A A A C
email

Sexta-feira, 27/12/2013

A receita de sucesso do CIEP Primeiro de Maio

Tags: 10ªcre.

O CIEP Primeiro de Maio, da 10ª CRE, vem apresentando excelentes resultados nos últimos anos e revela a sua receita de sucesso...

 

O Centro Integrado de Educação Pública 10.19.501 Primeiro de Maio, 10ª CRE, da Rede Municipal do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Antares, s/nº, em Santa Cruz, iniciou suas atividades em 15 de março de 1987 com o nome de CIEP Antares Rollas. Foi inaugurado em 1 de maior de 1988, quando recebeu o nome de CIEP Primeiro de Maio, sob a direção da professora Maria Sebastiana da Silva Rosa.

 

Em 2012, e no corrente ano letivo de 2013, está funcionando sob a direção do professor Ocimar Nascimento com um trabalho que envolve toda a comunidade escolar a fim de garantir um ensino de qualidade, tendo como prioridade a formação do homem integral.

 

Para tal, são trabalhados hábitos e valores da comunidade atendida, valorizando a autoestima, a autonomia, a iniciativa, a criatividade e a autocrítica, oportunizando aos alunos conhecimentos essenciais para que se tornem sujeitos críticos, capazes de atuar na sociedade. O resultado de todo esse trabalho busca valorizar o aluno como cidadão capaz de construir seu saber, mesmo estando inserido dentro de uma comunidade tão necessitada de mudanças.


O trabalho promove a inclusão social com ensino de qualidade; combate a evasão e a repetência; possibilita o acesso e a permanência dos alunos na escola; contribui para a formação de cidadãos críticos; e oferece oportunidades iguais a todos. Tem como meta humanizar a educação, trabalhando valores que tragam respeito, solidariedade, paz, cidadania e princípios de convivência, em que todos se sintam construtores fundamentais, para que se alcance o principal objetivo que é o de educar para a formação integral do aluno.

Trata-se de um espaço onde o aluno construirá a sua identidade reconhecendo os valores que a escola apresenta a ele e se descobrindo como indivíduo e cidadão participante da sociedade em que vive. Afinal, acreditamos na possibilidade de transformação do sujeito em autônomo, solidário, critico, com oportunidade de mudança sem perder de vista o homem integral.

 

Equipe da direção do CIEP Primeiro de Maio.


A Unidade Escolar atende quatro níveis do desenvolvimento escolar: Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Especial (Sala de Recursos Multifuncional). Em cada nível é trabalhado o desenvolvimento intelectual, afetivo, moral, cultural, ético e social dos alunos, enfatizando a autonomia intelectual e moral na aquisição do conhecimento, de valores e atitudes éticos e humanitários, para que todos os alunos adquiram conhecimentos essenciais como a leitura leitura e sua inserção no mundo. Também para que tenham condições de buscar uma transformação, que cresçam como pessoas críticas, tornando a sociedade mais justa e mais humana, considerando os aspectos cognitivos, sociais, políticos e culturais. Dessa forma, o educando poderá agir e interagir, sendo considerado um ser incluso e, consequentemente, propenso a aprender a todo o momento, em que a construção do saber aconteça de maneira significativa e eficaz.


A escola acredita no ser humano e trabalha incansavelmente por uma educação de qualidade na busca da formação integral das crianças.


O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, construído democraticamente com a participação de todos os segmentos da comunidade, tornou-se um documento de previsão de ações a serem realizadas, com definição das prioridades, com objetivos, procedimentos, recursos e avaliação, assumindo um caráter pedagógico e permitindo a retomada de novas metodologias conforme leis e normas determinadas pela Secretaria Municipal de Educação.


A partir desse entendimento, em 2014 daremos continuidade ao Projeto Político Pedagógico da U.E “Cerca Viva” com a temática “O Ser Humano em 1º lugar”, visando à formação do homem integral.


Busca-se estruturar a instituição, resgatando os valores que a escola tem, o interpessoal de todos os profissionais, o fortalecimento dos laços com família e escola, a união e o fortalecimento dos pilares da educação com o mesmo objetivo: oferecer uma educação de qualidade.


A equipe administrativa e pedagógica trabalham lado a lado, fortalecendo laços com a comunidade escolar e equipe docente, valorizando o individual para promoção do coletivo. O trabalho desenvolvido por todos os envolvidos no processo educacional vem demonstrando resultados concretos na aprendizagem levando nossa Unidade Escolar a atingir as metas propostas e o aumento do IDEB de 4,2, em 2007, para 5,9, em 2009. Em 2011, 6,5, com projeção e compromisso de assegurar 6,5 no IBEB de 2013. Já o IDERIO, 8,1 em 2010, em 2011, 7, 3; em 2012, 7,1, com projeção de 7,1 no corrente ano letivo de 2013.


