A A A C
email

Quarta-feira, 19/11/2014

Unidos Pelo Trabalho Coletivo

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

E.M. Tia Ciata mostra como o trabalho integrando às diferentes disciplinas ajudou   desenvolver habilidades sócio-emocionais em turmas de 6º Ano Experimental.


Compreender o solo como base para a vida humana, relacionando-o com a formação da biosfera e sua relação de dependência com os outros ambientes, e que existem fatores determinantes na formação dos diferentes biomas, foi o trabalho desenvolvido pela professora Silvana, da E.M. Tia Ciata em sua turma de 6º Ano Experimental, e apresentado no Seminário InterCRE  “Ciências em Prosa e Verso”.

 


A partir de uma análise de diferentes tipos de solo, surgiram alguns questionamentos como tipos de vegetação e a fauna que se adequaria a um determinado ambiente com um tipo de solo.

 

 

Logo, iniciaram uma pesquisa sobre os biomas brasileiros e suas características (solo, fauna e flora).

 

 

Também foi discutida a questão da preservação desses ambientes e das espécies em extinção. Consequentemente, iniciou-se um trabalho de pesquisa e registros em diferentes tipos de textos.

 


Foram desenvolvidas diversas atividades de escrita, tais como: produções de texto, paródias, narrativas, poemas, jornais, cartazes e trabalhos individuais de registro que contribuíram para um melhor desenvolvimento da escrita dos alunos. Assim como em Artes, na produção das maquetes e animais com sucata; em Geografia/História, quando passaram pelo mapa para fazer um reconhecimento da localização dos biomas. E, em Matemática, quando trabalharam com a questão dos gráficos, tabelas e índices relacionados à pesquisa realizada sobre os animais em extinção.

 


O grupo começou a interagir mais, conseguiu desenvolver pesquisas, fazer trabalhos com autonomia e responsabilidade. Tudo isso acarretou uma melhoria do desenvolvimento e rendimento do grupo.

 

 

E o mais interessante foi que, com a oportunidade de estar desenvolvendo uma proposta de trabalho diversificada, isso fez com que, o grupo se unisse e esquecesse as diferenças.

 

Começaram a trabalhar e compartilhar descobertas.

 

 

Segundo a professora Silvana, no início foi muito complicado. Muitas críticas, brincadeiras, falta de comprometimento com as tarefas, individualismos etc. Mas, que valeu a pena, pois aos poucos foram aparecendo pequenas mudanças em seus comportamentos e atitudes: Os “grupinhos” começaram a ser desfeitos, a turma começou a interagir mais uns com os outros, o respeito entre eles começou a ser desenvolvido.

 

 

Eles só não sabiam que a caminhada só estava começando...


E, aproveitando o interesse pela pesquisa, que estava despertando na turma, fizeram uma análise e observação dos diferentes tipos de solo, feitos através do kit de ciências. E, descobriram algumas questões importantes que nos levaram a pensar nos ambientes em que estes solos eram encontrados, e o que também era encontrado nesses ambientes.

 

 

E a professora Silvana fala: E depois de muitas discussões e conversas posso dizer que não foi fácil! Mas também posso dizer que valeu cada segundinho. Pois a recompensa é ver uma turma rotulada, vencer mais uma etapa.Cada um com suas individualidades, características e opiniões, mas que formaram um grupo, uma equipe, que se respeitam e que olham e ajudam o colega do lado, independente de ser do seu “grupinho” ou não.Hoje, tenho a sensação de que contribuí mais um pouco para o amadurecimento deste grupo, que inicialmente era tão difícil e que assustava. Mas que surpreendeu, não só a mim, mas como toda a equipe da escola.

 



*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque


COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

1ªcre (383)
eventos (322)

Comentários
PARABENIZO A PROFESSORA SILVANA PELO LINDO TRABALHO! EM TODOS OS ASPECTOS. COM CERTEZA, SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A TURMA 1602 SERÁ INESQUECÍVEL! E A TURMA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA. AGORA, ASSSUME UMA N OVA POSTURA. O TRABALHO FOI ÁRDUO, NÓS QUE ACOMPANHAMOS SABEMOS, MAS VALEU A PENA! PARABÉNS, SILVANA!!!!! VC MERECE!!!!

Postado por MICHELLY em 27/11/2014 15:29