A A A C
email

Sexta-feira, 10/01/2014

A Escola Municipal Mário Lago visita o CCBB

Tags: 10ªcre.

 

Em agosto, os alunos da Escola Municipal Mário Lago foram contemplados com a visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde está concentrada uma gama de conhecimentos sobre a história do Banco do Brasil e da Cidade do Rio de Janeiro.

 

A Unidade Escolar, pertencente à 10ª Coordenadoria de Educação (10ª CRE), está localizada no bairro de Manguariba e atende alunos do 1º ao 6º ano e da Classe especial.

 

Alunos visitando o CCBB.

 

O Centro Cultural contém o programa CCBB Educativo, que realiza visitas mediadas e atividades relacionadas às exposições e à história do CCBB.


Neste mês, no Centro Cultural, os alunos participaram de ações educativas relacionadas à exposição "Da Vinccis do Povo", do artista chinês Cai Guo-Qiang que, atualmente, vive nos Estados Unidos.


A exposição mostra o desenvolvimento das obras desse artista que, para desenvolver suas obras, nunca trabalha sozinho. Como técnica, ele utiliza pólvora e estêncil para elaborar suas obras de arte através da explosão e com a participação de muitos voluntários.


Nessa exposição, além de conhecerem as obras criadas pelo artista, todos puderam conhecer a coleção pessoal de obras adquiridas por Cai Guo-Qiang, que contém obras de artistas camponeses que um dia sonharam em voar.


Os alunos realizaram atividades de laboratório.

 

Espaços da Exposição no CCBB.

 


Dentre as atividades realizadas no laboratório, os alunos aprenderam a usar o estêncil (do inglês stencil), que é uma técnica utilizada pelo artista. Com o objetivo de aplicar um desenho ou ilustração, que pode representar um número, letra, símbolo tipográficos ou qualquer outra forma de imagem figurativa ou abstrata, a tinta é aplicada através de corte ou perfuração em papel ou acetato.


Outra atividade desenvolvida pelos alunos foi a Técnica de Mozarts do Povo, no projeto “Musicando”. O objetivo era escrever uma frase relacionada à exposição e criar uma melodia para ela, utilizando vários instrumentos.


A visita ao espaço foi de grande importância para a aplicação de conceitos trabalhados em diversas disciplinas que fazem parte do currículo do Ensino Fundamental.


Os professores das disciplinas de História, Ciências e Geografia puderam aproveitar os conceitos da evolução da tecnologia, os contextos socioeconômicos e históricos, além do uso de várias técnicas que trabalham o raciocínio.


É, também, uma oportunidade dos alunos entrarem em contato com o Centro do Rio de Janeiro, pois muitos deles ainda não tiveram a oportunidade de passar por um lugar tão importante e repleto de construções antigas e memórias de acontecimentos históricos ocorridos no Brasil.

A professora responsável pelo Projeto na Unidade Escolar é Micheli Pires da Silva, regente nas turmas de 6º ano na disciplina de Ciências.

 

Alunos participando das atividades no CCBB.

 


Além dessa, outras exposições do CCBB já foram visitadas pelos alunos da Unidade Escolar, contemplando diversos anos de escolaridade, tais como as exposições: “Movie-se – Nos tempos da animação” e “ELLES – Mulheres artistas”.
 

 

Suelen Corrêa

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 10ªCRE

suelencorrea@rioeduca.net

twitter: @suelencorrea29

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Como é bom ver o trabalho de uma profissional que não mede esforços para mostrar aos seus alunos o mundo diferente do que ele tem acesso. Parabéns, Micheli Pires!!! Nós da Mário Lago temos muito orgulho em ter você perto de nós. Parabéns, Suelen Corrêa por retratar mais uma ação da nossa escola.

Postado por Katia Bezerra em 04/10/2013 07:37

Os passeios são fundamentais para a formação integral dos estudantes. Toda escola precisa ensinar as disciplinas básicas, mas as boas escolas vão além e oferecem atividades complementares. Parabéns!

Postado por Patrícia Fernandes em 04/10/2013 08:53

Muito obrigada! Esse trabalho não seria possível sem o apoio da Direção e todos os funcionários da nossa unidade. Espero contribuir cada vez mais para o sucesso dos alunos!!!

Postado por Micheli Pires em 04/10/2013 17:56

O CCBB é um excelente espaço para adquirir conhecimentos. A a Professora Escola Municipal Mário Lago pode se Micheli Pires da Silva que realizou um belo trabalho que contribuiu para o enrequecimento dos alunos!

Postado por Helena(by troia) em 06/10/2013 16:20