A A A C
email

Quinta-feira, 28/11/2013

Uma Ode a Vinicius de Moraes

Tags: 4ªcre, projetos.

Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira, destacou-se como poeta modernista e letrista popular. Esse ano ele é lembrado pelos cem anos do seu aniversário. E a Escola Municipal Miguel Ângelo preparou uma grande homenagem para o "Poetinha". 

 

"Porque a vida só se dá pra quem se deu, 

pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu."

Vinicius de Moraes

 

Apresentação do 6º ano tocando "O Pato", "A Casa", "Eu Sei que Vou te Amar" e "Garota de Ipanema". (Professor Claudio)

 

O ensino da Língua Portuguesa, quando baseado nos diferentes gêneros, permite que se desenvolva uma contextualização de atividades de leitura, compreensão e interpretação de textos, de produção e de análise linguística.

 

Com isso, trabalhar com os diferentes gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.

 

Conhecendo Vinicius de Moraes pela Janela da E. M. Miguel Ângelo 
  

"O gato" - turma 1603.

 

Em novembro, realizamos a culminância do projeto "Poetinhas do Rio". Ele aconteceu de forma integrada e movimentou toda a escola em uma grande produção artística, pois o 1º e o 2º segmento do Ensino Fundamental trabalharam o mesmo tema nesse último bimestre.

 

Esse trabalho ocorreu de forma interdisciplinar, proporcionando aos alunos a expressão e a construção do conhecimento nas suas mais diferentes áreas. Assim, cognitivo, sentimentos e valores foram construídos ao longo desse processo.

 

Professora Ruth e suas alunas da 1702.

 

O evento contou com o Sarau de Poesias, a Exposição de trabalhos e a apresentação do Coral e da Orquestra de Flauta doce dos alunos da Unidade Escolar. Foi muito gratificante poder ver Vinicius sob a lente artística de nossos alunos.

 

Texto da Professora Ruth Rejala, Professora de Língua Portuguesa.

 

“Cabe a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar e, mesmo assim, não consegue manejar, pois não há um trabalho planejado com essa finalidade”. (PCN, 1997, p.30)
 

 

Parabenizamos a todos da Escola Municipal Miguel Ângelo por explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer o seu trabalho com a músicas e a arte que compõem a obra do artista.

 

 

  Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe.

 


Professora Ana Accioly

Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
4ªcre (292)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.