A A A C
email

Sexta-feira, 06/12/2013

A Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola

Tags: blogsderioeducadores, educopédia, mídias, especialistas, saúde na escola.

Quais os limites e possibilidades do Programa Saúde na Escola constituir-se nas escolas públicas como espaço democrático de construção, acompanhamento e avaliação das ações de saúde com a participação dos profissionais de educação, saúde e assistência social por meio de projetos em diálogo com a comunidade escolar?

 

 

Responder a essa questão certamente não é fácil, pois envolve diferentes concepções de “intersetorialidade”, sugerindo, no mínimo, refletir sobre a relação entre educação e saúde, na perspectiva da Saúde Coletiva:

 

 


[…] o cruzamento entre diferentes saberes e práticas; a ênfase na integralidade e equidade na lógica do SUS; a superação do biologicismo e do modelo clínico hegemônico (centrado no saber e prática médica, na doença, nos procedimentos, no especialismo e na orientação hospitalar); a valorização do social e da subjetividade; a valorização do cuidado e não só da prescrição; o estímulo à convivência e ao estabelecimento de laços entre população e os profissionais de saúde; […] entre outros princípios. (CAMPOS et. al., 2012, p.139)

 

Drª Alessandra e toda a Equipe de Saúde Bucal no EDI Sgt Jorge Faleiro de Souza, em parceria com o CMS Alemão/Esperança.

 


As pesquisas sobre educação em saúde vêm, ao longo do tempo, evidenciando uma prevalência de aspectos assistenciais e curativos no âmbito das ações de saúde nas escolas, em detrimento aos aspectos relativos à prevenção, promoção e produção social da saúde. Considerando, nessa última, a necessidade de ações que visem ampliar as possibilidades de emancipação dos educandos na luta pelo direito a uma vida saudável.

 

 

Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho - 7ª CRE.

 


A implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), nos termos do Decreto Federal Nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, que institui o referido programa, fortalece a possibilidade de reflexão sobre os determinantes sociais da saúde no âmbito da comunidade escolar e cria grandes desafios no processo de construção coletiva de uma vida saudável. Entre esses desafios, destaca-se a intersetorialidade no sentido da articulação (de forma colaborativa) dos trabalhos das equipes da educação, saúde e assistência social do território no qual se localiza a escola, entendendo que:

 


"O grande desafio para a elaboração de políticas públicas saudáveis, intersetoriais, é superar a dificuldade para implementá-las devido à persistência da lógica setorial e da fragmentação e desarticulação do modelo administrativo tradicional". (CAMPOS et. al., 2012, p.704)

 

_____________________________________________________

Referências:
CAMPOS, G. W. de S. [et. al.]. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2012.

 

Roberto Eduardo Albino Brandão é graduado em Biologia (1994), com especialização em Educação para Gestão Ambiental (2002). Atualmente é Conselheiro do Conselho Gestor Intersetorial do Teias-Escola Manguinhos, professor da Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, professor de Biologia do C. E. Pinto Lima, e Mestrando em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz).

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsderioeducadores (89)
especialistas (33)

Comentários
A imagem "A INTERSETORIALIDADE", com o "bolsa família" ao centro, está um pouco deslocada do texto. Mas, no geral, a matéria está boa e espero que promova excelente reflexão. Estou a disposição!

Postado por Roberto Eduardo Albino Brandão em 06/12/2013 09:29

Muito esclarecedora sua contribuição! Gosto da ideia de ver compartilhado saberes relacionados à rede e à prática.

Postado por lilia langhi em 06/12/2013 09:52

gostei é uma boa,infelizmente as autoridades estão muito mais preocupados com a copa do que com a educação e a saude é uma pena

Postado por hilda clara albino em 28/12/2013 20:37