A A A C
email

Quarta-feira, 20/05/2015

Reconhecendo Espaços, Cultura e Vida no Rio de Janeiro

Tags: 8ªcre, multirio, entrejovens.

 

 

 

 

Na Escola Municipal Estado de Israel, a revista "Entre Jovens", da Multirio, direcionou o trabalho dos alunos do 9º ano, que desenvolveram diferentes habilidades com as atividades propostas na aula de História.

 

 

A revista "Entre Jovens" faz parte da mídia impressa da Multirio. Ela é distribuída nas escolas para os alunos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na Escola Municipal Estado de Israel, a professora de História, Viviane Bonfim, percebeu que esse material poderia ser melhor aproveitado se fossem desenvolvidas atividades sobre os temas abordados, e não somente a livre leitura pelos alunos.

Com a proposta de valorizar a leitura e as informações da revista, a professora propôs que os alunos fizessem a leitura da matéria em sala de aula e, em seguida, apontassem os pontos principais dos textos.

 

 

A edição que foi trabalhada pelos alunos abordava como tema o Rio de Janeiro.

A cidade foi apresentada em diferentes aspectos no passado e no presente a partir da sua riqueza cultural, paisagística e histórica.

As reportagens foram discutidas e contextualizadas com os alunos e, em seguida, as temáticas foram divididas de acordo com o interesse dos grupos.

Logo se percebeu que o ritmo da aula se tornou dinâmico. Os alunos passaram a se organizar de acordo com o assunto que mais os atraía. Debateram, comentaram curiosidades e fizeram perguntas.

 

 

 

"Trabalhar a temática com a 'Entre Jovens' ficou atrativo para os alunos devido à linguagem jovem da revista. Dentre os temas abordados, os alunos da turma 1902 elegeram:

 Invenções Cariocas no Esporte

O Rio de Ontem e o Rio de Hoje

O que Rola na Rede (Notícias do Rio)

Curiosidades sobre as Histórias de Alguns Bairros da Cidade

Músicas que Cantam o Nosso Rio

Após os debates e a exposição das ideias dos grupos, os alunos produziram cartazes para serem afixados nos espaços da escola.

Percebeu-se uma grande preocupação em cada detalhe do trabalho, para que os cartazes fossem atrativos e representassem bem a interpretação do grupo sobre o assunto"

 

                                        Viviane Bomfim, professora de História da E. M. Estado de Israel

 

 

 

A professora Viviane Bomfim falou ao Rioeduca que pretende repetir a experiência com os próximos exemplares da revista "Entre Jovens", porque percebeu uma grande aceitação dos alunos.

A aprendizagem construída em grupo de forma colaborativa, além de proporcionar aos alunos maior envolvimento, é uma aprendizagem que desenvolve habilidades, como planejar, escrever, avaliar, ouvir, indagar e expressar-se.

O site da Multirio oferece ao professor da Prefeitura do Rio de Janeiro acesso a diferentes materiais que também podem ser usados na sala de aula e trazer bons resultados.

Para acessar é bem simples: basta colocar o seu e-mail do Rioeduca no espaço do usuário e o seu CPF (sem o zero inicial) no espaço para senha. É possível fazer download de vídeos e outros materiais.

Para acessar a página, clique na imagem abaixo:

 

 

 

O Rioeduca agradece a professora Viviane Bomfim por compartilhar sua experiência conosco.

Participe você também!

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)
multirio (61)
entrejovens (4)

Comentários
MUITO BOM VER NOSSOS ALUNOS PRODUZINDO!!!

Postado por SUZANA OLIVEIRA DE SOUZA em 21/05/2015 15:46