora Milca Sena e a diretora Carla Adriana.


Parabéns, equipe da E. M. Alba Cañizares do Nascimento por manter o blog atualizado, proporcionando o compartilhamento das atividades que a unidade vem desenvolvendo. Parabéns, também, à equipe do Anima Escola pelo trabalho envolvente que vocês realizam junto aos nossos alunos.

 

Conheça outras atividades da E. M. Alba Cañizares do Nascimento acessando seu blog.


 

Conheça o site do Anima Escola. Nele, você encontra várias informações importantes e saiba como participar destas oficinas.


 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves


 


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
blogdeescola (75)
animaescola (3)

Comentários
A linguagem da animação deve estar presente na escola como fonte de conhecimento e não apenas como um recurso didático. Ela possibilita a professores e alunos novas formas de expressão e conhecimentos que os ajudem a viver na sociedade contemporânea, fortemente marcada pela presença do audiovisual. Parabéns pela matéria!

Postado por Patrícia Fernandes em 19/09/2013 08:15