A A A C
email

Quinta-feira, 28/05/2015

A Importância de Jogos e Brincadeiras para a Construção da Identidade

Tags: 9ªcre, edi, identidade.


 

 

 

No EDI Bianca Rocha Tavares, da 9ª CRE, veremos que brincadeira é coisa séria! Seguem as atividades realizadas com os alunos da turma EI-23.

 

 

Aprender por meio do movimento é fundamental para a construção do sujeito. A curiosidade pelas coisas e pelos outros servem de motor para o conhecimento. Dessa forma, as crianças se tornam protagonistas de suas próprias ações, através do estímulo de suas iniciativas e motivações. Para isso, foram proporcionadas atividades que permitissem a necessidade de uma exploração e conhecimento pessoal.

 

Pinça, bolas e tecidos.

 

A autonomia física pode ser observada nos comportamentos motores em espaços novos, abertos, fechados, e na leveza do movimento.

 

Trabalhando a lateralidade.

 

Perceber por meio dos sentidos e das sensações cinestésicas, ou seja, de posturas e movimentos, é o modo fundamental com o qual compreendemos e aprendemos a usar o espaço.

 

Teia de aranha.

 

Atividade com bola de pilates e batatinha quente.

 

Como podemos nos reconhecer, encontrar o reflexo de nossa imagem, de nossos gestos? O espelho nos ajuda a perceber nossa imagem, a nos tornar conscientes de como nossos olhos olham e como sorrimos. Através do espelho, podemos sensibilizar as mudanças do rosto e as formas faciais de expressão.

 

 

Para estimular o desenvolvimento da expressão e comunicação corporal, devemos levar em consideração principalmente a sensibilização corporal da própria imagem, a descoberta da variedade e a multiplicidade das imagens corporais.

 

 

A atividade acima, "Retratos", estimulou a apreciação de características físicas dos colegas. Cada criança produziu um retrato de seu amigo.

 

Cócegas, estimulando a sensibilidade e a interação.

 

“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo."
(Carlos Drummond de Andrade)

 

Para ver mais trabalhos realizados pelo EDI Bianca Rocha Tavares, acesse o blog ou mande um e-mail: edibiancatavares@rioeduca.net.

 

Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro

 

 


                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

9ªcre (326)
edi (87)
identidade (7)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.