A A A C
email

Sexta-feira, 03/01/2014

Educação a Distância

Tags: blogsderioeducadores, educopédia, mídias, especialistas, novas mídias, educação à distância.

A Educação a Distância (EAD) deve ser compreendida como uma “prática educativa situada e mediatizada, uma modalidade de se fazer educação, de se democratizar conhecimento”(PRETI, 1996).

 

http://clebercrodrigues.blogspot.com.br/2011/05/design-para-educacao-distancia.html

 

A Educação a Distância é uma opção, em função da democratização da oferta, a formação do profissional ou escolar dos trabalhadores, além de ser uma opção válida para a população dispersa em lugares onde não há escolas ou universidades. Enfim, uma alternativa que vem ganhando popularidade pela sua utilização nos setores educacionais públicos e privados com o uso das NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação).

 

http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br

 


Para a transformação de informações em conhecimentos, é preciso que estes sejam trabalhados, discutidos, comunicados. As múltiplas interações e troca de experiências entre os envolvidos no processo possibilitam que esses conhecimentos sejam permanentemente reconstruídos e reelaborados, a partir da mediação da figura de um professor-tutor.


O sujeito principal da aprendizagem passa do professor para o aluno que, com autonomia, responsabilidade e interação com o outro, adquire conhecimento.

 

http://processocomunicacaoead.blogspot.com.br


O tutor tem um papel fundamental no curso, no desempenho cognitivo dos alunos, ao relacionar os desafios, o apoio e as estratégias para o melhor desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, buscando sempre de forma afetiva, motivá-lo e minimizar as dificuldades que os alunos possam vir a ter, favorecendo a clareza e assegurando maior comunicabilidade.

 

www.educacaoadistancia.blog.br/tag/e-learning

 

O material didático auxilia a qualidade do desenvolvimento de conteúdos, ou seja, o ensino na EAD não está relacionado somente à tecnologia, mas também aos conteúdos e atividades nele desenvolvidas. Afinal, a tecnologia mais moderna por si só não garante a qualidade na educação.

 

http://www.hipocampus.com.br

 

As possibilidades no ambiente virtual de aprendizagem garantem a construção de novos espaços e tempos de interação com a informação e comunicação social. Sendo esta interatividade com o conhecimento e com as pessoas fundamental para a efetiva aprendizagem.

 

____________________________________________

.

Cristiane Fallah de Aguilar é graduada em Pedagogia pela UERJ. Atua como tutora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, é Professor II e Articuladora de Mídias na Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação, Tecnologia Educacional e Mídias na Educação.

 

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3735539878022505

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

blogsderioeducadores (89)
especialistas (33)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.