A A A C
email

Segunda-feira, 21/10/2013

Projeto CriÁrvore

Tags: 6ªcre, extensividade.

 

No mês de setembro, o CIEP João do Rio, em Guadalupe, realizou o projeto CriÁrvore com os alunos do 1º e do 2º ano. O objetivo principal é conectar os alunos com o desenvolvimento de uma árvore e potencializar o ensino através da interdisciplinaridade.

 

Se você está pensando um ano à frente, semeie uma semente. Se você está pensando dez anos à frente, plante uma árvore”. Poeta Chinês, 500 a.C.

 

Houve tempo em que plantar uma árvore era um prazer, brincadeira de criança. Tempos depois se tornou uma espécie de obrigação civil divulgada amplamente por diversas e contínuas campanhas. Infelizmente o prazer não existe mais, nem as campanhas.

 

É preciso resgatar o olhar das pessoas para esses seres vegetais! Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos. Está sempre presente como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos.

 

A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como a semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!

 

 

"A árvore que sabia dar-se" é uma história sobre a amizade sem condições. Que é, ao mesmo tempo, uma lição de consciência ecológica. Foi baseada no clássico infantil de Shel Silverstein (1930-99) "A Árvore Generosa" (1964).

 

Vamos apreciar a natureza e as árvores da mesma maneira como apreciamos a presença de um amigo sincero!

 

Projeto CriÁrvore

 

O Centro Integral de Educação Pública (CIEP) João do Rio localiza-se em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro, e atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano. A gestora desta unidade escolar, professora Deise Nunes, juntamente com sua equipe, pensa em deixar cidadãos melhores para o futuro do nosso planeta.

 

Por isso, as professoras Alexandra Moreira (1.102) e Noemi Pereira (1.201) entraram de cabeça no projeto CriÁrvore, desenvolvido pela E/SUBE/CED – Extensividade, em parceria com o Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Esse projeto consiste na distribuição de sementes de árvores nativas da mata atlântica para a produção de mudas.

 

As professoras receberam um kit contendo as sementes e o manual com as instruções de cada etapa do projeto. O objetivo principal é  conectar os alunos ao processo de desenvolvimento de uma árvore, de modo que eles presenciem a germinação e o desenvolvimento das sementes até a sua plenitude.

 

O monitoramento do projeto está sendo feito através do registro de fotografias, desenhos e histórias. Um contador de árvores está sendo construído para que, em 2014, se faça uma estimativa de quantas árvores cresceram junto ao projeto, quantas foram plantadas nas escolas e quantas foram destinadas ao reflorestamento.

 

 

A professora Alexandra Moreira, turma 1.102, tem o intuito de criar, naturalmente, uma consciência ecológica e abrir espaço para a preservação da natureza pelas futuras gerações.

 

A escola é um ambiente propício para se levar educação ambiental e formar cidadãos mais responsáveis.

 

Com o projeto CriÁrvore, a professora Noemi Pereira, turma 1.201, está propondo um novo caminho que levará seus alunos a uma nova relação com o meio ambiente.

 

Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o meio ambiente em que vive é um dos objetivos do projeto CriÁrvore.

 

Com este projeto, os professores do CIEP João do Rio puderam oferecer aos alunos atividades interdisciplinares, mostrando a importância da valorização das árvores, além de torná-los agentes responsáveis pela criação e transformação da sua realidade.

 

O trabalho realizado com os alunos ajudará a determinar as atitudes e posturas das crianças frente ao mundo. Através do exemplo dado na escola, eles crescerão e se tornarão adultos comprometidos em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso planeta. Como vimos, a educação ambiental é levada a sério no CIEP João do Rio!

 

Parabéns às professoras Alexandra Moreira e Noemi Pereira, por abraçarem este projeto de forma tão consciente! Os questionamentos acerca dos problemas ambientais devem ser encarados de forma coletiva, em que todos os cidadãos podem e devem fazer a sua parte. É um orgulho ter o trabalho desta equipe de sucesso no Portal Rioeduca!

 

Conheça um pouco mais do trabalho do CIEP João do Rio visitando o Facebook da escola! Para curtir, clique AQUI!

 

Quer ter o seu trabalho publicado no Portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua CRE! Divulgue suas práticas pedagógicas! Este espaço é meu, é seu é nosso! Até a próxima semana!

 

Professora Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª Cre
Twitter: @Paty_PFF
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
extensividade (16)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.