A A A C
email

Sexta-feira, 20/06/2014

Projeto Copinha Gallotti

Tags: 5ªcre, esporte.

 

A Escola Municipal 05.15.053 Senador Francisco Gallotti está no portal Rioeduca mostrando o Projeto Copinha Gallotti baseado no tema do seu Projeto Político Pedagógico, chamado “Cidadania, nós podemos!”.

 

A Escola Municipal 05.15.053 Senador Francisco Gallotti resolveu desenvolver ações norteadas pelo Projeto Político Pedagógico: “Cidadania, nós podemos!”, construído juntamente com a Comunidade Escolar, está subdividido em dois subprojetos semestrais: “Copa da Diversidade: orgulho, respeito e igualdade.” e Lugar de criança é... Na família e na Escola.


“O Projeto Copinha Gallotti foi elaborado para culminar o nosso subprojeto do 1º semestre, objetivando possibilitar a aquisição de valores necessários para a coesão social e mundial, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social. A partir deste projeto pretendemos incluir a criança na cultura de movimento e orientá-la para que ela pratique de forma crítica e autônoma, preparando-a para a dinâmica social e política da nossa sociedade”, relata a professora Claudine Gomes dos Santos.

 


As atividades e as regras da Copinha Gallotti foram planejadas pelos professores de Educação Física Vera Lúcia Alves Macedo Fernandes, Daniel de Souza Silva e Iná Amaral de Assis.


Segundo a professora Claudine, “as atividades elaboradas visaram desenvolver os princípios básicos essenciais para uma competição saudável, resgatando valores como o respeito, a honra, a liberdade, responsabilidade, a justiça, a solidariedade, a honestidade”. E continua, “a Copinha Gallotti, através da execução de suas atividades, desde a explanação das regras a premiação da equipe vencedora, possibilitou a discussão sobre o respeito à diversidade e sobre a tolerância nas práticas esportivas, otimizando a convivência com as diferenças”.


 

Relato da professora Claudine Gomes dos Santos.


O projeto foi estruturado da seguinte forma:

• Iniciamos o nosso projeto com uma linda cerimônia de abertura, que conteve a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentações de danças com o tema Copa do Mundo, leitura de texto interativo sobre o Mundial e apresentação de Capoeira (professores e alunos).


• Os alunos da Ed. Infantil, Maternal II e Classe Especial participaram de atividades lúdicas como futebol gigante, circuito de fundamentos do futebol, gol a gol, peteleco, circuito psicomotor de desenvolvimento das habilidades do futebol, futebol de jornal e jogos pré-desportivos. Foram utilizados materiais recicláveis.


• Os alunos do 1º ao 6º ano participaram de um torneio com sistema de eliminatória simples, com equipes formadas por jogadores agrupados por faixa etária, podendo participar todos os alunos da Unidade Escolar, tendo apenas com critério pré-estabelecido a questão disciplinar. As equipes foram caracterizadas através de coletes com as cores da bandeira do Brasil.


• Os alunos das equipes que disputaram as eliminatórias simples, do 1º ao 6º ano, e venceram os jogos finais do torneio, receberam medalhas e representaram todos os participantes de nossa Unidade Escolar. Encerramos o projeto através de uma solenidade com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a entrega das medalhas aos atletas vencedores. Este projeto constituiu-se de foram democrática e nossos alunos foram contemplados com uma competição saudável, onde responderam a nossa proposta de trabalho de forma positiva, demonstrando através da alegria e dos aplausos, que o importante não era a premiação e sim a união e confraternização que o esporte proporciona.



A Copinha Gallotti representou o encerramento do nosso subprojeto semestral (Copa da Diversidade: orgulho, respeito e igualdade.) e contribuiu para a nossa prática pedagógica, exigindo atenção e disciplina nas atividades e estes são elementos fundamentais para qualquer aprendizado.


Ainda, segundo a professora Claudine, os alunos aprenderam que o esporte tem a capacidade de unir pessoas e até mesmo nações. A diversidade e o respeito às diferenças fizeram-se presentes em todas as atividades.


 

E finaliza, “nossa escola compreende que o esporte atua em varias frentes: comunicação, expressão, emoção, educação e emancipação para a transformação social e é como essa perspectiva que pretendemos implementar novas ações como esta, a fim de desenvolver a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista de sua própria história”.

 

 

Escola Municipal Francisco Gallotti no Facebook:


https://www.facebook.com/francisco.gallotti.37
 

 

Texto enviado pela professora Regina Bizarro

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

5ªcre (418)
esporte (9)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.