A A A C
email

Sexta-feira, 01/11/2013

Brincando de ser criança...

Tags: 10ªcre.

 

O CIEP Alberto Pasqualine realizou na segunda quinzena do mês de outubro um Projeto envolvendo os alunos de todos os Grupamentos da Unidade Escolar.

 

O CIEP 10.19.210 Alberto Pasqualine, da 10ª CRE, possui aproximadamente 1.320 alunos, distribuídos entre os Grupamentos de Educação Infantil e o 1º segmento (1º ao 5º ano), além das turmas de Classe Especial e PEJA.

 

O Projeto “Brincadeiras de criança, como é bom” foi idealizado pela Professora Adelina Martins. Adelina é professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro, graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia. Sempre gostou de compartilhar as atividades com suas colegas de trabalho, pois pensa que agindo em grupo pode evoluir e desenvolver seu potencial. Além de ser uma forma de interagir com seus alunos, já que eles são a razão de tudo.

 

 


 

Projeto idealizado pela Professora Adelina Martins, desenvolvido no CIEP Alberto Pasqualine.

 

A justificativa do projeto para Adelina se dá porque ao falar atualmente de criança, logo vem à mente a palavra BRINCAR. Isso porque, a criança desde pequena brinca de cantigas de roda, e se sente parte do mundo dos adultos, não de forma imediata, mas simbólica, amadurecendo assim seu pensamento, seus movimentos, sua interação com os objetos e com o meio em que vive. 

 

O objetivo principal do projeto foi promover, durante a semana da criança, atividades extraclasses, variadas e interessantes, visando dar aos alunos oportunidades de lazer e sociabilidade educativas, valorizando o gosto pelo brincar, e manter viva as cantigas de rodas, através da leitura e releitura, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras de antigamente. 

 

Momentos das brincadeiras nos diferentes espaços da Unidade Escolar:

 

 

 

 

Atividades sendo desenvolvidas com alunos de todos os grupamentos da Unidade Escolar.

 

Durante a semana, foram expostos os trabalhos desenvolvidos. No cinema com pipoca, a diversão foi muito demais, a gincana foi realizada em dois dias, um dos momentos mais animados da semana.

 

Nesse período, os espaços da Unidade Escolar se transformaram em um universo diferente, onde cada momento levava a criança a um mundo mágico, valorizando o "brincar" uns com os outros, com instrumentos muitas vezes esquecidos pelo tempo, de tal modo que até os adultos viraram crianças, relembrando suas brincadeiras de infância.

 

"Essa viagem trouxe momentos agradáveis de diversão e de alegria, para todos os professores e crianças de nossa escola."

Professora Adelina Martins

 

O importante é ser criança... Sempre!

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
O brincar é uma ação importantíssima para o desenvolvimento da criança! Parabéns por desenvolver este trabalho com nossas crianças!

Postado por Patrícia Fernandes em 01/11/2013 08:37