A A A C
email

Segunda-feira, 23/02/2015

"Hands-on activites" com a Professora Fabíola Monteiro

Tags: 9ªcre, inglês.

 

 

A teacher Fabíola Monteiro Vazes desenvolve criativas atividades lúdicas em sua prática de ensino da língua para young learners, tornando as aulas muito mais divertidas e interessantes.

 

Professora da Rede desde 2011, a experiência de Fabíola foi aplicada das escolas municipais Henrique Dias e Castro Alves, através do programa Rio Criança Global e na Escola Municipal Virgulino Isaias de Oliveira, com o projeto Premier Skills.

Confira algumas atividades interessantes conduzidas pela professora Fabíola.

A guirlanda abaixo, de material reciclado, foi confeccionada pelos alunos do 4º ano. É feita de pregadores enfeitados com artigos de bijuteria e sobras de material de costura. Após o trabalho artístico dos alunos, os pregadores foram colocados em um círculo de papel para dar sustentação à guirlanda, podendo ser facilmente substituído por um CD. O material ficou em exposição na sala por apenas um dia, pois todos os alunos quiseram levar seus pregadores natalinos para casa.



A ideia de fazer fantoches surgiu a partir de um brinquedo elaborado pelos alunos do segundo ano. Não houve preparo prévio, uma vez que fui surpreendida pela brincadeira descontextualizada das crianças. O fantoche era feito de papel branco com furos na lateral para colocar os dedos no lugar do braço. Foi adaptado e colorido para montarmos o Zip. Cortamos os olhos de papel branco e cada aluno colou o seu. Para adaptar e fazer a Stella, basta desenhar a tranças na lateral.

 



A partir da ideia do projeto Smile sugerido pelo livro Zip from Zog 4B, foi confeccionada uma boca com o fundo de algumas garrafas PET e papel glacê.

 

 

Parte das garrafas foram doadas por alunos de outras séries durante a merenda da turma. Os alunos levaram escovas de dente velhas e pedaços de barbante. Colocamos massinha para simular impurezas nos dentes e alguns alunos "escovaram" e passaram fio dental na boca. Logo após, cada aluno desenhou o que mais gostou do projeto. A ideia é conscientizar o aluno a respeito da higiene e saúde bocal.

 

 

Aproveitando a chegada do natal e a necessidade de trabalhar com o tema, os alunos do segundo ano construíram uma árvore de natal com rolo de linha reciclada e pedaços de papel. Foi decidido pelos alunos três itens que toda criança deveria ter no natal de 2014. Estes itens foras escritos em inglês e desenhados no papel para serem colados na árvore, ficando em exposição na sala de aula.

 

 

A Equipe Rioeduca parabeniza a professora Fabíola Vazes pelas atividades realizadas e a iniciativa de compartilhar suas propostas, a fim de que outros professores de inglês possam ser beneficiados com sugestões enriquecedoras para a prática de ensino do idioma nos anos iniciais.

 

 

“Ludic activities, themselves, are constructive as they are actions, and we know from several theoretical traditions, human beings act while they are changing the world, they change themselves... Playing, to play, act out ludic activities, requires a total surrender of the human being, body and mind at the same time. Ludic activities do not allow division, and the own ludic activities lead us to the state of consciousness.” (LUCKESI, 2000, p.21-22)

 

Fonte:
Relatos da professora Fabíola Monteiro Vazes
Luckesi, C. C. org. (2000) Ludopedagogia Ensaios 01: Educação e ludicidade. Gepel. Salvador.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)

Comentários
Parabéns professora Fabíola! Seu trabalho é de grande importância para a educação Carioca.

Postado por Patrícia Fernandes em 23/02/2015 11:00