A A A C
email

Terça-feira, 18/11/2014

Talentos da Rede – Professor Lino José

Tags: 2ªcre, talentos.

 

O professor Lino José é regente em nossa rede e também autor do livro “Amar, o que será?”, uma obra dedicada à poesia.

 

O professor Lino José Dias de Souza é regente na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro desde 1995. Iniciou sua carreira no magistério no CIEP Maestro Villa Lobos, em Santa Cruz, na 10ª CRE. Após dois anos, foi cedido para o CIEP Deputado Ulysses Guimarães, em Sepetiba, onde lecionou durante quatro anos.


Após esse tempo, foi convidado para ser Coordenador Pedagógico no CIEP Ministro Marcos Freire, também em Sepetiba. Nessa mesma unidade escolar, o professor Lino José foi Diretor Adjunto até o ano de 2007, quando foi convidado pelo subprefeito da zona oeste para assumir a assessoria da Unidade Administrativa, ficando fora da educação por dois anos.

 

 

Professor Lino José e seu livro de poemas.

 


“Vendo que não conseguia me desligar da carreira que abracei, pedi desligamento em 2008, retornando para a Secretaria Municipal de Educação quando assumi a direção da Escola Municipal Julio Cesário de Melo, em Santa Cruz, também na 10ª CRE. Em agosto de 2009, pedi dispensa da função, retornando ao CIEP Deputado Ulysses Guimarães, pois meu lugar é e sempre será a sala de aula. Após três anos, precisei me mudar para acompanhar meus filhos que estudam na UERJ e estou, até hoje, participando da família Escola Municipal República Argentina, na 2ª CRE.”

Relato do professor Lino José.


O professor Lino escreve desde os catorze anos, pois ele é um eterno apaixonado pela vida!


“Muitos dos meus poemas são fictícios, mas alguns falam sobre decepções amorosas que causam feridas de difícil cicatrização. Esse é o meu primeiro livro publicado, porém tenho vasto material para editar mais uns três livros só de poemas. Tenho dois romances em fase final e uma peça teatral", conta o professor.

 

 

 



De acordo com Lino José, o encanto pela Literatura surgiu quando estava cursando o normal e o magistério o encorajou a correr atrás desse sonho. Lino diz que costuma conversar não somente com seus alunos, mas também com educandos de outras turmas sobre o quanto é importante não se abster dos sonhos e da importância da leitura e da escrita na vida das pessoas.


“Muitos sabem que sou autor e às vezes me perguntam justamente sobre o título da obra 'Amar, o que será?', pois acham que sei a resposta, já que escrevi um livro de poemas que falam de amor”, esclarece o professor Lino.


O professor Lino José também usa seu livro em sala de aula para incentivar, nos alunos, o gosto pela leitura literária. O texto abaixo faz parte do livro “Amar, o que será?”. De acordo com o professor, foram utilizados com os alunos, para trabalhar a produção textual, rimas, título do livro, identificação do autor e outros temas.

 

Professor Lino apresentando o poema "Lua, Lindeza" a seus alunos.



Lua, Lindeza

 

Para extravasar toda essa tristeza
Queria poder sugar toda sua beleza
Um dia esse sonho ainda se realiza
Mesmo sendo você uma alteza

 

Na verdade com toda sua pureza
Mesmo sendo você da nobreza
Serei um dia sua realeza
Pois amo você com certeza

 

Não se esconda, lindeza,
Ah! Vai me fazer uma surpresa,
Vai voltar com mais clareza
Oh! Lua, como você é simples me prestando essa gentileza.

 

 

Agradecemos ao professor Lino José pelo envio do material e

desejamos sucesso com seu livro!
 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca! Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ªCRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)
talentos (6)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.