A A A C
email

Sexta-feira, 24/10/2014

Projeto Livros em Movimento: "O Maravilhoso Mágico de Oz"

Tags: 10ªcre, gec.

 

 

A chegada da caixa com trinta exemplares de “O maravilhoso Mágico de Oz” foi motivo de grande expectativa e alegria, já que a participação do GEC Princesa Isabel no projeto “Livros em Movimento” permitiu o trabalho sistematizado e coletivo da obra, ampliando as possibilidades de aprendizagem.

 


O Ginásio Experimental Carioca (GEC) Princesa Isabel atende 454 alunos, do 7º ao 9º ano de escolaridade, e tem treze turmas em horário integral, de 7h às 15h. Localiza-se em Santa Cruz e pertence à 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).


O projeto organizado pela professora Luciana Alves (Língua Portuguesa) teve como fio condutor a realização de tertúlias literárias, em que os alunos eram levados não só a ler, mas também a discutir e refletir, construindo os sentidos do texto.

 

Professora Luciana Alves de Jesus com os alunos do GEC.

 


Cada roda de leitura foi baseada na seguinte dinâmica: cada um lia o quanto desejava – uma frase, um parágrafo, página, etc. – e poderia escolher o próximo leitor. Dessa forma ninguém ficava de fora.

Sempre que alguém enfrentava algum problema, os colegas ajudavam. Assim, durante as tertúlias, os alunos foram ganhando cada vez mais confiança e fluência, tanto que vários educandos com dificuldades de leitura conseguiram progredir a partir da prática da oralidade.

 

 

 

Alunos praticando a leitura no projeto.

 


A segunda etapa, destinada à produção textual, contemplou a elaboração de vários gêneros textuais – sinopses, críticas literárias, perfis dos personagens prediletos, cartas de despedida da Dorothy, discurso de posse do Leão como Rei dos Animais, além da criação de um novo final para os personagens. Cada aluno teve a oportunidade de escolher uma das possibilidades de produção e dar asas a sua imaginação.


Os alunos também ilustraram os protagonistas, paisagens e cenas mais marcantes a partir de suas percepções ao longo da leitura.


Todas as produções foram expostas em dois murais formados pelos textos digitalizados ou transcritos e desenhos. A exposição teve como fio condutor “A estrada de tijolos amarelos: o caminho dourado para realização de seus sonhos”, utilizada como metáfora para transmissão dos valores – determinação, coragem, esperança, amizade, convivência, dentre outros – presentes na narrativa.


Ao final foi apresentada a versão original do filme “O Maravilhoso Mágico de Oz” e realizado um debate sobre as diferenças entre obra literária e cinematográfica. A atividade surpreendeu a todos! Por meio dos depoimentos durante o debate, foi percebido que os alunos gostaram mais do livro e conseguiram estabelecer relações e comparações entre as obras.

 

Alunos assistindo ao filme "O Maravilhoso Mágico de Oz".

 


O resultado foi extremamente positivo, pois demonstrou que os objetivos principais foram alcançados: cultivar o hábito da leitura, despertar o interesse por obras literárias e ampliar os horizontes dos alunos.


Assim, a Unidade Escolar realizou um projeto que buscou desenvolver a autoestima e autonomia dos educandos, a partir da formação de leitores críticos, fluentes e conscientes.

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

10ªcre (403)
gec (73)
10 (1)

Comentários
Esse projeto é maravilhoso! Parabéns!

Postado por pferreira@rioeduca.net em 27/10/2014 08:24