
Quarta-feira, 30/10/2013
Monitoria em Sala de Aula
O trabalho de monitoria desenvolvido pelo professor em sala de aula em parceria com os alunos tem como principal objetivo facilitar o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando a relação professor-aluno e desenvolvendo atitudes cooperativas.
Buscando o atendimento dos alunos dentro das suas diversidades em sala de aula, o trabalho de monitoria visa desenvolver e estimular tanto os alunos monitores quanto aqueles que são atendidos pela monitoria paralelamente ao trabalho do professor.
Independentemente da disciplina que se propõe à prática da monitoria, é fundamental levar em consideração o planejamento e o estabelecimento de objetivos claros e específicos, que devem ser discutidos com a turma. Para a escolha dos monitores, vários aspectos devem ser considerados, dentre eles: maturidade, conhecimento do conteúdo e abordagem clara para com os colegas.
Atividade de monitoria em Matemática realizada pela aluna com a supervisão da professora.
As atividades de monitoria devem ser gradativamente introduzidas na rotina escolar, pois, se mal planejadas e mal orientadas, podem trazer resultados inesperados e aquém das expectativas e dos objetivos propostos.
A escolha de monitores precisa ser feita com cautela, pois, além de dominar o conteúdo, os alunos precisam desenvolver certa maturidade para a compreensão de que o trabalho deles é ajudar e orientar, e nunca fazer o trabalho para o colega!
Alunos da E. M. Vice-Almirante Paulo de Castro envolvidos em atividades colaborativas.
Não existe “receita pronta”, regras a serem seguidas pontualmente para que esse tipo de prática funcione.
O professor tem que levar em conta a realidade de sua turma e em que momento a monitoria o auxiliará.
Cuidados para que se tenha sucesso:
As atividades de monitoria favorecem a interação, criam vínculos, estabelecem confiança entre professor e alunos e, principalmente, entre os próprios alunos.
Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
|


professor (110)
saladeaula (6)
Postado por Patrícia Fernandes em 30/10/2013 11:01