A A A C
email

Terça-feira, 02/12/2014

E. M. Dom Pedro I Visita Ecossistema da Zona Oeste

Tags: 7ªcre, projetos.

 

No dia 10 de outubro, os alunos da Escola Municipal Dom Pedro I visitaram o manguezal da Barra de Guaratiba e o Parque Ecológico Chico Mendes no Recreio dos Bandeirantes, ambos situados na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

 

Os professores de Geografia, Alex Rocha e André Ribeiro, e de Ciências, Guta Gonçalves, apoiados pela concepção sócio-interacionista de Vygotsky, que norteia o Projeto Político Pedagógico da E. M. Dom Pedro I, proporcinaram uma atividade pedagógica de campo para seus alunos objetivando consolidar os conhecimentos abordados em sala de aula.

 

 

"A concepção sócio-interacionista de aprendizagem é também chamada de sócio-histórica ou histórico-cultural e, conforme esta concepção, a influência do meio sociocultural é determinante na formação das funções psicológicas superiores. Na verdade, o educando e o conhecimento se relacionam através da interação social, isto é, da atividade conjunta mediada de forma organizada, porém livre." (PPP, 2006, p. 7)

 

 

           Aprendendo mais com a visualização do mapa do Rio de Janeiro na Reserva de Guaratiba.

 

Os alunos acompanhados dos seus professores visitaram o manguezal da Barra de Guaratiba e o Parque Ecológico Chico Mendes no Recreio dos Bandeirantes, ambos situados na zona oeste da cidade do rio de Janeiro.

 

"Esta atividade de campo foi uma importante etapa para trabalhar com os alunos os conteúdos relacionados às disciplinas de Geografia e Ciências do 3º e 4º bimestre: solo (arenoso e argiloso), relevo (maciços e baixadas), bacia hidrográfica, ecossistemas da Mata Atlântica (mangue e restinga), lagunas e baias, urbanização e impactos ambientais. Permitiu reforçar e complementar os assuntos já trabalhados dentro da sala de aula, sempre tendo como referência os exemplos da cidade do Rio de Janeiro, facilitando as intervenções dos alunos com as suas vivências.  O grupo foi preparado para encarar a atividade como aula e não como um passeio. Tal atitude contribuiu para a seriedade e aproveitamento do grupo interagindo e prestando atenção as informações passadas pelos professores durante todo o trajeto. Tanto no mangue, quanto na restinga (parque Chico Mendes) os alunos tiveram a oportunidade de percorrer pequenas trilhas vivenciando as características que compõem esses ambientes."                       

                                                                                   Professor de Geografia  André Ribeiro

 

       Aula-passeio para aprender mais sobre os ecossistemas do Rio de Janeiro.

 

           Alunos conhecendo de perto o mangue, ecossistema da Mata Atlântica.

 

A relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor é uma experiência significativa que alicerça o conhecimento impulsionando para a transformação social. É impagável ver os alunos e professores envolvidos e motivados pela aprendizagem fundamentada.

 

 

  Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

projetos (563)
7ªcre (337)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.