O trabalho vem rompendo barreiras, conquistando espaços. A cada pessoa conquistada (professores, alunos, pais e euncionários), é mais uma forma de tornar real o nosso Projeto Político Pedagógico, que visa à formação do homem integral, trabalhando a moral, o crescimento social através das mudanças de hábitos e atitudes, de valorização das vivências sociais, respeito, solidariedade, compromisso com o outro e consigo, proporcionando o crescimento moral e intelectual, reconhecendo os valores que a escola apresenta, onde cremos na possibilidade de transformação.

 

Projetos pedagógicos 2013

 

* Os Projetos são desenvolvidos de acordo com o tema e/ou com as datas comemorativas do mês.

*  Durante o ano letivo, as apresentações seguem o calendário das culminâncias.

 


PROJETO: “TODOS CONTRA A DENGUE”

Objetivo: Mobilizar e incentivar ações educativas de prevenção e combate à Dengue e levar toda a Comunidade Escolar a se comprometer com a busca de focos ou criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

 

PROJETO: “ALIMENTAÇÃO E SAÚDE”

Objetivo: Proporcionar a todos um momento de mobilização na comunidade escolar para temas relacionados à alimentação saudável.

 

PROJETO: “LIGA PELA PAZ”

Objetivo: Desenvolver os valores morais e éticos dentro do espaço escolar e na família, baseado na cultura de paz e norteado pelos princípios do respeito, cooperação, amizade, tolerância, responsabilidade. Visa a contribuição para um mundo no qual a paz predomine acima de qualquer desigualdade, para que as pessoas possam conviver respeitando um ao outro sem distinção de cor, raça, religião ou qualquer diferença.


PROJETO: “DEFESA CIVIL”

Objetivo: Incorporar conceitos de Redução de Risco de Desastre e/ou Acidentes à educação escolar, tornando nossos alunos em agentes multiplicadores, contribuindo com a formação de moradores conscientes e participantes.


PROJETO: “REFORÇO ESCOLAR” 

Objetivo: Atender as necessidades educacionais dos alunos com dificuldade na aprendizagem, auxiliando-os na recuperação e oportunizando melhoria no processo ensino aprendizagem, tendo como enfoque principal a leitura e escrita e ao desenvolvimento do raciocínio lógico.

 

PROJETO: “VIVENDO EM PAZ CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE”

Objetivos:

- Dar aos alunos a oportunidade de visualizar e tomar consciência da harmonia funcional e da PAZ necessária existente entre elementos da natureza;

- Divulgar estratégias de proteção ao meio ambiente;

- Criar nova mentalidade em relação à Educação Ambiental, articulando-a na construção da cidadania, envolvendo valores diversos, visando construir um ambiente de PAZ e HARMONIA.

- Propiciar aos alunos a compreensão da importância do consumo de alimentos saudáveis;

- Desenvolver nos alunos a consciência ambiental de forma que suas ações sejam pautadas na política dos 5 R’s (Reciclar, Reutilizar, Reaproveitar, Reduzir e Repensar);

- Proporcionar o entendimento de toda comunidade de que, quando tratamos os elementos naturais com respeito, conseguimos alcançar a PAZ Ambiental.

 

PROJETO: “ENCANTANDO COM VINÍCIUS”

Objetivo: Despertar em toda a comunidade escolar o amor pela vida, o respeito, a solidariedade, o encantamento pela Arte com liberdade de criação. No ano em que comemoramos o centenário do poeta Vinicius de Moraes, nossa Unidade Escolar fará um passeio através de poemas e canções deste grande autor e compositor. A arte e a beleza de sua obra canta e encanta gerações.

 

PROJETO: “A COR DA CULTURA”

Objetivo: Tratar da importância e da valorização da cultura Afro-Brasileira dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. Esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.

 

O sucesso da educação é o resultado de uma equipe que trabalha em parceria, que acredita, que traça metas e objetivos, que se compromete com a alfabetização, que vê a capacidade de cada aluno e valoriza essa inteligência como possibilidade do seu desenvolvimento cognitivo e biopsicossocial.


Apesar de cada turma ter sua sala de referência, as crianças fazem um percurso diário por vários espaços da unidade. Pátio, Parque, Quadra de Esportes, Sala de Leitura, Cineclub e Sala de informática são alguns dos ambientes oferecidos pela U.E. que propiciam condições de desenvolvimento e aprendizagem aos nossos alunos. O tempo que as crianças permanecem na escola exige ritmos e diferenças pessoais. A organização do tempo prevê possibilidades diversas de atividades individuais e coletivas tornando o nosso cotidiano muito dinâmico.

 

Algumas atividades desenvolvidas.

 

Trabalho e comprometimento são os ingredientes desta Unidade Escolar para uma educação de qualidade.


Parabéns aos Gestores!
Parabéns aos Professores!
Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

Suelen Corrêa
é professora da rede municipal de ensino e
representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contatos:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: SuelenCorrea29

 

   

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
10 (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.