A A A C
email

Sexta-feira, 25/10/2013

Brincando de Soletrar...

Tags: 10ªcre.

 

A Escola Municipal Maria de Jesus Oliveira realizou um Concurso de Soletração com as turmas do 4º e 5º ano. O objetivo é aumentar a identificação do aluno com a Língua Inglesa, bem como ampliar o seu vocabulário.

 

A Unidade Escolar possui 647 alunos, atendendo os Grupamentos de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano de escolaridade. Trabalha com subprojetos que são desenvolvidos no decorrer do ano letivo, sendo todos voltados para a alfabetização e integração dos alunos com o mundo além da sala de aula.

 

As turmas começaram a ter a disciplina de Inglês incorporadas em seu currículo escolar no ano de 2011. Desde então, possuem dois tempos semanais com professores especializados para aprender a introdução básica desta que é a segunda língua mais falada em nosso país.

 

A ideia desse subprojeto surgiu através do objetivo de usar a interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos da disciplina com outras áreas de conhecimento. Essa interação é uma maneira complementar ou suplementar, que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo. Saber que deve ser valorizado no processo de ensino-aprendizado.

 

 

O convite aos alunos da Unidade Escolar.

 

A atividade transcorreu da seguinte forma:

 

  • Todos os alunos das turmas do 4º e 5º ano foram convidados a participar do projeto;

 

  • Os alunos receberam uma lista com palavras, divididas em níveis de dificuldade: fáceis, médias e difíceis. Essas palavras foram estudadas, pois são a base da competição.  O vocabulário utilizado foi extraído do material Zip from Zog;

 

  • Foram realizadas competições prévias nas salas de aula com o objetivo de selecionar aproximadamente três alunos finalistas em cada turma;

 

  • A final foi realizada fora da sala de aula com a presença dos demais alunos e com a colaboração de professores que participaram da comissão julgadora.

 

Começando o concurso...

 

 

Regras:

 

Primeira etapa: não foi de caráter eliminatório. Houve um sorteio de uma palavra para cada aluno e, mesmo que este cometesse algum erro ao soletrá-la, continuaria na competição.

 

Segunda etapa: de caráter eliminatório. Uma vez sorteada a palavra, o aluno deveria soletrá-la corretamente, pois, ao final da rodada, haveria a eliminação. Caso todos errassem, a rodada seria nula. O vencedor seria aquele que conseguisse passar por todas as etapas com perfeição.

 

Direitos do aluno participante:

 

  • Solicitar a repetição da palavra (uma vez);

 

  • Solicitar a tradução da palavra.

 

Após esgotadas as duas solicitações, o aluno teria quinze segundos para soletrar.
 

Em caso de empate, as palavras difíceis seriam utilizadas.

 

 

Alunos participando das etapas do concurso de soletração.

 

Resultado final:

 

  • 1º lugar: o aluno que conseguiu passar por todas as etapas;
  • 2º lugar: o último aluno eliminado;
  • 3º lugar: o penúltimo aluno eliminado.

 

Todas as turmas acompanharam as etapas do concurso, torcendo para os seus representantes passarem de uma fase para outra. Foi um clima de muita harmonia, interação e espírito de equipe.

 

 

Alunos sendo premiados ao final do concurso.

 

Esse subprojeto aconteceu com participação especial de: Renata Franco (Professora de Inglês), Andrea Fernandes (Coordenadora de Parcerias Educacionais - LF), Rafael Camacho (Professor de Educação Física), Claine Nery, Mônica Fresteiro (Diretora) e Lucimere Cesário (Diretora Adjunta). Foi mais um belo trabalho desenvolvido pela Unidade Escolar envolvendo todos os alunos e instigando a vontade de aprender cada vez mais.

 

Professora Renata Franco, Professor Rafael Camacho, Andrea Fernandes, Diretoria Adjunta Lucimere, Professora Claine Nery e Diretora Geral Mônica Fresteiro.

 

Suelen Corrêa

é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ªCRE

 

Contato:

suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.