A A A C
email

Segunda-feira, 23/12/2013

Educação Infantil voltada para uma Cultura de Paz

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 A proposta pedagógica da Creche Municipal  Sempre Vida Parque da Conquista oferece aos pequenos a possibilidade de recomeços, o encontro daquilo que já sabem com o que apreciam e, também, a aquisição de novos conhecimentos. É fator primordial a construção de saberes junto à criança, respeitando sua cultura e de sua família. 

 

 

A Creche Municipal Sempre Vida Parque da Conquista pertence à 1ª Coordenadoria Regional de Educação e está localizada na Rua Carlos Seidl, Caju, Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.

 

Educação Infantil para uma Cultura de Paz e Não Violência

 

Em 2013, a comunidade escolar escolheu a Cultura da Paz e Não-Violência para o projeto pedagógico do ano. Este ganhou força com a implantação da UPP Caju. A PAMESP (Policiamento em áreas específicas) estava constantemente presente na unidade, mudando a concepção do estereótipo da polícia na visão do morador. No começo, as crianças temiam o policial, porém, com o tempo, tornou-se amigo dos pequenos e foi chamado por eles de “tia polícia”.

 

Responsáveis brincam om seus filhos no redário da creche.

 

A Cultura de Paz e Não-Violência transformou-se em base para as atividades, subprojetos, palestras e ações simbólicas. Os textos e rodas de conversa foram inspirados no Manifesto 2000 por uma cultura de Paz e Não-Violência da UNESCO. Temas e ações foram influenciadas pelo Chamamento da ONU para o ano de 2013 que, em 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, pediu que as novas gerações sejam educadas baseadas na tolerância e no respeito mútuo e pela diversidade.

 

Educação Infantil para uma Cultura de Paz e Não-Violência tem o firme compromisso de fortalecer a consciência das famílias sobre a importância e urgência da tarefa vital que se faz presente, de se promover a transição de uma cultura de violência para uma cultura da paz. Não se trata de uma paz que se limite ao discurso subjetivo, mas, sim, a princípios e atitudes como respeito às diferenças, tolerância e solidariedade.

 

O projeto da unidade se preocupa em envolver as famílias, a comunidade local e parcerias, pois desta forma é possível alcançar as crianças não apenas enquanto estão na creche, mas em suas residências, nas suas interações com a família, e nas ruas da Comunidade. Os educadores entendem que o projeto é de ação contínua e multiplicadora, e estende-se para além dos muros da creche.

 

Lilia Martins, diretora adjunta, afirma que o importante é que com estratégias e esforços, o maior número de pessoas abrace a Cultura da Paz como um bem para si e para a coletividade. Afinal, o terreno sagrado em que deve ser fecundada a paz se encontra dentro de cada um de nós.

 

Colcha da Paz


Durante todo o ano foi construída com as crianças, professores e parceiros, a Colcha da Paz. Desde o inicio do ano, muitas mãos desenharam ou escreveram seu desejo de paz para a creche. Depois, a educadora Marinalva juntou os tecidos e a transformou em uma linda colcha. A unidade também foi abraçada pelos pais, responsáveis e crianças após uma caminhada no entorno da creche.

 

Pais e responsáveis fazem abraço simbólico à creche, pedindo paz.


Lilia Martins, diretora adjunta, afirma que o importante é que, com estratégias e esforços, o maior número de pessoas abrace a Cultura da Paz como um bem para si e para a coletividade. Afinal, o terreno sagrado em que deve ser fecundada a paz se encontra dentro de cada um de nós.

 

Saiba mais sobre o projeto, visitando o blog da creche:

http://crecheparqueconquista.blogspot.com.br/

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

                              

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
1ªcre (383)

Comentários
Colcha da Paz ? Que lindo ! Queria ver ...

Postado por Rosana Mello em 23/12/2013 10:56