A A A C
email

Sexta-feira, 02/05/2014

Pacto Carioca Pela Alfabetização e a C.M. Acalanto

Tags: 5ªcre, creche, pacto.


C. M. Acalanto e Pacto Carioca pela Alfabetização:
Parceria que dá certo!

 

Para aqueles que acreditam que letrinhas é assunto de gente grande, a Creche Municipal Acalanto traz uma novidade... “Nossos bebês também entendem muito sobre isso!”, diz a diretora da Creche, professora Selma Martins Farias.

 

De acordo com o pacto carioca pela alfabetização assinado pelos professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação no dia 10 de agosto de 2012, devemos envidar esforços para que toda criança da Educação Infantil esteja imersa em ambiente letrado, facilitando o início do seu processo de alfabetização. É com este objetivo que as creches municipais promovem atividades variadas envolvendo não só as letras e a linguagem escrita, mas outros tipos de linguagens, como a visual, em contextos que favoreçam tanto o interesse e curiosidade das crianças quanto a sua aprendizagem.

 

Segundo a professora Ana Francisca Marques, “na última semana a turma do Berçário II da nossa Creche viajou no mundo mágico das letrinhas! A atividade foi proposta objetivando o manuseio do material e o seu reconhecimento quanto a cores, formas e texturas. Após esse primeiro contato, que permitiu de maneira dinâmica e espontânea a visualização de letras variadas, alguns comandos foram explorados como os de “trocar” “levantar” “abaixar” e “guardar””.

 

 

“A atividade ficou ainda mais interessante quando eles começaram a perceber que as letras eram diferentes e tentavam “colecioná-las”. Como a faixa etária desse público está entre os 12 a 24 meses, as tentativas de degustação do material foram várias! Nesse momento do desenvolvimento oral são comuns as investidas de descobrimento do mundo através do paladar, é preciso estar atento! Por fim, o exercício de apresentar a letrinha do nome de cada um fez uma excelente introdução do que pretendemos trabalhar a seguir: identidade! Sobretudo para o momento de reconhecimento dos alunos através da sua foto, do seu nome e das letras nele existentes”, continua a professora Ana Francisca.


 


Quanto ao trabalho com as letras a professora Ana Francisca Marques, que em conjunto com as Agentes de Educação Infantil Jorgina Almeida e Marisa Sousa desenvolveram a atividade com a turma, ratifica: “Não é nosso objetivo que as crianças saiam da creche lendo, mas é nosso objetivo inseri-las em um universo capaz de facilitar e potencializar sua aprendizagem a respeito das linguagens. Podemos ajudar na construção de um processo de alfabetização tranquilo, divertido e sem sofrimento”.

 

A Creche Municipal 05.14.606 Acalanto é gerida pela professora Selma Martins Farias e está localizada a Av. Martin Luther King Junior, s/nº, no bairro de Vicente de Carvalho.

 

Regina Bizarro, professora representante do Rioeduca/5ªCRE.


Participe da nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/
 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
creche (47)
pacto (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.