A A A C
email

Terça-feira, 12/11/2013

Conversando e aprendendo sobre a Consciência Negra

Tags: 11ªcre, consciência, negra.

Durante o mês de Novembro, a sala de leitura da E. M. Belmiro Medeiros realizou contações de histórias sobre o Brasil Colonial e a Escravidão. A importância do povo africano na formação da cultura nacional foi destaque com a professora Edilma Trajano. CONFIRA!

 

A professora da Sala de Leitura Edilma Trajano trabalhou o tema Consciência Negra com as turmas da Classe especial e o primeiro segmento (1°, 2° e 3° ano). Foram trabalhadas as histórias: "Escrava Esperança", "Menina Bonita do Laço de Fita" e "Bruna e a Galinha de Angola".

 

A professora, antes de iniciar a contação de histórias, explicou o surgimento da data comemorativa e contextualizou para os alunos compreenderem a sua importância, como explica Edilma: "Eu fiz uma contação de histórias sobre os escravos, falei da escravidão, do fim da escravidão, dos quilombos, de Zumbi e por fim da herança cultural deixada pelos negros!"

 

Turma do 2° ano trabalhando sobre a história da Escrava Esperança.

 

"Em 1770, muito antes da Princesa Isabel, uma escrava chamada Esperança Garcia destacou-se pela sua coragem ao redigir uma petição dirigida ao governador da Capitania do Maranhão, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, os maus-tratos sofridos nas mãos de Antônio Vieira de Couto, inspetor de Nazaré, localidade que hoje é o Município de Nazaré do Piauí (PI). Na mais antiga petição escrita por um escravo no Brasil, ela denuncia os maus-tratos sofridos a partir do confisco das fazendas dos jesuítas pela Coroa Portuguesa. Pediu ainda que fosse devolvida à Fazenda Algodões e que sua filha fosse batizada."

(http://www.senado.gov.br)

 

Mural final com a história da Escrava Esperança.

 

"Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos."

(Bob Marley)

 

Turma especial realizando um trabalho sobre o livro "Menina Bonita do Laço de Fita". Destaque para o Cantinho da Literatura Afro-Brasileira, com livros dessa temática.

 

Turma da Classe especial trabalhando sobre o livro "Bruna e a Galinha de Angola".

 

Sobre o trabalho desenvolvido, a professora finalizou: "Em todos os trabalhos procurei incentivar a produção espontânea dos alunos e sua criatividade nos desenhos. Também confeccionamos juntos os murais para que assim pudessem se sentir valorizados vendo seus trabalhos expostos pela escola."

 

Clique aqui e conheça mais sobre os projetos da professora Edilma Trajano.

Conheça a E. M. Belmiro Medeiros da 11ª CRE.

 

Parabéns à professora Edilma Trajano e toda equipe da E. M. Belmiro Medeiros por propiciar momentos de sabedoria e reflexão a seus alunos! 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

11ªcre (143)
negra (4)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.