A A A C
email

Sexta-feira, 20/09/2013

Elaboração de Projetos em Ensino de Ciências

Tags: blogsderioeducadores, educopédia, mídias, especialistas, ensino de ciências.

Projeto de ensino é um conjunto de atividades relacionadas a uma temática que pode ser desenvolvido em um tempo previamente estabelecido dentro do planejamento didático. No seu desenvolvimento, pode ser utilizada uma gama de recursos que envolvem a mobilização de pessoas e o uso de equipamentos ou materiais variados.

 

Para Santomé (2001, p. 35), deve-se buscar "construir projetos educativos nos quais os valores de acolhimento, respeito, tolerância e solidariedade atravessem o trabalho particular de cada docente".

 

 

A elaboração de projetos passa, então, pela escolha do tema, podendo essa atividade ser realizada com a participação dos alunos. Quando estivermos elaborando um projeto, é importante que pensemos que realidade pretendemos transformar. Em um projeto sobre educação ambiental, por exemplo, podemos pensar se queremos que nossa escola trabalhe valores voltados para a conservação do meio ambiente.

 

Esta reflexão se traduz na justificativa do projeto no qual podemos expressar a dimensão do que vai ser trabalhado. Além disso, é preciso pensar sobre o que se vai fazer, ou seja, a indicação da ação que será realizada, e qual a sua finalidade, que é a indicação do que se pretende alcançar com o desenvolvimento do projeto.

 

 


Uma etapa não menos importante em um projeto são os aspectos metodológicos e estratégias didáticas a serem utilizadas durante sua realização. Pensar sobre como desenvolver um projeto de Ciências significa refletir sobre os recursos necessários, e mesmo os indispensáveis, diante das possibilidades que temos. Sem desconsiderar que a seleção deve ser feita pelo professor junto com os alunos envolvidos.

 

 


Um aspecto que tem de ser planejado na realização do projeto é a montagem de um cronograma com a divisão do tempo. Cabe lembrar que este exercício prévio ajuda-nos a distribuir o tempo dentro do planejamento mais amplo das atividades da escola, devendo ser pensado de forma articulada a estas. A Avaliação do projeto precisa centrar-se no envolvimento e crescimento dos alunos de forma contínua, mostrando o desenvolvimento ao invés de focalizar os aspectos pontuais.

 


A realização de um projeto com essas características requer uma interação coletiva entre os diversos segmentos e disciplinas da escola. Trata-se de uma atividade totalizadora do ambiente escolar que exige um esforço conjunto para obtenção dos recursos necessários. A escolha da temática e o formato do projeto podem variar de acordo com a escola, as possibilidades dos professores e os interesses dos alunos. Entretanto, sejam quais forem as características que os projetos assumam, nossa experiência nos mostrou o quanto vale a pena investirmos nestas atividades integradoras e articuladas entre disciplinas e turmas, professores e orientadores.

 

______________________________________________

Referências:
Elaboração de Projetos em Mídia e Educação. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/. Acesso em: 11 de outubro de 2003.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. O Professorado em época de neoliberalismo: dimensões sociopolíticas de seu trabalho. IN LINHARES, Célia (Org). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. 2 ed, São Paulo: Cortez, 2001.

 

Ronaldo Gomes da Silva é pós-graduado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense, bacharel e licenciado em Ciências Físicas e Biológicas e bacharel em Direito. Atualmente é professor de Ciências da SME/RJ. Ex-Diretor-Adjunto da E. M. Prof. Joaquim da C. Ribeiro. Tem experiência na área de Zoologia e Educação e Direito ambiental.

 

Cristiane Guntensperger Sousa

Contatos: cristiane.gun.sousa@gmail.com

Facebook: Cristiane Guntensperger

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsderioeducadores (89)
especialistas (33)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.