A A A C
email

Segunda-feira, 11/05/2015

Educador pode ser um Design Thinker

Tags: design, professor especialista.

 

 

 

Quem ainda não ouviu falar em design? Design de interiores, design de games, design gráfico, webdesign e muitas outras variações. Palavra de difícil tradução, pode significar plano, projeto, criação, dependendo do contexto. E design thinking? Algo como pensamento de design ou design de pensamento? O conceito ganhou popularidade no mundo empresarial nos anos 2000, quando a IDEO, uma das agências de design mais influentes e premiadas internacionalmente, com sede no Vale do Silício, na Califórnia/EUA, começou a utilizar em seus trabalhos de consultoria para organizações públicas e privadas do mundo todo.

Design Thinking (DT) pode ser definido como uma abordagem para a solução de problemas centrada nas pessoas e baseada em processos intencionais colaborativos para se chegar ao novo. Ou seja, o DT tem como concepção a cocriação. É preciso envolver pessoas de diferentes perfis para resolver um problema ou desafio, mas sempre tendo como foco o público envolvido diretamente no problema ou desafio. É uma estratégia de todos para todos (bottom-up) em vez de um um para todos (top-down).

Em 2012, a IDEO lança um material especial sobre DT voltado para educadores, o Design Thinking for Educators  , composto por um livro-guia e um caderno de atividades, licenciados em Creative Commons, disponível para download. Em 2014, o Instituto Educadigital lançou a versão em Português desse material, já inserindo exemplos de projetos que foram criados no Brasil, disponível para download na íntegra ou por capítulos. Trata-se de um recurso educacional aberto altamente relevante para a busca da inovação na educação, pois possibilita que educadores utilizem essa abordagem com seus alunos, colegas, gestores e comunidade escolar.

O Instituto Educadigital, desde 2011, tem utilizado o DT em suas atividades de formação com educadores e gestores, e também no planejamento e concepção de projetos educativos, como por exemplo: Edukatu Escola Digital e Edufinanceira na Escola.

Na sala de aula, o DT oferece uma possibilidade prática para que os educadores sejam de fato mediadores na construção do conhecimento. Muito se fala sobre o protagonismo dos estudantes e sobre a aprendizagem significativa, mas, objetivamente, poucos professores conseguem concretizar esse discurso. A abordagem do DT pode ajudar a isso em prática. O professor pode utilizar para planejar a sala de aula invertida ou implementar o trabalho diversificado por perfis de alunos. O gestor pode utilizar para planejar uma formação docente ou alcançar um objetivo da instituição como, por exemplo, estimular os pais a participarem mais do cotidiano escolar.

 

 

O Design Thinking para Educadores busca criar uma cultura de inovação baseada no ser humano, isto é, a inovação só pode ser entendida como tal se fizer de fato diferença na vida das pessoas, se evidenciar um novo valor, uma melhoria. Para desenvolver o DT, o material sugere 5 etapas que se inter-relacionam: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução.


Ao encarar os temas e problemas cotidianos como desafios, é possível pensar em oportunidades que levam a soluções criativas. O DT é muito eficiente ao propor o trabalho em grupos para valorizar a troca e a colaboração. Permite estimular o espírito cooperativo e a colaboração entre as pessoas para buscar sinergia nos processos e resultados pretendidos.


Desde o lançamento do material em Português, em março de 2014, o IED já realizou formações nas três unidades do Colégio Porto Seguro, na Escola Bilíngue Aubrick, na Escola de Juristas do TRT 2a Região, na Faculdade Getúlio Vargas, no SESI, todos na cidade de São Paulo. Também organizou oficinas na HUB Escola em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo, no Programa Acessa SP, em Botucatu e no Programa Infanto-juvenil da Universidade de Brasília. E, na rede pública, já realizou formações de equipe técnica e diretores de escola da secretaria de educação de Cajamar, na Grande São Paulo.

 

Fotos de algumas formações podem ser vistas aqui: https://www.flickr.com/photos/ieducadigital/sets/

 

Dia 22 de maio, no Colégio Pedro II, centro do Rio, vou facilitar uma oficina básica de DT para Educadores. Mais informações aqui: www.bit.ly/oficinaDT-Rio.

 


 

 

 

Priscila Gonsales


Fellow Ashoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), jornalista especializada em educomunicação, cofundadora do Instituto Educadigital.

Desenvolve projetos e pesquisas em educação na cultura digital desde 2001 e facilita processos formativos envolvendo Recursos Educacionais Abertos e Design Thinking para Educadores.
 


 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

professor especialista (1)
design (1)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.