A A A C
email

Quarta-feira, 17/06/2015

Construindo Saberes na Educação Infantil

Tags: 8ªcre, educaçãoinfantil.

 

 

O desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil acontece através da curiosidade, que é natural nas crianças. Aprender a partir de ações concretas e lúdicas é um princípio que está presente diariamente no Espaço de Desenvolvimento Infantil.

 

 

A professora Viviane Prado orientando a higienização das mãos dos alunos.

 

Muitos dos nossos hábitos alimentares são condicionados desde os primeiros anos de vida. Por isso é importante orientar, estimular e envolver os pequenos na preparação dos alimentos saudáveis para que, assim, eles naturalmente saibam selecionar o que devem comer.

Uma alimentação saudável durante a infância é essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento. Previne-se uma série de problemas de saúde, como a anemia, o atraso de crescimento, a desnutrição, a obesidade e até mesmo a cárie dentária, com uma alimentação balanceada desde os primeiros anos de vida.

Garantir que os pequenos cariocas aprendam desde cedo a importância da alimentação saudável é um compromisso de todos: família e escola!
 

 

O aluno Elvis Caetano exibe seu "Sanduíche Divertido".

 

O tema Alimentação sempre esteve presente no planejamento das ações da Educação Infantil da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com a implementação da Semana da Alimentação Escolar, as atividades sobre o tema tornaram-se ainda mais atrativas.

No Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Edith Marques de Souza, a turminha da professora Viviane Prado participou de uma semana muito especial! Apresentando uma variedade de fantoches, a professora falou sobre as diferenças existentes entre as pessoas.

Durante a semana, cada aluno criou o seu fantoche, dando a ele características e até um nome. E o aprendizado e a criatividade não pararam por aí, chegaram à cozinha da escola. Com ingredientes saudáveis, coloridos e saborosos, cada criança criou seu sanduíche, provando e escolhendo os ingredientes um a um.

Alface, cenoura e beterraba fizeram a alegria dos pequenos na criação do "Sanduíche Divertido"!

 

O Agente Auxiliar Luis Paulo e a professora Viviane Prado do EDI Edith Marques.

 

   "Acredito que a riqueza da Educação infantiI cresce quando o saber é construído a partir do  interesse das crianças. Diante desse pensamento, a atividade do 'Sanduíche Divertido' surgiu através da pergunta da aluna: 'O que é peito de peru?' Nessa aula, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer alimentos saudáveis, ampliar o paladar e construir conceitos enquanto participavam de uma deliciosa brincadeira!"

                                 Viviane Prado, professora no EDI Professora Edith Marques de Souza

 

 

A turminha EI-32 e a professora Viviane Prado.

 

Assim acontece o aprendizado na Educação Infantil: experimentando, explorando e praticando. Tudo sempre com muita ludicidade e alegria!

A convivência na Educação Infantil deve proporcionar liberdade de expressão, participação e espontaneidade. É assim que a professora Viviane Prado e seus pequenos alunos têm compartilhado saberes diariamente.

 

"Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser!"

                                                            (Pilares Fundamentais da Educação - UNESCO, 1999)

 

*    *    * 

 

Alunos da turma EI-32, professora Viviane Prado e os Fantoches

 

 

Nós do Rioeduca parabenizamos a professora e toda a equipe pedagógica do EDI Professora Edith Marques de Souza!

 

EDI Professora Edith Marques de Souza: Tel. 3332-6645

Professora Viviane Prado: Tel. 98414-8088

 

 

Professor, procure o representante de sua Cre e compartilhe com todos as ações da sua escola!

 

 

Professora Neilda Silva

Email: neildasilva@rioeduca.net

Facebook: www.facebook.com/neilda.silva.1

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



   
Comentário enviado com sucesso, aguardando moderação.














Sua indicação foi enviada com sucesso!









Saiba mais:

8ªcre (333)

Comentários
Não há comentários sobre este tópico.