A A A C
email

Terça-feira, 14/01/2014

Projeto Ciência Hoje na Escola

Tags: 2ªcre.

Escolas de nossa Rede, em parceria com a revista Ciência Hoje das Crianças, realizaram um belo trabalho apresentado em uma exposição científica.


O projeto da revista Ciência Hoje das Crianças está relacionado ao apoio da educação dos alunos em uma ação de reforço escolar para o ensino de Ciências. Essa ação está integrada ao projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”, pois, após ser utilizada em sala de aula, o aluno leva a revista para casa, contribuindo com o acervo da família.


Ao longo do ano letivo de 2013, as turmas da Casa de Alfabetização e as do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental receberam mensalmente um exemplar da revista para serem explorados por professores e alunos durante as aulas. A revista Ciência Hoje para Crianças tem uma linguagem de fácil compreensão e temas interessantes que despertam a curiosidade dos educandos.

 

 

Professores durante a Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje, de Apoio à educação das crianças.

 

Como culminância do projeto, as unidades escolares participaram de uma exposição na qual apresentaram trabalhos realizados de acordo com algum tema registrado nas revistas que receberam.


A exposição aconteceu em dois momentos: o primeiro reuniu as unidades escolares da 2ª CRE no auditório da UERJ, nesse encontro foram escolhidas seis escolas para irem à IV Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje, onde houve a participação de onze CREs; o segundo momento aconteceu na quadra do Grêmio Recreativo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e reuniu escolas de todas as CREs.


Na 2ª CRE, podemos destacar o trabalho da Escola Municipal General Humberto de Souza Mello, que apresentou a animação “Do Samba ao Jongo”. O trabalho foi realizado pelos alunos da turma 1.501, da professora Vera Nacia.

 

 

Alunos da E. M. General Humberto de Souza Mello apresentando no auditório da UERJ.

 

O tema para a animação aconteceu após a leitura da revista Ciência Hoje nº 245, de maio de 2013, que faz um relato do nascimento do samba e suas origens no Jongo. A turma desenvolveu poesias com a orientação da professora contando essa história. E o resultado foi um belo vídeo de animação!


Além da E. M. General Humberto de Souza Mello, outras unidades escolares da 2ª CRE participaram e se destacaram no evento.

 

 

Exposição sobre o "Efeito Estufa", realizada pelos alunos da E. M. Presidente Arthur Costa e Silva.

 

Alunos da E. M. Rodrigo de Mello Franco, expondo o trabalho "A Célula".

 

Confira o vídeo com a animação “Do Samba ao Jongo”, feita pela turma 1.501 da E. M. General Humberto de Souza Mello.

 

 

Parabéns a todas as escolas envolvidas no projeto da revista Ciência Hoje das Crianças!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)

Comentários
O estudo de ciências estimula a reflexão e a formulação de hipóteses. É um ótimo exercício para a construção da aprendizagem das outras matérias do currículo. Parabéns!

Postado por Patrícia Fernandes em 19/11/2013 08:32

Por estar à frente desse trabalho, desde 2010, na GED da 2ª CRE, fico muito orgulhosa de ver o crescente brilho de nossas escolas e o empenho das colegas professoras e de nossos cientistas mirins nesse trabalho de divulgação da ciência. Parabéns a cada criança, a cada professora e a cada escola pela dedicação e empenho!

Postado por Andrea Fernandes em 20/11/2013 21:07