A A A C
email

Terça-feira, 16/06/2015

Alimentação e Saúde Também se Aprende na Escola

Tags: 2ªcre, alimentação.

 

 

 

Os alunos da turma 1.501 do CIEP Salvador Allende fizeram uma pesquisa e aprenderam sobre a prática da alimentação saudável e seus benefícios para a saúde.

 

Os descritores e o caderno pedagógico de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental trazem como conteúdo os alimentos, seus nutrientes e formas de conservação. Sem dúvida, é um assunto muito rico e pode ser explorado de diversas maneiras, inclusive, com atividades de pesquisas variadas sobre o tema.


Para trabalhar os conteúdos previstos no bimestre de forma dinâmica e desenvolver práticas de trabalhos em equipe, a professora Kátia Silva realizou com os alunos do 5º ano uma pesquisa sobre Alimentação e Saúde.

 

Realizando atividades em grupos.

 


Além de estudar os conteúdos previstos na apostila, os alunos também fizeram pesquisas e levaram para a sala de aula materiais sobre o tema.

 

Construindo a pirâmide alimentar.

 


“Um dos objetivos da atividade foi incentivar as crianças a realizar trabalhos de pesquisa. Elas coletaram na internet e trouxeram o material impresso para a realização da atividade elaborada em sala de aula com a minha orientação", relata a professora Kátia Silva.


A professora Kátia também nos conta que a atividade foi idealizada a partir da solicitação da coordenação pedagógica da unidade escolar, que sugeriu aos professores que preparassem alguma atividade em sala de aula que falasse sobre Alimentação e Saúde.

Pensando em atender essa solicitação, a professora planejou o trabalho e, ainda, aproveitou a oportunidade para reforçar os conceitos trabalhados no caderno pedagógico de Ciências do 2º bimestre, tão pertinentes a essa faixa etária.

 

Cartaz para apresentação em outras turmas.

 


Após montar os cartazes e conversar sobre o assunto, os alunos da turma 1.501 percorreram outras turmas para explicar aos colegas sobre alimentação saudável e não saudável. Essa prática foi muito importante, pois, além de realizar a pesquisa, os educandos também foram multiplicadores de informações tão importantes para o bem-estar e saúde de todos.


Parabéns aos alunos da turma 1.501 e à professora Kátia, por pesquisarem e transmitirem informações que contribuem para a prática da alimentação saudável.


O contato da professora Kátia Silva é rkatia2005@ig.com.br

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

2ªcre (328)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.