A A A C
email

Segunda-feira, 09/12/2013

A Incrível Viagem da Família Aço

Tags: 6ªcre, rioeduca.

No dia 21 de novembro, o CIEP Glauber Rocha realizou a atividade O Teatro Vai à Escola com os alunos da Educação Infantil ao 5º ano. Essa ação teve por objetivo principal utilizar a linguagem teatral a serviço da aprendizagem.

 

Trazer o teatro para a escola é uma ótima opção para divertir os alunos e, ao mesmo tempo, construir a aprendizagem de vários conteúdos de forma interdisciplinar. Quando assistimos a uma peça teatral somos convidados a conhecer outros mundos. A fantasia e a imaginação estimulam a capacidade criativa da criança. Ao mexer com suas experiências particulares, o espetáculo também os ajuda a entender melhor a si mesmo.

 

O teatro é um exercício de comunicação com o espectador. Ele exige que se pense sobre aquilo que está vendo. Nos pequenos, isso desenvolve a autonomia. Por isso, a equipe pedagógica do CIEP Glauber Rocha resolveu levar o teatro até a escola. O objetivo principal dessa ação foi utilizar a linguagem teatral a serviço da educação, buscando oportunizar aos educandos um conhecimento diversificado e lúdico.

 

O SESC (Serviço Social do Comércio) foi o grande parceiro da unidade escolar na atividade. Ele levou a peça teatral A Incrível Viagem da Família Aço para os alunos e professores. O espetáculo foi apresentado aos alunos no dia 21 de novembro e contou a história da família Aço, formada por Aço Júnior (Lú Gatelli), Pai Aço (Marcelo Gatelli), Vovó Aço (Ligia Dechen) e Vovô Aço (Richard Goulart). 

 

A peça recebeu o prêmio Zilka Sallaberry de melhor espetáculo infantil em 2008.

 

É aniversário de Aço Júnior e o menino faz um pedido especial a seu pai: ele quer encontrar sua mãe. Pai Aço diz que ela está em um lugar muito bonito e assim, o filho decide sair Brasil a fora para encontrá-la.

 

A aventura começa em Minas Gerais com Pedro Malazartes. Com seu novo amigo, o menino ouve causos e navega pelo rio São Francisco em direção à Bahia. Ao desembarcar em Salvador recebe, de uma baiana, muitos presentes, come um delicioso acarajé e segue rumo à Pernambuco. Lá conhece o Zé Molenga, um repentista que lhe apresenta o teatro de mamulengos e a literatura de cordel.

 

A viagem continua na Paraíba e no Maranhão, onde Júnior conhece Catirina, uma simpática menina que mexe com seu coração e apresenta-lhes as belezas da região. Cavalga às margens do rio Tocantins em direção à região sul do país. No pampa gaúcho, vive a lenda do Negrinho do Pastoreio e conhece a padroeira do Brasil, que emociona a todos com o desfecho dessa viagem.

 

Os benefícios do teatro também se refletem em sala de aula. A capacidade de concentração e o constante exercício de memorização podem ajudar na hora da prova, enquanto o contato permanente com a literatura melhora o vocabulário, a escrita e a interpretação de texto.

 

Com o teatro, a criança desenvolve o espírito investigativo e curioso, necessário para encontrar soluções criativas para os jogos teatrais.

 

A  vivência com a linguagem teatral possibilita que a criança perceba sua capacidade em pensar soluções, experimentar caminhos, vivenciar o diverso e aprender com o outro.

 

Por ser uma atividade coletiva, o teatro também aprimora a convivência em grupo. O sucesso de todos depende do trabalho de cada um. Por isso, é importante aprender a lidar com o colega, saber expor ideias e críticas e principalmente aprender a respeitar a opinião dos outros.

 

Personagens, lendas e crendices do povo brasileiro desfilaram para os alunos do CIEP Glauber Rocha. E, assim, a Família Aço consegue contar ao menino, com muita delicadeza e imaginação, que sua mãe não se encontra mais entre eles.

 

O sucesso desse espetáculo foi notório entre alunos e professores. A emoção tomou conta de todos! Além de trabalhar um tema delicado para o universo infantil, a perda, vários conteúdos trabalhados em sala de aula puderam ser abordados e potencializados através da história.

 

Parabéns à equipe do CIEP Glauber Rocha por trabalhar com os alunos de forma tão divertida e criativa. Levando a linguagem teatral à sala de aula, vocês estão contribuindo para o desenvolvimento cultural e intelectual dos educandos. É um orgulho ter o trabalho de vocês no Portal Rioeduca!

 

Quer conhecer um pouco do trabalho do CIEP Glauber Rocha? Visite o seu blog clicando AQUI! Até a próxima semana!

 

 

Professora Patrícia Fernandes - Representante do Rioeduca na 6ª CRE

E-mail: pferreira@rioeduca.net

Twitter: @Paty_PFF

 

                               

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)
rioeduca (78)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.