A A A C
email

Segunda-feira, 29/12/2014

Há Escolas que são Gaiolas... E Escolas que são Asas

Tags: 6ªcre.

 

 

A Escola Municipal Rose Klabin, localizada em Guadalupe, participou de vários projetos e ganhou muitos prêmios em 2014. Vamos conhecer um pouco dessa história de sucesso?

 

"Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Rubem Alves

 

A E. M. Rose Klabin atende alunos de 6º ao 9º ano.

 

A Escola Municipal Rose Klabin é uma escola com asas, que possui professores que provocam a curiosidade nos alunos. E, a partir dela, desenvolvem o desejo de querer aprender nas crianças. 

 

Durante o ano de 2014, esse desejo se transformou na realização de vários sonhos e conquistas feitas por alunos, professores e gestores. E é sobre isso que iremos falar: uma escola que dá asas a seus alunos e professores para que eles possam voar livremente e alcançar seus objetivos.

 

As alunas Elaine Barros e Rebeca Mendes, ambas da turma 1601, tiveram suas produções selecionadas para integrar a obra “Meio Ambiente... E o Nosso Futuro?”, que pontua, sob a ótica dos alunos, dois temas: os problemas ambientais e a concepção de leitura.

 

A homenagem aos alunos selecionados foi emocionante e coroou o final desse ano letivo enfatizando, mais uma vez, o comprometimento de nossos professores e o bom desempenho de nossos alunos.

 

Essa obra, idealizada e organizada por Renata Ramos Sader, foi inspirada na leitura de obras apresentadas no Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa do 2º bimestre.

 

Com o tema “A Vida e a Obra de Moacyr Scliar”, as alunas Camila Pedro e Thaynnara Oliveira, ambas da turma 1903, chegaram a final da Maratona Moacyr Scliar.

 

A aluna Thaynnara teve seu texto escolhido pela Academia Brasileira de Letras para ser lido na culminância e premiação do projeto no dia 26 de novembro na sede da própria Academia. Sua produção representou muito bem a nossa CRE, assim como as dos outros cinco alunos vencedores.

 

Foi um momento muito gratificante para toda comunidade escolar, pois essa premiação só  ratifica o comprometimento dos professores e o bom desempenho dos alunos.

 

Mais uma vez, a escola não só participou, como mostrou o grande talento de nossos alunos com suas belíssimas produções textuais.

 

O Professor Aldir L. Muniz Barreto, de Educação Física, liderou o projeto de vôlei da Escola Rose Klabin, que se chama "Vôlei em rede", inspirada no projeto "Compartilhar", do técnico vencedor Bernardinho. 

 

O objetivo é incorporar valores como: a cooperação, a responsabilidade e o respeito para se chegar à autonomia do aluno através do ensino do desporto vôlei. A atividade física, então, não se dá de maneira estanque, é uma maneira de transportar os valores mais nobres do esporte para a vida pessoal dos alunos.

 

Coordenadora Pedagógica Graciele Costa, professor de Educação Física Aldir L. Muniz Barreto e
as jogadoras profissionais do time Rexona - Ades (RJ).

 

Esses e outros voos foram dados pelos alunos e professores da E. M. Rose Klabin! O aluno precisa, desde cedo, aprender a usar sabiamente sua capacidade de pensar, criar e sonhar. Os professores e gestores dessa Unidade Escolar levam seus jovens a alçar altos voos em direção ao infinito. Parabéns! É um orgulho tê-los na 6ª CRE!

 

Conheça um pouco mais do trabalho da E. M. Rose Klabin clicando AQUI! Desejamos a todos um Ano Novo de muitas realizações! Até a próxima semana!

 

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

6ªcre (346)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.